Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoSaúde - 28/01/2026
Base do Samu trará mais agilidade nos atendimentos de urgência
O município será contemplado com a instalação de uma Base Descentralizada de Suporte Avançado do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), fortalecendo a rede de urgência e emergência na região. Até o momento, apenas o município de Lajeado contava com essa estrutura, responsável por atender 32 municípios do Vale do Taquari.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Stacke Mertz, a nova base representa um avanço significativo na área da saúde, com a expectativa de reduzir consideravelmente o tempo de resposta no atendimento, oferecendo mais segurança, agilidade e qualidade nos serviços prestados à população local e regional.
A estrutura será construída no estacionamento da Unidade Básica de Saúde Dr. Juca, localizada no Centro. O investimento, com recursos próprios será de R$ 242,5 mil. O prédio terá 64 metros quadrados. A equipe de profissionais será custeada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa), enquanto a Unidade Móvel é de responsabilidade do Governo Federal.
Prioridade para a vida
Conforme o prefeito em exercício, Lairton Heineck, Marques de Souza se conecta a uma rede que prioriza a vida acima de tudo. Para ele, a instalação da base faz parte de um movimento para descentralizar o atendimento e ampliar a cobertura do serviço, tornando os deslocamentos mais rápidos e aumentando as chances de salvar vidas em situações críticas.
“A descentralização é essencial para garantir respostas mais eficazes e humanizadas. Estamos iniciando um novo capítulo na história da saúde do município. O Samu representa cuidado, agilidade e esperança para nossa população. Um importante passo para salvar vidas, cuidar das pessoas e seguir avançando com responsabilidade e compromisso com a saúde pública.”
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

