Profissional atende tanto nas escolas quanto na unidade de saúde

Marques de Souza - Em Marques de Souza os alunos da rede municipal de ensino tem acompanhamento de uma profissional fonoaudióloga dentro do espaço escolar. Os alunos da educação infantil, bem como do ensino fundamental, são encaminhados aos atendimentos de acordo com a apresentação de alguma dificuldade na fala ou na audição, por exemplo.

A fonoaudióloga do município, Adriane Delazeri, explica que os alunos passam inicialmente por uma avaliação. "O primeiro encaminhamento é por meio do professor, que percebe na sala de aula as dificuldades da criança", explica. Conforme a profissional, em casos mais graves é necessário o desenvolvimento de um trabalho  especial. Já, no caso de um diagnóstico mais simples, alguns exercícios são repassados para os pais, a fim de realizá-los em casa com a família. 

O acompanhamento fonoaudiológico, que é realizado há aproximadamente 10 anos nas escolas, vem trazendo resultados importantes para o desenvolvimento do aluno. ”O trabalho vem ao encontro da promoção da saúde da criança, o que traz inúmeros benefícios ao aprendizado”, comenta Adriane.

Além do atendimento nas escolas, o atendimento da fonoaudióloga também é realizado semanalmente na unidade básica de saúde, mediante marcação.

Data de publicação: 11/03/2020

Créditos: Stefani Agência de Notícias

Créditos das Fotos: Felipe Stefani

Compartilhe!