Investimento é de R$78,5 mil divididos entre o G8

Os municípios da região que formam o Consórcio G8 lançaram em parceria com a Univates o Plano de Educação Ambiental Intermunicipal.

O objetivo é conscientizar as comunidades para a separação correta do lixo. O investimento rateado entre as oito prefeituras é de R$78,5 mil (R$ 9,8 mil por município). “É um baixo investimento para a importância e tamanho desta ação que visa o futuro das nossas comunidades. A população tem que abraçar esse projeto com a gente. E da nossa parte o que tiver que ser feito, será feito”, afirma o Prefeito de Marques de Souza Edmilson Dörr.

O Plano terá duração de 460 horas. Haverá reuniões e oficinas de formação de multiplicadores. Eles serão escolhidos pelo Departamento de Meio Ambiente de cada cidade. “Precisamos dar exemplo, a gente trabalha para isso. Existe um anseio da população há pelo menos 15 anos. Todos sabemos o que precisa fazer. Vamos colocar em prática. Tudo começa com as pequenas coisas, começa em casa, na escola, no trabalho”, afirma o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Marques de Souza, Elemar Camargo.

Os multiplicadores preferencialmente serão professores, agentes de saúde e integrantes de clubes de mães. Eles serão acompanhados pela professora da Univates Jane Mazzarino. "São pessoas que sabem se comunicar e que sejam preocupadas com a questão ambiental", diz a professora

O trabalho de formação dos multiplicadores inicia nas próximas semanas. Participam do G8 as cidades de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Cícero Copello

Data de publicação: 23/04/2019