Evento ocorreu na Escola Municipal Carlos Gomes

Na terça-feira (19) os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes tiveram uma manhã de aprendizado com a veterinária da prefeitura de Marques de Souza, Simone Reichert Dadal.

O tema foi toxoplasmose ou como é popularmente chamada “doença do gato”, que é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Contudo, homens e outros animais também podem hospedar o parasita.

A toxoplasmose pode causar sintomas semelhantes aos da gripe em algumas pessoas, mas na maioria das vezes, os afetados nunca desenvolvem sinais. O objetivo da palestra foi alertar os estudantes para surtos que ocorreram recentemente em Santa Maria, na região central do estado. “Penso que é interessante esclarecer para os alunos as principais formas de transmissão e prevenção da doença. A transmissão é pelo consumo de carnes contaminadas consumidas cruas ou mal passadas e pela ingestão de água contaminada ou de frutas e verduras mal lavadas”, lembra Simone Reichert Dadal.

A palestra faz parte do programa de Educação Sanitária do Serviço de Inspeção Municipal de Marques de Souza

Data de publicação: 27/06/2018