ADMINISTRAÇÃO - 13/04/2017

Governo apresenta balanço dos primeiros três meses

Desde que assumiu o governo de Marques de Souza, o prefeito Edmilson Dörr (Brida), prima pela economia. Quanto menores as despesas da administração, mais fica no caixa e com isso será possível investir para a população. “As medidas de economia são visíveis. Não estamos guardando dinheiro para o fim da administração. Pelo contrário, já estamos investindo e assim que for possível vamos investir mais de acordo com as nossas possibilidades. Os investimentos serão nos quatro anos”, afirma o prefeito.

Brida iniciou a administração com R$ 1 milhão para a folha de pagamento, contratos e conserto de máquinas. O orçamento estimado pela gestão anterior para 2017 é R$ 16,4 milhões.

Para seguir em frente na lógica de redução de despesas foram nomeados coordenadores com salários reduzidos, ao invés dos secretários da Educação, Assistência Social, Agricultura e Obras. O prefeito acumula as funções de secretário de Obras e Agricultura, sem remuneração, o vice Lucas Stoll, a Saúde, Assistência Social e Educação, também sem remuneração. A titularidade da pasta de Administração, Planejamento e Fazenda está com Diego Scherer.

Os Cargos de Confiança (CCs) e as Funções Gratificadas (FGs) também reduziram. O número de CCs baixou de 25 para 13 e os FGs de 9 para 1. Muitos contratos foram revisados e a maioria renovados pelos mesmos valores e outros por valores inferiores.

Porém, é possível reduzir ainda mais as despesas pensando em investimentos a curto, médio e longo prazo. A intenção é baixar o valor da folha de pagamento que no ano passado estava na médica de 47,31% do orçamento, para menos de 40% já neste primeiro ano. “A tendência é baixar. Até agora os gastos foram com empenhos que herdamos. Vamos seguir nesse ritmo”, diz o prefeito.

Dívida Ativa – A prefeitura tem ainda R$ 2,5 milhões para receber de dívidas ativas que vem acumulando desde a fundação do município em 1997. Há inadimplência em IPTU, ISS, Taxas e Tributos. Dinheiro que poderia incrementar de maneira considerável a receita.

Texto e foto: Cícero Copello

06/04/2017

Alistamento militar - Jovens devem procurar a Junta de Serviço Militar de Marques de Souza até o dia 30 de junho

04/04/2017