Setor primário

Marques de Souza - O município de Marques de Souza tem sua base econômica voltada para o setor primário, representando mais de 80% do valor adicionado do município. No último ano, o setor cresceu 31,15%, enquanto que a média estadual foi de 18,78%.
Segundo dados da Secretaria da Agricultura, foram movimentados em 2020 R$ 134.539.603,00 em vendas por parte dos produtores rurais nas mais diversas atividades, como suinocultura, gado leiteiro, avicultura, cultivo e venda de grãos, gado de corte, hortifruti, entre outros.
Um exemplo de crescimento se percebe no Distrito de Tamanduá, na granja Ferla, de Leonir e Eduardo Ferla, que movimentou no último ano em torno de R$ 7 milhões por meio da atividade de avicultura. Com a conclusão do sexto aviário, que tem capacidade de alojamento de 65.000 mil frangos, a granja passa a produzir cerca de 285.000 frangos por lote, e a expectativa é movimentar R$ 9 milhões neste ano.

Novos Investimentos

Segundo o Prefeito Municipal, Fábio Mertz, já estão encaminhados novos projetos de licenciamento ambiental e de terraplanagens para a construção de 25 aviários, que juntos terão capacidade de alojar 1.350.000 frangos por lote, o que irá representar um aumento de 60% na produção avícola hoje existente.
“Também está sendo expandida a criação de suínos, gado leiteiro e de corte e também a produção de ovos férteis”, explica. Mertz destaca ainda a proximidade do município com a sede das integradoras e a facilidade de escoamento da produção pela BR 386, o que será potencializado com a duplicação da rodovia.

Data de publicação: 15/09/2021