Administração - 28/10/2025

ICPJ e Fundação Banco do Brasil iniciam projeto de implantação de quintais agroflorestais

A reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2023 e 2024 segue como um dos maiores desafios enfrentados pelas comunidades locais. Entre os setores mais afetados está a agricultura de base camponesa e familiar, duramente atingida pela perda de produção, equipamentos, moradias, animais e até mesmo da capacidade produtiva do solo.

Sensível a essa realidade, o Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) buscou o apoio da Fundação Banco do Brasil para a execução de um projeto voltado à recuperação dessas famílias, com foco na implantação de quintais produtivos agroflorestais e na oferta de assistência técnica para recompor a capacidade produtiva e promover a sustentabilidade.

Após o cumprimento das etapas burocráticas, inicia-se agora a fase prática do trabalho. A cerimônia de solenização da parceria entre o ICPJ e a Fundação Banco do Brasil, marcada para amanhã, dia 29, às 14h, no CTG Caminhos da Serra, marcará o lançamento oficial do projeto. O evento contará com a presença da equipe técnica, parceiros e representantes das famílias beneficiadas.

Durante o ato, haverá a apresentação executiva do projeto, pronunciamentos de autoridades e assinatura dos termos de cessão de máquinas e equipamentos já adquiridos para as entidades parceiras. O momento será concluído com uma integração e partilha de um café camponês.

O convite para a solenidade foi entregue ao vice-prefeito, Lairton Heineck pela representante da direção estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Vanderleia Nicolini Chitto, e o coordenador da Ater Bem Viver Vale do Taquari/Rio Pardo, Gerson Antônio Barbosa Borges.

Melhor estrutura

O projeto dura 18 meses e tem como meta estruturar áreas de produção agroecológica para famílias afetadas pela catástrofe climática, além de aprimorar a infraestrutura produtiva de organizações sociais comprometidas com a sustentabilidade e a adaptação às mudanças climáticas.

Entre as ações previstas estão a assistência técnica e o acompanhamento socioprodutivo das famílias e cooperativas beneficiadas; a implantação dos quintais produtivos agroflorestais; a melhoria da infraestrutura coletiva de produção, beneficiamento e comercialização agrícola; e o fortalecimento das unidades de compostagem orgânica.

As atividades abrangem 22 municípios e beneficiarão cerca de 600 famílias, com prioridade para jovens, mulheres, povos e comunidades tradicionais.

Dignidade

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, apoiar a retomada de cooperativas e associações é garantir que centenas de famílias possam reconstruir suas vidas com dignidade. “Equipamentos, infraestrutura e assistência técnica são ferramentas de reconstrução, mas o que realmente move esse processo é a resiliência das pessoas”, destacou.

Além da Fundação Banco do Brasil e do ICPJ, o projeto conta com a participação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Cooperativa Origem Camponesa, Aparse, Cooperbio, Flor(e)Ser Agroecológico e Arpasul.

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Notícias Relacionadas

21/05/2026

DIVULGA A RELAÇÃO PRELIMINAR DE INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - PSS 007-05/2026

Leia mais
20/05/2026

Tarde especial promove bem-estar, conhecimento e valorização da mulher

Leia mais
20/05/2026

ENTRA EM EXERCÍCIO A NOMEADA GRAZIELA RODRIGUES LUCAS

Leia mais
20/05/2026

Vogar Park Terras Altas recebe Licença de Instalação e impulsionará a força produtiva do Vale do Taq

Leia mais
18/05/2026

Prazo para Alistamento Militar encerra em 30 de junho

Leia mais
18/05/2026

Nota da Sorte realiza segundo sorteio e premia 14 participantes

Leia mais
15/05/2026

DÁ POSSE A CIDADÃ GRAZIELA RODRIGUES LUCAS NO CARGO DE PSICÓLOGA

Leia mais
12/05/2026

“Contrato firmado com a CCR ViaSul precisa ser respeitado”

Leia mais
05/05/2026

Secretária participa de capacitação da Junta de Serviço Militar

Leia mais
29/04/2026

Acimas participa de campanha que fortalece o associativismo no Vale

Leia mais
28/04/2026

Sexta-feira sem expediente

Leia mais
27/04/2026

Leilão com veículos, máquinas e terrenos ocorre nesta quarta-feira

Leia mais
20/04/2026

Comunicado sobre atendimento no feriado

Leia mais
16/04/2026

Bazar do Bem acontece neste sábado

Leia mais
16/04/2026

Nota de pesar

Leia mais
10/04/2026

Comunidade prestigia entrega de novo rolo compactador

Leia mais
07/04/2026

Campanha Nota da Sorte realiza o primeiro sorteio neste sábado

Leia mais
05/04/2026

Administração promove leilão com veículos, máquinas e terrenos

Leia mais
05/04/2026

Vereadores e secretários realizam visita técnica em obras de educação e saúde

Leia mais
31/03/2026

Repartições públicas terão horários diferenciados

Leia mais