Turismo

Empreendedores apresentam atrativos turísticos

Rota Janelas do Interior, Passeios na Colônia e projeto de construção da Nossa Senhora da Montanha foram destaque

Marques de Souza apresentou na Avenida do Turismo da Expovale + Construmóbil 2022, em Lajeado, os principais atrativos turísticos da cidade, com destaque para a rota “Janelas do Interior”, Passeios na Colônia e o projeto de construção da Nossa Senhora da Montanha.

Durante o dia foram feitas apresentações do Terno de Reis, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes e do Grupo de Danças Alemãs Schön Ist Die Jugend.

Na rota Janelas do Interior o turista passa por 10 empreendimentos em seis localidades. Entre as atrações estão belezas naturais, pousadas, gastronomia, artesanato e venda de hortifrutigranjeiros e frutas no formato colhe e pague. Mais informações pelos telefones (51) 9.9101-2098 com Reni ou (51) 9.9779-9575 com Marla.

A criação do roteiro iniciou-se ainda em 2017 com o curso do Senar para aperfeiçoar o atendimento aos turistas.  Para o prefeito Fábio Mertz (PP), a oportunidade foi única para destacar todo potencial turístico.

“Conseguimos sensibilizar e evidenciar tudo o que os nossos empreendedores oferecem aos turistas, deste a natureza exuberante, gastronomia, cultura e religião, além dos novos projetos em andamento como é o caso da Santa Nossa Senhora da Montanha, da família Degasperi. Esperamos receber muitos visitantes nos próximos meses.”

 

Passeios da Colônia

Outro projeto evidenciado é o projeto de caminhadas Passeios na Colônia, idealizado em 2011 pelo jornalista e empreendedor Alício de Assunção. O objetivo é proporcionar momentos únicos aos caminhantes/turistas.

O roteiro contempla, a cada edição, uma comunidade diferente do Vale do Taquari e, além de conhecer a localidade através da caminhada contemplativa, o caminhante é convidado a experimentar a gastronomia local e a cultura, demonstrada através da arquitetura, dos cantos e danças que recepcionam de forma simpática e aconchegante o grupo.  Mais informações pelo telefone (51) 9.9583-2672 (WhatsApp) ou valenews@certelnet.com.br.

 

Nossa Senhora da Montanha

 A imagem deve ser instalada no mirante da família Degasperi, em Picada Serra, num local situado a 465 metros de altitude em relação ao nível do mar.

A estátua poderá ter até 50 metros de altura. Para viabilizar o projeto, a meta é captar recursos na iniciativa privada e estimular o turismo religioso e rural nos municípios próximos e em todo o Vale do Taquari. O valor está estimado em R$ 3,5 milhões.

O mirante está localizado a 4,5 km da BR 386 e 45 quilômetros do Cristo Protetor de Encantado, com uma visão de 360 graus, rodeada de 12 cascatas e com a visualização de áreas de 14 cidades. Mais informações pelo telefone (51) 9.9909-9354 com Claudir.

 

Confira mais momentos no álbum:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.568543945280761&type=3

 

Fotos Divulgação

Leia mais
Turismo

Prefeito recebe turismóloga e secretário da Amturvales

Representando a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a turismóloga Angélica Diefenthäler e o secretário administrativo/financeiro Selmar Klunk se reuniram com o prefeito Fábio Mertz (PP) e Solange de Souza, Coordenadora do Departamento de Turismo, para definir novas estratégias para incrementar e desenvolver o turismo na cidade.

“Temos vários projetos em andamento e buscamos apoio da entidade, na qual também integro a diretoria, para qualificar e criar oportunidades, para assim trazer cada vez mais visitantes para conhecer nossas belezas e atrativos.”

Selmar falou da importância de planejar as ações e envolver toda comunidade para divulgar as atrações. 

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Turismo

Reunião define ações no Turismo

Os integrantes do Conselho Municipal de Turismo se reuniram com o prefeito Fábio Mertz (PP) para discutir assuntos relacionados ao tema. Segundo a presidente, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar  Lilian Arnhold Fucks, o objetivo é estabelecer metas e cumprir os objetivos do Plano Municipal de Turismo, instituído ano passado.

Mertz anunciou a inserção de Marques de Souza no Mapa do Turismo Nacional. “É uma conquista de todos, do Conselho Municipal de Turismo, dos nossos empreendedores e população. Juntos vamos destacar cada vez mais as nossas belezas, atrativos e assim atrair cada vez mais visitantes.”

Também destacou a conclusão do projeto de Cicloturismo do G8, onde os pontos de referência para os praticantes serão os integrantes do Janelas do Interior.  O roteiro, lançado no dia 13 de janeiro de 2021, reúne dez estações, que vão da gastronomia à espiritualidade. O passeio começa às 7h45min, com saída do centro de Marques de Souza.



Agende sua visita

Interessados em conhecer o roteiro Janelas do Interior devem entrar em contato com o (51) 9-91012098, com Reny Rother, página no Facebook (Janelas do Interior), ou via e-mail janelasdointerior@gmail.com.

Leia mais
Turismo

Certificado insere cidade no Mapa do Turismo

Em evento da Amturvales realizado no Estrela Palace Hotel, em Estrela, o prefeito Fábio Mertz (PP), recebeu o certificado de inserção de Marques de Souza no Mapa do Turismo Nacional.

“É uma conquista de todos, do Conselho Municipal de Turismo, dos nossos empreendedores e população. Juntos vamos destacar cada vez mais as nossas belezas, atrativos e assim atrair cada vez mais visitantes.”

Entre os pontos que podem ser visitados estão belvederes localizados em meio a natureza no interior, o roteiro Janelas do Interior, o Rio Forqueta, as igrejas, prédios antigos, parques, restaurantes com comida típica, entre outros.

Para acessar o mapa, o endereço eletrônico é: http://www.mapa.turismo.gov.br/.

 

Foto Divulgação

Leia mais