Plano Mun. de Saneamento Básico Acesso ao Portal da Transparência

- 27/03/2027

Servidores confeccionam composteira caseira

É da cozinha da prefeitura de Marques e Souza que sai material para abastecer a mini composteira caseira. A ideia partiu do Departamento de Meio Ambiente e foi muito bem aceita pelos servidores que ajudaram montar o material. “Nossa intenção é mostrar que é possível reciclar a produção de lixo no próprio domicílio e com isso reduzir a produção de lixo que vai para o aterro”, diz o auxiliar administrativo do Departamento de Meio Ambiente, Elemar Carmargo.

A mini composteira parte de embalagens descartáveis. A estrutura é formada por baldes que não seriam utilizados, assim como cascas de frutas e legumes que consecutivamente iriam para o lixo.

Inicialmente a composteira funciona com dois baldes e posteriormente três, um sobre o outro. O bem de baixo é a coleta do chorume. Furos permitem que o líquido seja expelido. O do meio serve como depósito dos produtos compostáveis. “Quando este estiver cheio você coloca o terceiro balde de coleta e espera 60 dias até a completa compostagem do segundo balde. Este segundo balde tem minhocas californianas que fazem todo o serviço de mineralização ou transformação dos resíduos vindos da cozinha em adubo. Furos no fundo do balde três permitem que elas migrem”, explica Camargo.

Quando o terceiro balde estiver ficando cheio, a compostagem do balde dois estará estabilizada e pronta para ser aplicada na horta ou no jardim. “Este é só um exemplo. Nossa intenção é passar para tonéis de 200 litros e realizar o mesmo processo no pátio da prefeitura”.


Texto e foto: Cícero Copello

04/12/2017

Roberto Kremer assume como novo coordenador de agricultura - Empresário assumiu nesta segunda-feira

21/11/2017

Prefeitos e vices conhecem instalações do Complexo Avícola da Dália Alimentos - Encontro reuniu lideranças e parceiros do Projeto Frango de Corte

01/11/2017

Começa a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa - Município deve imunizar 3 mil animais

23/10/2017

IBGE divulga primeiros dados do Censo Agropecuário 2017 - Doze cidades do Vale passam pela atualização

19/10/2017

Definido calendário de coleta de embalagens e demais resíduos tóxicos - Dia 24 de outubro ocorre coleta de material

Curta nossa Fan Page

Rua Getúlio Vargas, 796 - Bairro Centro - Marques de Souza/RS - 95923-000 / Telefone: +55 (51) 3705-1122