Administração - 09/11/2022

De pai para filho, produção de queijos atravessa gerações

Agroindústria processa 3,2 mil litros de leite por dia. Diferencial é o sabor, a textura e a qualidade

A tradição em beneficiar o leite e transformar em queijo remonta ao ano de 1950. Na época o avô de Fábio Kich, atual proprietário da agroindústria, decidiu empreender e agregar valor ao produto in natura.

“Meu pai Marino casou com Yara Biehl e fez curso em laticínios em Pelotas. Conduziu os trabalhos na indústria por mais de 40 anos.” E o negócio passou de pai para filho. Em 1992, Fábio assumiu a função de gerente e muita coisa mudou.

Depois de fazer vários cursos em Minas Gerais e Montenegro, a produção foi diversificada.  “A gente produzia dois tipos de queijos e passamos a fazer 18, além de bebida láctea.”

O que não mudou foi a tradição e a qualidade. As receitas herdadas por gerações permaneceram vivas e sendo colocadas em prática, sempre respeitando todas as exigências sanitárias. “Modernizamos o processo, mas mantivemos o sabor artesanal e único em cada tipo produzido.”

 

Nova estrutura

Em 2006 surgiu a ideia de montar uma agroindústria. Fábio utilizou o conhecimento adquirido em anos de trabalho em várias empresas da região para montar o novo empreendimento. Entre os tipos produzidos hoje, destaca as variedades colonial, lanche, coalho e nata.

Por dia são industrializados 3,2 mil litros adquiridos de famílias de Marques de Souza, Pouso Novo e Travesseiro. Deste montante, 600 litros são do plantel próprio mantido pela família.

“O nosso grande diferencial é o sabor, a textura e a qualidade. A gente mantém o processo artesanal e conseguimos assim fabricar produtos de acordo com a necessidade do cliente.”

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Notícias Relacionadas

21/05/2026

DIVULGA A RELAÇÃO PRELIMINAR DE INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - PSS 007-05/2026

Leia mais
20/05/2026

Tarde especial promove bem-estar, conhecimento e valorização da mulher

Leia mais
20/05/2026

ENTRA EM EXERCÍCIO A NOMEADA GRAZIELA RODRIGUES LUCAS

Leia mais
20/05/2026

Vogar Park Terras Altas recebe Licença de Instalação e impulsionará a força produtiva do Vale do Taq

Leia mais
18/05/2026

Prazo para Alistamento Militar encerra em 30 de junho

Leia mais
18/05/2026

Nota da Sorte realiza segundo sorteio e premia 14 participantes

Leia mais
15/05/2026

DÁ POSSE A CIDADÃ GRAZIELA RODRIGUES LUCAS NO CARGO DE PSICÓLOGA

Leia mais
12/05/2026

“Contrato firmado com a CCR ViaSul precisa ser respeitado”

Leia mais
05/05/2026

Secretária participa de capacitação da Junta de Serviço Militar

Leia mais
29/04/2026

Acimas participa de campanha que fortalece o associativismo no Vale

Leia mais
28/04/2026

Sexta-feira sem expediente

Leia mais
27/04/2026

Leilão com veículos, máquinas e terrenos ocorre nesta quarta-feira

Leia mais
20/04/2026

Comunicado sobre atendimento no feriado

Leia mais
16/04/2026

Bazar do Bem acontece neste sábado

Leia mais
16/04/2026

Nota de pesar

Leia mais
10/04/2026

Comunidade prestigia entrega de novo rolo compactador

Leia mais
07/04/2026

Campanha Nota da Sorte realiza o primeiro sorteio neste sábado

Leia mais
05/04/2026

Administração promove leilão com veículos, máquinas e terrenos

Leia mais
05/04/2026

Vereadores e secretários realizam visita técnica em obras de educação e saúde

Leia mais
31/03/2026

Repartições públicas terão horários diferenciados

Leia mais