RSS Marques de Souza - RS Notícias de Marques de Souza/RS Sun, 08 Dec 2019 23:04:25 -0300 Sun, 08 Dec 2019 23:04:25 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://marquesdesouza.rs.gov.br/rss Administração municipal e comunidade inauguram pavimentação asfáltica Wed, 04 Dec 2019 13:59:31 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1146/?administracao-municipal-e-comunidade-inauguram-pavimentacao-asfaltica.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1146/?administracao-municipal-e-comunidade-inauguram-pavimentacao-asfaltica.html

Marques de Souza - Na noite de sexta-feira, dia 29, foi realizada a inauguração oficial  da obra de pavimentação asfáltica da Rua Arthur Benno Brenner, na localidade de Linha Atalho. O asfaltamento foi realizado com recursos próprios e pavimentou 1,6 quilômetros.

Durante os pronunciamentos, o representante da Câmara de Vereadores, o vereador Rudi Heid, agradeceu a administração pela obra e solicitou que outras localidades também possam receber este tipo de pavimentação, da mesma forma que ocorreu no trecho.

O Vice Prefeito, Lucas Stoll, lembrou que a obra era uma reivindicação antiga da localidade. “Com certeza a vida é melhor sem poeira” destacou. Stoll falou ainda que a comunidade é merecedora da pavimentação e desejou que durante o governo mais obras possam ser feitas. “Esta obra não é somente para a comunidade de Linha Atalho, mas para o município de Marques de Souza”, finaliza.

O Prefeito Municipal, Edmilson Dörr, lembrou rapidamente o passado e das dificuldades que as famílias tinham com a poeira da estrada de chão. “Nesta comunidade está representada a maior fonte de renda própria do município, através da produção frangos, suínos e demais atividades do setor primário”, explica. Brida ainda destaca que a obra de pavimentação asfáltica é uma conquista de toda comunidade. “Eu que nasci aqui, e me estabeleci aqui, é gratificante poder entregar esta obra para a comunidade”, se alegra. Para finalizar destacou também os avanços na saúde, obras, educação e turismo.

Uma das beneficiadas com o asfaltamento é Ieda Lohmann, que mora há 47 anos na localidade. Ela lembra que que tinha que deixar a casa fechada em virtude da poeira do local. “Os caminhões passam a todo momento, especialmente os que transportam frangos e suínos. Agora, com o asfalto, melhorou muito” se alegra.

A obra foi executada pela empresa Giovanella e teve investimento de 2 milhões e 100 mil reais. 


Foto: Comunidade prestigiou a inauguração

Crédito: Felipe Stefani

]]>
Alunos entregam doação para colega Wed, 04 Dec 2019 13:58:16 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1145/?alunos-entregam-doacao-para-colega.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1145/?alunos-entregam-doacao-para-colega.html

Marques de Souza - Na EMEF Carlos Gomes, de Marques de Souza, uma nova disciplina foi adicionada à grade curricular. Além de teorias, regras e fórmulas, os alunos estão desenvolvendo a solidariedade. Através de uma gincana beneficente e com a venda de lanches e bebidas, a escola encontrou uma forma de arrecadar dinheiro para auxiliar no tratamento do colega Wesley dos Santos, 7 anos, que 

sofre de uma doença degenerativa, chamada Síndrome de Duchenne.

Na manhã da última quinta-feira, dia 28, os alunos realizaram a entrega do valor arrecadado, que auxiliará na compra da medicação. Além do valor em dinheiro,  também foram entregues alimentos e material escolar.


Foto: Colegas fazem a entrega para Wesley

Crédito: Divulgação

]]>
Vacinação Wed, 04 Dec 2019 13:57:20 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1144/?vacinacao.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1144/?vacinacao.html

A secretaria da Saúde pede para os pais que tenham crianças menores de dois anos que evitem trazer seus filhos para vacinação entre os dias 02 e 06 de dezembro. Nesta semana as profissionais que aplicam as doses não estarão atendendo. Para as demais pessoas a vacinação ocorre de forma normal.

]]>
Inauguração da pavimentação asfáltica é nesta sexta-feira (29) Thu, 28 Nov 2019 09:45:02 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1143/?inauguracao-da-pavimentacao-asfaltica-e-nesta-sexta-feira-29.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1143/?inauguracao-da-pavimentacao-asfaltica-e-nesta-sexta-feira-29.html A Administração Municipal de Marques de Souza convida toda a população marquesouzense para participar do ato de inauguração da pavimentação asfáltica da Rua Arthur Benno Brenner. A cerimônia será nesta sexta-feira, dia 29, às 19 horas em frente ao Mercado Lohmann. Após a solenidade será servido uma janta de confraternização. 

Venha comemorar mais esta conquista!

]]>
EMEF Carlos Gomes realiza gincana beneficente Mon, 25 Nov 2019 17:53:19 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1142/?emef-carlos-gomes-realiza-gincana-beneficente.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1142/?emef-carlos-gomes-realiza-gincana-beneficente.html EMEF Carlos Gomes realiza gincana beneficente


Marques de Souza - Nos dias 20 e 21 deste mês ocorreu a segunda etapa da Gincana da Integração da EMEF Carlos Gomes. A programação, além de integrar e aproximar os alunos e turmas, teve um papel social muito importante. O valor arrecadado com a venda de lanches e bebidas será repassado para o aluno Wesley, 7 anos, que sofre de uma doença rara chamada Síndrome de Duchenne.

