- 07/08/2017

Prefeito e vice participam de assembléia do leite

O prefeito Edmilson Dörr (Brida) e o vice-prefeito Lucas Stoll, participaram na sexta-feira (04) de reunião pública em Travesseiro que tratou do impacto das importações na cadeia produtiva do leite no Vale do Taquari. “Viemos apoiar e em conjunto traçar medidas que possam beneficiar o nosso produtor, e não o produtor de fora”, diz o vice-prefeito.

Cerca de 200 produtores da região participaram do encontro organizado pela prefeitura de Travesseiro e a Comissão de Economia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

O objetivo foi debater o valor do litro de leite pago ao produtor que diminuiu.”Não é possível que nosso produtor receba menos para produzir, enquanto outros de fora do país têm privilégios”, comenta o prefeito.

Conforme a Comissão de Economia, o principal motivo seria que o leite em pó vindo do Uruguai é comprado pelas indústrias brasileiras por preço mais acessível do que o nacional.

No Uruguai a carga tributária é menor do que a brasileira, o produtor pode vender o leite por valores mais baixos. A Deputada Federal Maria do Rosário (PT-RS), esteve na reunião e atribui a culpa da crise no setor à União e ao estado. “Os interesses estrangeiros tem sido postos à frente das necessidades locais”, analisa Maria do Rosário.

Segundo a Emater, no Vale do Taquari a estimativa é que aproximadamente mil produtores tenham deixado a atividade leiteira por conta da entrada de leite uruguaio no mercado gaúcho.

Cícero Copello – Assessoria de Comunicação

27/03/2027

Servidores confeccionam composteira caseira - Ideia é incentivar a comunidade a transformar material que iria para o lixo em adubo

04/12/2017