AGRICULTURA - 13/12/2017

Emater realiza Dia de Campo em Marques de Souza

Dentro da programação do mês de aniversário de Marques de Souza a Prefeitura e a Emater/RS-Ascar realizaram nesta segunda-feira (11) um Dia de Campo na propriedade de Rudiberto Wlater, na localidade de Vasco Bandeira.

O objetivo foi discutir práticas agrícolas nas propriedades rurais. Os temas foram: silagem, compactação do solo e plantas de cobertura, mecânica de tratores e apicultura. A atividade, realizada em dois turnos, reuniu cerca de 80 produtores, técnicos, autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Diego de Oliveira, destaca que os assuntos escolhidos para o dia de atividades, partiram de demanda dos próprios agricultores. “O caso da apicultura, por exemplo, muitos produtores daqui possuem algumas caixas com abelhas, mas não estão tão familiarizados com o manejo delas”, salienta. O mesmo vale para silagem e para o maquinário agrícola. “Aqui são cerca de 300 bovinocultores de leite e, na conjuntura atual do setor, a qualificação sempre será positiva”, analisa.

O anfitrião do dia concorda com Oliveira, já que viu a produção de leite saltar de nove para 18 litros por vaca em lactação, apenas investindo em alimentação de qualidade, com equilíbrio entre pastagem silagem e ração. “É o tipo de aprendizado que a gente traz das capacitações e aplica diretamente na propriedade”, comenta Walter, que também destaca o melhoramento genético como parte desse processo. Já sobre as abelhas – possui doze caixas espalhadas pela propriedade, é categórico: “sempre gostei e queria me aprimorar”.

Walter é um dos produtores inclusos no Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Governo do Estado. Operacionalizada pela Emater/RS-Ascar, a política pública visa a implantar um sistema de gestão de forma a gerar instrumentos e conhecimentos para projetar, monitorar e avaliar sistemas de produção de forma sistêmica, abrangendo todas as atividades desenvolvidas na unidade de produção.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, destacou a união de forças com a prefeitura. “Juntos sempre será possível unir forças, especialmente em um momento não tão favorável para o leite”, comenta.

Já o prefeito de Marques de Souza, Edmílson Dörr, parabenizou o anfitrião e os demais agricultores, destacando as principais ações da Prefeitura para o fortalecimento do setor primário. Em sua fala também agradeceu o trabalho dos extensionistas da Emater/RS-Ascar.

Produtores recebem recursos via Feaper
Na oportunidade foram assinados e formalizados os contratos que repassarão recursos via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) para 20 bovinocultores de leite de Marques de Souza. Por meio de convênio autorizado pela SDR, cada produtor receberá do Governo do Estado R$ 2.110,58 para investimento na implantação de pastagens permanentes, o que totaliza um investimento de mais de R$ 42 mil que será aplicado no município.

O valor é relativo ao Processo de Participação Popular e Cidadã (PPC) do biênio 2016/2017 e se junta a outros investimentos via Feaper, aplicados em Marques de Souza.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar