Cerimônia de premiação ocorreu em Salvador (BA)

A Jovem Franciele Willig (14), estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes recebeu medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática, em Salvador (BA), nesta segunda-feira (08).

A premiação é oferecida pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), e envolve estudantes de todo o país. Franciele obteve as melhores notas a nível nacional. Neste ano apenas 5% dos estudantes obtiveram as maiores pontuações.

Ganharam medalha de ouro 575 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. “Quando saiu o resultado, fui correndo até o celular e o site não carregava, depois de algumas tentativas, consegui ver e lá estava o meu nome. Era meu objetivo desde o começo, fiquei muito feliz. Sinto que estou realizando os meus sonhos aos poucos”, comenta Franciele.

A cerimônia de premiação ocorreu no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador (BA). Foi acompanhada pelo Prefeito Edmilson Dörr e o Coordenador de Educação Paulo Messias da Silva. “Realmente o momento foi de emocionar e encher a gente de orgulho. Enquanto educador vejo que nem tudo está perdido. A Franciele prova isso. Somos orgulhosos de pertencer a Marques de Souza”, comenta o coordenador.

A jovem pensava que ganhar a medalha de ouro seria quase impossível. “Em 2016, quando ganhei bronze, nem sonhava em ganhar ouro, em 2017 eu ganhei prata e fiquei muito feliz, novamente, o ouro parecia distante. Então em 2018 eu estudei mais e fiz a prova, lembro que tive uma grande dificuldade em uma questão e voltei para casa achando que tinha ido muito mal”, lembra a jovem.

Classificar em uma posição de destaque a nível nacional é um mérito extraordinário, diz o prefeito. “A Franciele eleva o nome do nosso município aos mais altos patamares. Entre tão poucas cidades com menos de 5 mil habitantes estava lá a nossa representante. Estão de parabéns a Franciele, seus pais e a direção da escola pelo incentivo. Me sinto honrado por este momento”, comemora o prefeito Edmilson Dörr.

Data de publicação: 10/07/2019

Créditos: Cícero Copello