Marques de Souza: uma cidade empreendedora e pujante.

O município tem pluralidade cultural e destaque pelo empreendedorismo de sua gente. Banhado pelo Rio Forqueta e rodeada por verdes e sinuosas montanhas, a exuberância da natureza é complementada pela herança cultural dos colonizadores alemães e italianos, facilmente percebida na arquitetura, nos sotaques e na culinária. Este mosaico e somado aos cenários faz da capital dos Campings, um destino que cativa aqueles que descobrem seus encantos.

Fundação Oficial
28 de Novembro de 1995
Área
125.714 km2
Relevo
Pequenas elevações montanhosas e cânions
População
4.105

Em Marques de Souza a paisagem logo encanta a quem ali chega: de um lado a cidade delineada pelo Rio Forqueta; do outro as verdes e sinuosas montanhas. A exuberância da natureza é complementada pela herança cultural dos colonizadores alemães e italianos, facilmente percebida na arquitetura, nos sotaques e na culinária.

Na parte alta do município, os italianos, povo trabalhador e festeiro, capaz de unir esforços e criar eventos únicos como a tradicional Festa da Bergamota e o Filó Italiano, que impressionam pela receptividade e a farta gastronomia.

Na parte baixa, os alemães, povo ordeiro e caprichoso, com suas casas enxaimel de pátios impecáveis como no Camping da Pedra, que possui um rico museu particular, ou o Café Colonial Stacke, que serve um verdadeiro banquete com sabor caseiro.

Os visitantes podem ainda caminhar pelo interior com o projeto Passeios na Colônia, vivenciando os aspectos culturais de cada comunidade, ou pelas trilhas do Centro Ecológico Pedra d’Mim, onde é possível realizar vivências espirituais; e ainda aproveitar os campings espalhados ao longo da BR 386.

A avicultura é hoje a atividade de maior desenvolvimento no município, devido a característica de nossas propriedades rurais (minifúndio), bem como o tipo de terreno, (acidentado). Há também investimentos no setor de suinocultura, e em ambas as áreas os agricultores são integrados a empresas do setor, recebendo apoio da administração municipal quando da instalação de novos investimentos ou ampliações.

Destaca-se na produção primária, com avicultura - frango de corte e postura; suinocultura - terminação; bovinocultura – leite e de corte; e agricultura, milho, fumo, soja, feijão, hortifrutigranjeiros e outras de subsistência. No setor industrial, frigoríficos, laticínios, olarias, panificadoras, pedras preciosas e semipreciosas, móveis e esquadrias.

No comércio, destaque para o varejista em geral. Destaca-se ainda pela beleza dos campings, sendo conhecida como a capital no setor. Entre eles, o da Pedra, Stackão, Germano e Riacho Doce. Além disso, dispõem de matas nativas propícias para caminhadas ecológicas, trilhas de moto e jipe, grutas nativas, rios e riachos para a prática de esportes aquáticos.

 

Histórico

Entre 1870 e 1880, sem poder precisar com exatidão, deu-se o início da colonização do atual município de Marques de Souza, com imigrantes e descendentes de alemães que vieram da região de Nova Petrópolis e outras regiões dos vales do Caí e Sinos, chamando-se inicialmente Neu Berlin da Forqueta.

Sendo que os colonizadores eram, em sua grande maioria, de ascendência germânica. Pelo ato nº 596 de 04/07/1916, João Batista de Melo, Interventor do município mãe Lajeado, criou o 5º distrito de Lajeado, com a denominação de Nova Berlim, e que foi instalado em 18/07/1916.

Ainda em 1916 ocorreu a mudança do nome da localidade para o nome atual, Marques de Souza. Nome dado foi em homenagem ao Conde de Porto Alegre, Manuel Marques de Souza. Marques de Souza emancipou-se politicamente de Lajeado em 28 de dezembro de 1995, com decreto assinado pelo governador da época. Marques de Souza que se tornou a sede, além de Tamanduá e Bela Vista do Fão.

A etnia alemã é predominante nas várzeas (vale do Forqueta, inclusive na sede), enquanto os italianos estão concentrados na zona alta – Bela Vista do Fão e parte do distrito de Tamanduá.

 

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nova Berlim pelo Ato Municipal nº 596, de 04/07/1916, no município de Lajeado. Em 1916, o distrito de Nova Berlim toma o nome de Marques de Souza.

Em divisão territorial datada de 1º/07/1950, o distrito permanece no município de Lajeado. Desmembrado de Lajeado, Marques de Souza é elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 10.665, de 28/12/1995.

O município foi instalado em 1º/01/1997, constituído de três distritos: Marques de Souza, Bela Vista do Fão e Tamanduá, todos desmembrados de Lajeado. 

GALERIA DE FOTOS