Plano Mun. de Saneamento Básico Acesso ao Portal da Transparência

AGRICULTURA - 01/11/2017

Começa a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

Iniciou nesta quarta-feira (01) a segunda etapa da vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos de qualquer idade contra febre aftosa. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o período de imunização de rebanhos segue até o dia 30 de novembro.

Conforme a Secretaria de Agricultura de Marques de Souza devem ser vacinados 3 mil bovinos e bubalinos em 600 propriedades. Em maio, na primeira etapa de vacinação, foram vacinados 98% dos animais.

A meta é fortalecer o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e retirar a imunização contra a febre aftosa até 2023.

O que é a febre aftosa?

A febre aftosa é uma infecção viral que causa febre e vesículas (aftas), geralmente na boca e nos pés de animais como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. O vírus se espalha rapidamente pelo gado, caso os produtores não tomem medidas de controle e erradicação assim que detectarem o problema.

Além do bem estar animal, o principal efeito da febre aftosa é comercial. A doença afeta enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais susceptíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da febre aftosa.


Assessoria de Comunicação

27/03/2027

Servidores confeccionam composteira caseira - Ideia é incentivar a comunidade a transformar material que iria para o lixo em adubo

21/11/2017

Prefeitos e vices conhecem instalações do Complexo Avícola da Dália Alimentos - Encontro reuniu lideranças e parceiros do Projeto Frango de Corte

23/10/2017

IBGE divulga primeiros dados do Censo Agropecuário 2017 - Doze cidades do Vale passam pela atualização

19/10/2017

Definido calendário de coleta de embalagens e demais resíduos tóxicos - Dia 24 de outubro ocorre coleta de material

21/09/2017

Município faz entrega oficial de terreno para Condomínio Avícola - Serão construídos oito aviários com capacidade para 275 mil frangos na localidade de Vasco Bandeira

Curta nossa Fan Page

Rua Getúlio Vargas, 796 - Bairro Centro - Marques de Souza/RS - 95923-000 / Telefone: +55 (51) 3705-1122