Roteiro Janelas do Interior

Marques de Souza - Empresários do ramo de turismo estiveram nesta quarta-feira, dia 13, realizando um fantur pelo município de Marques de Souza. Na oportunidade, o grupo foi acompanhado pelo prefeito Fábio Mertz, vice-prefeito Lairton Heineck, e pelo Grupo Janelas do Interior, que foi formado a partir de uma capacitação oferecida pelo Senar em parceria com a Administração Municipal.

O grupo se reuniu na praça Recanto Livre e teve como destino inicial a Pousada Ninho do Beija Flor, no Distrito de Bela Vista do Fão, onde foram recepcionados com café da manhã. No trajeto até a Cascata Dalmoro, o grupo fez uma parada no Belvedere, localizado entre Bela Vista do Fão e Vasco Bandeira, para apreciar a vista que contempla o Rio Fão. Na Cascata Dalmoro foi possível conhecer a queda d’água de cerca de 13m de altura, bem sua área de lazer, que possibilita acampamentos.

A próxima parada foi no Distrito de Tamanduá, no Pdra d’Min Centro Ecológico. O local é voltado para o turismo terapêutico, com oferta de trilhas em meio à natureza, vivências e celebrações. Ainda no Distrito, o grupo pode desfrutar de um almoço colonial na casa da Dona Iracema Lucian, além de conhecer a Casa do Aconchego, que oferece hospedagem e o espaço Santa Fé, destinado ao plantio de frutas, hortaliças e com a opção do visitante realizar o colha e pague.

Na sequência no roteiro, na  localidade de Linha Perau, a visita ocorreu na agroindústria Favo de Mel, que atua há mais de 30 anos no ramo de apicultura e oferece aos visitantes diversos produtos oriundos da produção de mel.

Para finalizar o encontro, o grupo conheceu a confeitaria Sabores Artesanais, na localidade de Linha Tigrinho. No local o turista poderá encontrar tortas, doces e mais de 40 sabores de pastéis.

A agroindústria Ecogumelo, localizada em Picada Flor, às margens da BR 386, também faz parte do roteiro e se destaca pela produção de cogumelos e demais conservas.

O prefeito Fábio Mertz, que acompanhou todo o roteiro, destacou que a administração municipal tem a intenção de fomentar o turismo local. “É uma alegria receber esse grupo da área do turismo para conhecer os atrativos de Marques de Souza, e dizer que estamos abertos a novas ideias e esperando os turistas que queiram conhecer nosso município”, comenta. Mertz ainda destacou as belezas naturais, a culinária e o povo acolhedor. O vice-prefeito, Lairton Heineck, destacou o início do projeto através de uma parceria com o Senar e também sua felicidade em receber em Marques de Souza os empreendedores do ramo do turismo. “Queremos que as pessoas venham conhecer o turismo rural de Marques de Souza”, ressaltou.

Os empresários agradeceram a receptividade e o apoio do município, já que em muitos lugares o turismo fica restrito à iniciativa privada. Destacaram o potencial turístico do município e a importância do turismo para a valorização do comércio local.

Quem tiver interesse em conhecer o roteiro janelas do interior, pode entrar em contato pelo email  janelasdointerior@gmail.com . O grupo possui guias locais e as visitações podem ocorrer em qualquer época do ano.

Data de publicação: 14/01/2021