Administração - 25/02/2026

“Duplicação até Fontoura Xavier não pode ficar para 2031”, cobra prefeito

O prefeito Fábio Mertz, solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) urgência na execução do novo trevo de acesso ao município na BR-386. O pedido foi formalizado em reunião em Brasília com a agência, responsável pela regulação do contrato de concessão da rodovia.

De acordo com o prefeito, a obra do trevo já está prevista na revisão quinquenal do contrato e o projeto foi apresentado em audiência pública realizada em novembro do ano passado. No entanto, pelo cronograma atual, a concessionária ViaSul teria prazo de até cinco anos para executar a intervenção.

“Essa é uma necessidade urgente da nossa cidade. A obra já está prevista e não podemos esperar cinco anos para que ela saia do papel.”

Outro ponto levantado pelo prefeito é o prazo para a duplicação do trecho entre Marques de Souza e Fontoura Xavier. Conforme o plano inicial da concessão, assinada em 2019, a duplicação de 54 quilômetros estava prevista para iniciar entre 2026 e 2028. No entanto, há indicativos de que o cronograma possa ser postergado para 2031.

Mertz classificou a possibilidade como inaceitável. Segundo ele, trata-se de um trecho de pista simples com mais de 50 quilômetros, incluindo a serra de Pouso Novo. “Solicitamos uma ação firme da agência reguladora para que não haja atraso e que os prazos previstos no plano de concessão sejam cumpridos.”

Revisão e novos investimentos

Durante audiência pública no ano passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres apresentou uma proposta preliminar que prevê R$ 589 milhões em novos investimentos na BR-386. O plano contempla dez novos investimentos e duas alterações contratuais, com impacto estimado de R$ 0,84 na tarifa de pedágio.

Entre as principais intervenções sugeridas estão estudos para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, em Lajeado, a implantação de uma área de escape na serra de Pouso Novo e melhorias nos acessos urbanos de Marques de Souza e Fontoura Xavier.

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Notícias Relacionadas

21/05/2026

DIVULGA A RELAÇÃO PRELIMINAR DE INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - PSS 007-05/2026

Leia mais
20/05/2026

Tarde especial promove bem-estar, conhecimento e valorização da mulher

Leia mais
20/05/2026

ENTRA EM EXERCÍCIO A NOMEADA GRAZIELA RODRIGUES LUCAS

Leia mais
20/05/2026

Vogar Park Terras Altas recebe Licença de Instalação e impulsionará a força produtiva do Vale do Taq

Leia mais
18/05/2026

Prazo para Alistamento Militar encerra em 30 de junho

Leia mais
18/05/2026

Nota da Sorte realiza segundo sorteio e premia 14 participantes

Leia mais
15/05/2026

DÁ POSSE A CIDADÃ GRAZIELA RODRIGUES LUCAS NO CARGO DE PSICÓLOGA

Leia mais
12/05/2026

“Contrato firmado com a CCR ViaSul precisa ser respeitado”

Leia mais
05/05/2026

Secretária participa de capacitação da Junta de Serviço Militar

Leia mais
29/04/2026

Acimas participa de campanha que fortalece o associativismo no Vale

Leia mais
28/04/2026

Sexta-feira sem expediente

Leia mais
27/04/2026

Leilão com veículos, máquinas e terrenos ocorre nesta quarta-feira

Leia mais
20/04/2026

Comunicado sobre atendimento no feriado

Leia mais
16/04/2026

Bazar do Bem acontece neste sábado

Leia mais
16/04/2026

Nota de pesar

Leia mais
10/04/2026

Comunidade prestigia entrega de novo rolo compactador

Leia mais
07/04/2026

Campanha Nota da Sorte realiza o primeiro sorteio neste sábado

Leia mais
05/04/2026

Administração promove leilão com veículos, máquinas e terrenos

Leia mais
05/04/2026

Vereadores e secretários realizam visita técnica em obras de educação e saúde

Leia mais
31/03/2026

Repartições públicas terão horários diferenciados

Leia mais