Duplicação

Marques de Souza - O ato oficial para início das obras de duplicação da BR 386 entre os municípios de Marques de Souza e Lajeado foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 15, na sede da empresa Eurovias, responsável pelos trabalhos.
A solenidade ocorreu de forma restrita, com a presença da imprensa regional e representantes dos órgãos reguladores, como ANTT, lideranças políticas, Polícia Rodoviária Federal, representantes da empresa Eurovias e equipe da CCR ViaSul.
O diretor presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, comemorou o início das obras. “O início foi atrasado em quase 6 meses devido a licença emitida pelo IBAMA, mas agora estamos preparados para correr atrás do tempo perdido”, destacou.
Camilotti destacou o apoio dos prefeitos na discussão da duplicação dos 20 quilômetros que serão duplicados nestes dois primeiros anos de concessão da rodovia. “A região vai passar por uma transformação, pois a BR 386 é uma via de escoamento da produção do estado”, comenta. O diretor destacou ainda que 500 pessoas já estão trabalhando na obra, mas este número deve chegar a 1200 empregos.
O prefeito municipal de Marques de Souza, Fábio Mertz, destacou o início das obras como uma oportunidade gigantesca para o município e munícipes se desenvolverem em Marques de Souza. “Hoje 60% da força de trabalho precisa se deslocar para outros municípios para trabalhar. Com a duplicação queremos que novas empresas venham se instalar em Marques de Souza e gerar mais empregos e renda para a cidade”, destacou
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destacou o início das conversas sobre a duplicação em 2017, com audiências públicas e reuniões. “Essa obra é a mais importante do Rio Grande do Sul, neste momento”, destaca o prefeito. Caumo também falou que o modelo proposto aqui deverá ser exemplo para outras duplicações, como da RS 130, por exemplo.
CALI
No lançamento, também foi apresentado o CALI - Centro de Atendimento à Comunidade Lindeira, que estará atendendo a população acerca de dúvidas e prestar informações sobre a obra. A unidade móvel estará em frente a Prefeitura Municipal de Marques de Souza, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados o atendimento será das 8h às 11h.
Marques de Souza
– Construção de novos acessos (km 310,5, km 310,6, km 315,8, km 324,8, km 325,8, km 326,8 e km 329,3);
– Construção de novos retornos (km 312,1, km 314,2, km 324,2, km 330,5 e km 337,5);
– Construção de nova passarela (km 325,8);
– Readequação de interconexão (km 317,3);
– Construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre a Várzea Marques de Souza I, II, III e IV;
– Implantação de nova iluminação na via principal.
Forquetinha
– Melhoria de acesso (km 338);
– Construção de nova passarela (km 338).
Lajeado
– Criação de novos acessos viários à Forquetinha;
– Construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre o Arroio Forquetinha;
– Construção de novas vias marginais em ambos os lados da rodovia (do km 339,3 ao km 345,8);
– Construção de novas passarelas (km 338, km 342,5, km 344,3, km 346,6 e km 347,9);
– Novas passagens inferiores e superiores (km 339,8, km 344,4 e km 345,3);
– Novo acesso no km 338;
– Nova interconexão no km 341,7;
– Readequação de interconexões no km 346,1, no km 347,1 e no km 348,9;
– Implantação de nova iluminação na via principal e marginais.

Data de publicação: 17/07/2021

Créditos: Stefani Agência de Notícias