Critérios de avaliação utilizados foram de acordo com as normativas que regulamentam a obrigatoriedade da divulgação de dados

Recentemente o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou a sua avaliação que verificou a transparência dos sites de prefeituras de todo o Brasil.

A Prefeitura de Marques de Souza foi apontada pelo TCE como  100% transparente. Este é o resultado de um estudo realizado pelo órgão durante o ano de 2018. “É o reflexo do nosso trabalho e do nosso comprometimento. É uma obrigação nossa e motivo de orgulho para todos nós, pois assim queremos que seja. Nosso interesse é no coletivo. Essa avaliação é a cara do nosso governo”, comenta o Prefeito Edmilson Dörr”

Como critério de avaliação foram utilizadas as normativas que regulamentam a obrigatoriedade da divulgação de dados, como a Lei de Acesso à Informação.

Somente a transparência ativa foi objeto de análise, ou seja, aquelas informações que estão disponíveis nos sites sem que o cidadão precise solicitá-las, como pedido de informações pela internet, informações organizacionais, registro de repasses ou transferências, receitas e despesas e informações sobre editais.

Também está disponível no portal da Prefeitura de Marques de Souza o acesso a Ouvidoria, que possibilita aos cidadãos realizarem solicitações, sugestões, denúncias e reclamações.

Todas as informações sobre a avaliação você encontra no site do TCE/RS: https://bit.ly/1gSN4EL

Data de publicação: 17/07/2019

Créditos: Cícero Copello