AGRICULTURA - 27/03/2027

Servidores confeccionam composteira caseira

É da cozinha da prefeitura de Marques e Souza que sai material para abastecer a mini composteira caseira. A ideia partiu do Departamento de Meio Ambiente e foi muito bem aceita pelos servidores que ajudaram montar o material. “Nossa intenção é mostrar que é possível reciclar a produção de lixo no próprio domicílio e com isso reduzir a produção de lixo que vai para o aterro”, diz o auxiliar administrativo do Departamento de Meio Ambiente, Elemar Carmargo.

A mini composteira parte de embalagens descartáveis. A estrutura é formada por baldes que não seriam utilizados, assim como cascas de frutas e legumes que consecutivamente iriam para o lixo.

Inicialmente a composteira funciona com dois baldes e posteriormente três, um sobre o outro. O bem de baixo é a coleta do chorume. Furos permitem que o líquido seja expelido. O do meio serve como depósito dos produtos compostáveis. “Quando este estiver cheio você coloca o terceiro balde de coleta e espera 60 dias até a completa compostagem do segundo balde. Este segundo balde tem minhocas californianas que fazem todo o serviço de mineralização ou transformação dos resíduos vindos da cozinha em adubo. Furos no fundo do balde três permitem que elas migrem”, explica Camargo.

Quando o terceiro balde estiver ficando cheio, a compostagem do balde dois estará estabilizada e pronta para ser aplicada na horta ou no jardim. “Este é só um exemplo. Nossa intenção é passar para tonéis de 200 litros e realizar o mesmo processo no pátio da prefeitura”.

Texto e foto: Cícero Copello

27/03/2027
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Coelhos de páscoa já enfeitam a cidade - Ornamentações foram instaladas nesta segunda-feira