Dia 11 completou 100 dias

Marques de Souza - Neste domingo, dia 11 de abril, a nova administração de Marques de Souza completa os primeiros 100 dias de governo. O período foi necessário para análise da realidade em que se encontrava o município, a fim de desenvolver uma gestão realista, fundamentada e eficiente. Conforme o Prefeito Fábio Mertz, foi alinhado o plano de governo com a realidade do município, compatibilizando as propostas com o cenário de necessidades sociais e econômicas, de infraestrutura, saúde, educação, dentre outras, bem como a realidade das finanças públicas. Da mesma forma foram elencadas as ações fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas executáveis e que, de fato, contribuam para a qualidade de vida da população.
O Chefe do Executivo faz um balanço positivo do início do mandato, principalmente por conseguir resolver e articular demandas importantes para o município. Nos primeiros dias do ano a falta de água atingiu novamente as comunidades de Linha Atalho e Linha Orlando, que já haviam sofrido com o problema no ano passado. Após diversas visitas e estudos foi possível encontrar uma solução e garantir o fornecimento para as localidades. “Operamos com distribuição de água para os animais com nosso caminhão e ligamos a rede de forma provisória até solucionar o problema por completo. Felizmente, em 20 dias, os moradores foram abastecidos com água potável”, comemora. Mertz também destaca as reivindicações quanto às obras de duplicação da BR 386, que inclui os acessos às propriedades lindeiras à rodovia, retornos no trajeto e o acesso principal no trevo da cidade, que também dá acesso ao município de Travesseiro. “Criamos um grupo de trabalho, fomos à Brasília debater as ideias com o Senador Heize e a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Com muita conversa e esforço conseguimos que as alterações necessárias no projeto fossem aceitas”, explica.
Educação
A Secretaria Municipal de Educação iniciou seu planejamento ainda em 2020, para que logo no início do ano fosse possível cumprir com o compromisso firmado com a comunidade. Segundo o secretário, Jurandir Brenner, o trabalho foi iniciado com o objetivo de reorganizar o acolhimento das famílias nas escolas e realizar a troca do piso interno da EMEI Brilho de Infância, que era uma das maiores preocupações dos pais.“Também foi feito o acesso com escada para viabilizar a limpeza do reservatório de água, que por alguns anos não foi feita, pois não se tinha acesso”, explica.
Nesse período também foram adquiridos novos carrinhos para bebês e outros equipamentos e materiais para que fosse possível iniciar o atendimento das crianças no dia 22 de fevereiro de 2021, respeitando todos os protocolos exigidos pela saúde em função da pandemia de COVID-19. “Conforme o Decreto do Estado o retorno às aulas não foi possível naquele momento”, comenta.
Outra novidade para os alunos da EMEI Brilho de Infância foi o retorno das aulas de Música e Educação Física para as crianças que frequentam a escola.
Na EMEF Carlos Gomes, foi iniciada a construção de um novo acesso para as crianças da pré-escola, que compreende as turmas do Jardim e do Pré (4 e 5 anos). Também foi iniciado o processo licitatório para o conserto do toldo em frente as salas com a substituição da cobertura que está totalmente danificada. Dessa forma, com a conclusão dessas melhorias, as famílias serão recebidas em um acesso exclusivo para essas turmas. “Em termos de infraestrutura também remodelamos e realocamos algumas salas da escola, inclusive com ampliação do refeitório”, explica o secretário.
Outra ação importante nestes primeiros meses, atendendo uma solicitação da comunidade, foi a reabertura da Extensão da Pré-escola no Distrito de Tamanduá, junto a EEEF Henrique Geiss.
Na EMEF Carlos Gomes,foi reorganizada a proposta pedagógica em conjunto com a equipe diretiva da escola, com o objetivo de oferecer o atendimento escalonado aos alunos, porém, com o agravamento da pandemia não foi possível. Com isso, a secretaria se organizou para levar as atividades até as casas dos alunos, nas segundas e terças- feiras, de acordo com o cronograma organizado pelos docentes.
No campo de incentivo ao esporte, a secretaria está preparando o retorno da Escolinha de Futebol, assim que a pandemia permitir, o que inclui protocolos para a atividade e o controle das contaminações.
Relacionado ao Turismo, estão sendo criadas rotas turísticas em conjunto com a Amturvales, proporcionando mais uma opção de lazer para os munícipes e para os visitantes. “Nosso objetivo é ampliar a visibilidade do município no Vale do Taquari”, explica.
E, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, buscamos oferecer transporte exclusivo para as crianças que frequentam aulas na APAE, em Lajeado.
Obras
A Secretaria Municipal de Obras teve como prioridade a melhoria e manutenção dos mais de 350 km de estradas do município. Neste início de ano foi realizado o patrolamento das estradas municipais (geral e vicinais) da Sede e também dos Distritos de Tamanduá e Bela Vista do Fão, incluindo a limpeza das valetas e bueiros, alargamento, colocação de saibro, cascalho e brita. Esse serviço também foi realizado em demais localidades, como Linha Atalho, Linha Orlando, Picada Flor e Alto Tigrinho, inclusive com alargamento de importantes vias. “Além disso, foram realizadas melhorias nos acessos para as propriedades rurais”, destaca o coordenador Marcelo Stoll.
