Fique atento

Marques de Souza - Você já deve ter reparado nos supermercados e feiras que alguns produtos como carne e derivados, leite e derivados, pescado, ovos e mel, possuem um selo de inspeção (SIF, SIE e SIM).
Esses selos atestam que os produtos são apropriados aos consumidores, isto é, não apresentam risco à saúde humana demonstrando a qualidade e respaldando que o produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.
Conforme a veterinária responsável pelo SIM do município, Simone Reichert Dadall, nas agroindústrias fiscalizadas pelos serviços de inspeção são avaliadas as condições de higiene do local e manipuladores, condições adequadas de temperaturas, aspecto e conservação do produto e matérias primas, além de realizar análises rotineiras dos produtos, avaliando se não há contaminações ou fraudes para o consumidor. “Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, parasitoses e até mesmo doenças sistêmicas, como tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose, dentre outras”, alerta.

Data de publicação: 17/08/2021

Créditos: Stefani Agência de Notícias

Compartilhe!