SAÚDE - 18/04/2017

Secretaria da Saúde previne contra o aedes aegypti

Agentes da Secretaria da Saúde de Marques de Souza realizaram nesta segunda-feira (17), um mutirão de combate ao aedes aegypti.

As visitas ocorreram no centro da cidade e os moradores foram orientados a evitar água parada em potes ou vasilhas.

Em alguns pontos foram coletadas larvas de mosquito para análise e identificação de espécie no Laboratório da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

A ação contou com agentes de combate a endemias. Em muitos casos os agentes identificaram locais com maior risco de proliferação de mosquitos, como em terrenos baldios ou sem roçada.

Outra recomendação é que os proprietários tomem cuidado e mantenham os pátios limpos.

O mosquito aedes aegypti é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zyca vírus.

Dicas:
Mantenha a caixa d’água sempre fechada, assim como tonéis e barrís;
Coloque areia na borda dos patinhos de vasos de flores;
Guarde as garrafas sempre de bico para baixo;
Não deixe acumular água dentro de pneus;
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha as lixeiras sempre tampadas;

A prevenção é a única arma contra o aedes. A melhor forma de evitar a presença e a proliferação do mosquito é combater os focos.

Texto e foto: Cícero Copello

17/08/2017

Semana de vacinação do adolescente ocorre de 21 a 25 de agosto - Doses estarão disponíveis no Posto de Saúde

24/07/2017