Em parceria com a Secretaria da Agricultura foi dado continuidade aos serviços de terraplanagem para a construção de novos chiqueiros e aviários, além de realizar melhorias nas propriedades
A secretaria também trabalhou na manutenção e limpeza das ruas centrais, praças e belvederes.Também foi ampliada a área de coleta de lixo e disponibilizadas mais lixeiras no interior.
De forma conjunta os municípios de Marques de Souza e Travesseiro realizaram a pintura dos guarda-corpos e vãos da ponte que liga os municípios. “Travesseiro custeou o material e Marques de Souza foi responsável pela mão de obra, que incluiu a limpeza da ponte e a pintura”, explica o coordenador.
Agricultura
A Secretaria da Agricultura trabalhou em diversas frentes nestes 100 primeiros dias. Uma das principais demandas foi atender a comunidade de Linha Atalho que estava sofrendo com a falta de água. Conforme o coordenador da pasta, Diego Bazzo, foram transportadas mais de 70 cargas de água para atender os produtores de frango, suínos e leite. “A secretaria não mediu esforços para que o produtor não perdesse nenhum animal pela falta de água”, explica.
Bazzo lembra que por conta deste evento, foi desenvolvido o programa de recuperação e proteção de nascentes e olhos d'água. “O programa visa ajudar a amenizar o problema de falta de água para as famílias que tenham uma fonte dentro de sua propriedade e queiram ainda ajudar o meio ambiente”, comenta. O coordenador ainda destaca que é de extrema necessidade para garantir no futuro mais opções hídricas para amenizar a falta de água.
Neste período a Secretaria realizou o fechamento de 267 silos de silagem em todas as localidades do município. Além destas atividades, o município conta com três estagiários, que são alunos do Colégio Teutônia. Os estudantes irão se formar no final do ano e estão realizando o estágio na secretaria da agricultura, como forma de retribuir o auxílio concedido durante o curso. “O sistema de incentivo consiste no pagamento da mensalidade por parte do município. Além do custo do curso, também é concedido o transporte até Teutônia”, explica.
Também foi encaminhado projeto de lei para a Câmara de Vereadores, que foi aprovado e inclui as sementes de milho transgênico no sistema troca-troca.
Neste período, o complexo de aviários da Cooperativa Dália começou a alojar os frangos. O empreendimento, construído na localidade de Vasco Bandeira, tem capacidade de alojar de 275 mil a 380 mil frangos, distribuídos em 8 aviários.
Saúde
Nesses primeiros 100 dias à frente da secretaria da saúde o maior desafio foi o enfrentamento ao Covid-19. Em fevereiro, os casos tiveram um aumento de 600%, ocasionando filas no Posto de Saúde. Diante do quadro, foi firmada uma parceria com o Hospital Marques de Souza, que disponibilizou uma sala exclusiva para o atendimento de pacientes com suspeita da doença. “Com isso, todos os atendimentos com suspeita de Covid-19, que vinham tendo o primeiro atendimento no Posto de Saúde, foram encaminhados ao hospital”, lembra o vice-prefeito e Secretário da Saúde, Lairton Heineck. Dentre as ações para enfrentamento a pandemia, foi aumentada a testagem e monitorados os isolamentos e tratamentos dos casos ativos, além de aumentar a estrutura de atendimento no Hospital, com o repasse de R$50.000,00. Conforme o secretário, a chegada da vacina contra o Covid-19 foi muito comemorada e a imunização iniciou com os profissionais da linha de frente do Hospital e da Secretaria da Saúde. Após, foi organizada a logística para dar continuidade na vacinação à domicílio dos grupos prioritários. “Hoje, enquanto a média de aplicação da vacina no Estado está em torno de 13% para a população que recebeu a 1°dose, Marques de Souza supera os 25% da população vacinada com a 1°dose, e à domicílio”, enfatiza. Além disso, mesmo com o sistema de saúde sobrecarregado, foi possível realizar a marcação de inúmeras consultas, exames e até mesmo cirurgias. O atraso de entrega de medicação, também foi um desafio enfrentado e solucionado pela equipe. Na secretaria da Assistência Social, além do acompanhamento dos grupos em situação de vulnerabilidade, foi realizada a intermediação de vagas de emprego.
Foco na geração de emprego e renda
Conforme o Prefeito Municipal Fábio Mertz, a duplicação da BR 386 e a instalação da empresa Eurovias, que será a responsável pela obra, trarão muitas oportunidades à cidade, seja na oferta de empregos ou desenvolvimento do comércio. “Nosso principal objetivo é incentivar a geração de renda, vinda de novas empresas que poderão se instalar em Marques de Souza”, pontua. Conforme Mertz, a empresa Eurovias terá um grande volume de empregos para a região.
União, trabalho e respeito
Partindo do lema da coligação, Mertz ainda destaca que o gabinete está sempre aberto para receber todos para troca de ideias e sugestões. Da mesma forma, o serviço público está a disposição da comunidade. “Queremos seguir fazendo um bom trabalho e alcançar nossos objetivos e os anseios de nossa população”, finaliza.

Data de publicação: 11/04/2021

Créditos: Stefani Agência de Notícias

Compartilhe!