A família de Wesley ainda não consegue a medicação pelo Estado e, por se tratar de um remédio caro a família não tem condições de garantir o tratamento. Conforme a direção da educandário, o apoio da escola e dos alunos pode tornar a ação mais fácil.

A Gincana da Integração foi divida em três momentos, sendo que o primeiro ocorreu no mês de outubro, o segundo nesta semana e o encerramento será no mês de dezembro. A gincana é um conjunto de atividades proposto aos alunos, que vai além de atividades físicas e também desafia as equipes a resolverem questões culturais.


Foto: Alunos se divertiram com as competições

Crédito: Divulgação

]]>
Secretaria da Educação realiza obra de ampliação de refeitório Mon, 18 Nov 2019 13:10:25 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1141/?secretaria-da-educacao-realiza-obra-de-ampliacao-de-refeitorio.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1141/?secretaria-da-educacao-realiza-obra-de-ampliacao-de-refeitorio.html


Marques de Souza - A partir da última semana a Secretaria Municipal de Educação está atendendo em um novo local. A nova sala se encontra no subsolo da EMEI Pequenos Passos, próxima ao antigo local. A mudança é necessária já que o espaço será utilizado para abrigar o novo refeitório, que irá integrar a EMEF Carlos Gomes e EMEI Pequenos Passos. O Coordenador da Secretaria da Educação, Paulo Eurico Messias da Silva, explica que o antigo refeitório da EMEF Carlos Gomes será transformado em salas de aula. “Estamos ampliando os espaços para criar um ambiente integrado entre as escolas”, comenta. Paulo destaca ainda que a partir do próximo ano o município passará a oferecer turno integral para todos os alunos que tiverem interesse, e para isso é preciso a ampliação dos locais. “Na parte da manhã será realizado a parte pedagógica e no turno inverso será realizado diversas atividades”, finaliza.

]]>
Marques de Souza investe na qualidade de ensino Mon, 18 Nov 2019 08:33:50 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1140/?marques-de-souza-investe-na-qualidade-de-ensino.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1140/?marques-de-souza-investe-na-qualidade-de-ensino.html


Marques de Souza - Desde a metade do ano de 2019, a administração municipal vem qualificando o sistema de ensino no município de Marques de Souza. Neste período foi realizado um convênio com a Editora Positivo, que forneceu apostilas para as três escolas da rede municipal de ensino, as quais abordam conteúdos para serem aplicados desde os alunos da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.

“Nosso objetivo com a implantação do programa é fundamentalmente reforçar o protagonismo do professor, oferecendo subsídio de alta qualidade” explica o Coordenador da Educação, Paulo Eurico Messias da Silva.


Conheça o programa

O Sistema de Ensino Aprende Brasil foi criado com o objetivo de potencializar as qualidades das escolas. Um sistema completo, composto por um conjunto específico de soluções e que oferece não só um material didático de qualidade, mas também um amplo suporte na gestão escolar.

São mais de 230 municípios em 19 estados brasileiros que se preocupam em desenvolver plenamente as potencialidades de cada um de seus alunos.

]]>
Secretaria de obras segue trabalhos de manutenção Mon, 18 Nov 2019 08:31:49 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1139/?secretaria-de-obras-segue-trabalhos-de-manutencao.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1139/?secretaria-de-obras-segue-trabalhos-de-manutencao.html A secretaria de Obras esteve trabalhando nesta semana, no reparo de estradas nas localidades de Picada Flor, Alto Tigrinho e Linha Perau. Neste local, o rio invadiu a pista e acabou “lavando” a estrada. Também foi realizado a retirada de cascalho do rio para ser colocado no estoque no município.

No centro da cidade seguem os trabalhos de remodelação viária e também as roçadas.

]]>
Parabéns Diretoras Tue, 12 Nov 2019 16:47:02 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1138/?parabens-diretoras.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1138/?parabens-diretoras.html A secretaria Municipal de Educação parabeniza as diretoras das escolas municipais pelo seu dia.]]> Marques de Souza sobe de posição no índice Firjan Thu, 07 Nov 2019 09:47:10 -0300 https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1137/?marques-de-souza-sobe-de-posicao-no-indice-firjan.html https://marquesdesouza.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1137/?marques-de-souza-sobe-de-posicao-no-indice-firjan.html

Marques de Souza - O município de Marques de Souza foi uma das cidades que mais cresceu no último ano, conforme o índice Firjan. Segundo dados do instituto, a administração pública cresceu 37,94% alcançando a 4ª colocação no Vale do Taquari e 26ª posição no Estado do Rio Grande do Sul.

Para o prefeito Edmilson Dörr o salto na gestão fiscal se deve ao trabalho sério e de austeridade, principalmente no primeiro ano de mandato, quando foi reduzida a despesa com folha salarial, de 48% para 37%. “Assumimos o governo sem dívidas, o que ajudou para realizarmos investimentos em infraestrutura, principalmente no interior”, comenta.

O índice Firjan avalia três itens, Emprego e Renda, Educação e Saúde, sendo que o município alcançou a pontuação de 0.8311, o que caracteriza a excelência em gestão. Em análise aos dados apresentados, o índice aponta que apenas 4% dos municípios brasileiros alcançaram esta marca de excelência, e 74% demonstram dificuldades de gestão.


Foto: Município cresceu 38%

Crédito: Imagens Aéreas

]]>