Após o tratamento os medicamentos deveriam ter retornado para farmácia

Uma mesa cheia de remédios foi apresentada na tarde desta quarta-feira (09) na Secretaria de Saúde de Marques de Souza.

 

O fato não é comum, e surpreende. Normalmente alguns medicamentos retornam para a farmácia do município após a utilização pelo paciente. “Após a campanha que arrecadação que realizamos, os usuários deixaram os remédios reservados. Os agentes de saúde durante suas visitas de rotina recolheram e chegamos a este montante”, explica o Secretário de Saúde Lucas Stoll.

 

A campanha de recolhimento durou dois meses. Os próprios agentes orientaram a população. “As pessoas colaboraram. Foi bom para ver que é possível contribuir de alguma forma com a saúde do município”, diz a Agente de Saúde Edna Meine.

 

A grande maioria já com o prazo de validade vencido. “Esses remédios serão incinerados. São considerados lixo biológico”, explica a enfermeira Fabíola Favaretto.

 

A Campanha foi uma forma de conscientização da comunidade. “É importante que os usuários cuidem os prazos de validade. E se quando terminarem o tratamento e ainda tiver remédio é importante que tragam para a farmácia do município ou entreguem logo para uma agente de saúde”, lembra a enfermeira Larissa Schneider.

 

 

Assessoria de Comunicação

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 10/05/2018

Compartilhe!