Comitiva busca por recursos em Brasília

O prefeito Fábio Mertz e os vereadores Wilkyns Gross e Lorival Paulo Fleck estão na capital federal para encaminhar projetos e conferir o andamento de outras demandas em vários Ministérios.

Segundo Mertz, a busca de recursos para o município é uma iniciativa importante para o desenvolvimento local. “Beneficiarão a comunidade, melhorando a infraestrutura, os serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos.”

Para ele, as propostas encaminhadas atendem às demandas da população e ajudam a promover o crescimento de todos os setores, com foco na geração de emprego e renda.

Entre as visitas realizadas esteve o gabinete do senador Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT) e dos deputados Bibo Nunes (PL), Pedro Westphalen e Afonso Hamm, ambos do PP, além de Ministérios.

 

Audiência ANTT

 

Eles também estiverem reunidos em audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com Emmanuel Valverde, Coordenador Geral de Relações Parlamentares.

Foi apresentado mais um dossiê de fotos, vídeos e demais documentos para evidenciar os erros cometidos na elaboração do projeto de duplicação da BR-386 no trevo de acesso e em vários pontos ao longo do trecho até a divisa com Forquetinha.

“Estamos acompanhando, assim como também fez o vice-prefeito Lairton Heineck, na viagem em dezembro, o projeto protocolado na ANTT pela CCR ViaSul após nossas sugestões. Inclusive, ele está sob análise para futura aprovação e execução. Diante do aumento do tráfego e riscos de acidentes, é fundamental realizar intervenções eficazes, como a instalação de sinalizações adequadas, retornos, a ampliação das vias de acesso e a implementação de medidas que melhorem a fluidez do trânsito na rodovia com segurança.”

Mertz disse ser primordial manter o diálogo e espera ter a colaboração da ANTT para juntos poderem fazer as alterações reivindicadas pelos usuários.

Leia mais

Prefeito integra diretoria da Amvat

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) elegeu a nova diretoria para a gestão 2023 nesta quarta-feira, 14, durante a assembleia geral da entidade no Estrela Palace Hotel, em Estrela. 

Prefeito de Colinas e atual presidente, Sandro Herrmann deixa o cargo, e em seu lugar, assume o prefeito de Estrela, Elmar Schneider. O primeiro vice-presidente será o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. A chefe do Executivo de Poço das Antas, Vânia Brackmann, será a segunda vice.

O prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz (PP), ocupará o cargo de segundo tesoureiro. “Integrar uma das entidades mais representativas do Vale do Taquari é uma grande honra e responsabilidade. Juntos vamos lutar pelos interesses regionais.”

 

Diretoria para a Gestão 2023

Presidente: Elmar Schneider (Sem partido)

Primeiro Vice: Marcelo Caumo (PP)

Segunda vice: Vânia Brackmann (PDT)

Primeiro secretário: Celso Forneck (PDT)

Segundo secretário: André Brito (PDT)

Primeiro tesoureiro: Jarbas da Rosa (PDT)

Segundo tesoureiro: Fábio Mertz (PP)

Conselho fiscal: Paulo Kohlrausch (MDB), Danilo Bruxel (PP) e Germano Stevens (MDB)

Conselho Suplente: João Dullius (PP), Paulo Schmitt (PP) e Moisés de Freitas (MDB)

 

Foto Gisa Radaelli/Jornal Antena

Leia mais

Prefeitura intermedia liberação de verba

O deputado federal Pedro Westphalen (PP) visitou o município e fez a entrega de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a Associação Hospitalar Marques de Souza.

Conforme o prefeito Fábio Mertz (PP), a liberação do valor é mais uma conquista das viagens para Brasília e ajudará a manter os serviços prestados pela entidade.

“Sabemos da boa aplicação do dinheiro em prol de todos e estamos em busca de mais recursos, pois a saúde é uma das nossas grandes prioridades.” Segundo o presidente Marco Aurélio Trindade, o recurso será destinado ao custeio de serviços e manutenção do hospital.

“Temos um déficit mensal e esta verba vai ajudar a cobrir parte das despesas existentes. Agradecemos muito ao deputado, prefeito, vice-prefeito e vereadores pelo empenho em auxiliar nossa entidade.”

A entrega foi acompanhada pelo secretário da Administração Ricardo Kich, de Obras Marcelo Stoll, vereadores Sandra Scherer (PP), Lorival Paulo Fleck (PP), gerente administrativo, Joel Francisco Zanella, Dorival Souza e o representante da comunidade Edvino Class.

 

Foto Divulgação

Leia mais

Município recebe visita de secretários Estaduais

Na sexta-feira o prefeito Fábio Mertz (PP) e o secretário da Administração, Ricardo Kich, receberam no gabinete a visita do Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano Rafael Mallmann, o Secretário Estadual de Obras e Habitação Volnei Minozzo e o ex-prefeito de Canoas, ex-deputado federal e pré-candidato a deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil).

Dentre as diversas pautas, esteve o projeto Pavimenta RS, no qual a cidade foi contemplada com a liberação de recursos para asfaltar 1 quilômetro no Distrito de Bela Vista do Fão, cujo repasse pelo programa chega a R$ 900 mil. A primeira parcela já foi liberada.

Mertz, além de novas solicitações, agradeceu aos Secretários pelos projetos já encaminhados e aprovados. “Esta obra é um marco para a nossa gestão. Estamos estabelecendo novas parcerias para conseguir asfaltar outros trechos e assim melhorar cada vez a infraestrutura da cidade.”

 

Foto Solange de Souza

Leia mais

Empresa familiar se torna referência no ramo de construção civil

Rabaioli e Compagnoni alcança 46 anos de história alicerçada na eficiência, qualidade e atendimento.

O sorriso no rosto de seu Vendelino Rabaioli e do cunhado Valmor Compagnoni, evidencia o sentimento de dever cumprido. Após mais de quatro décadas de trabalho, a empresa iniciada no Distrito de Bela Vista do Fão, em junho de 1976, cresceu e se tornou uma das principais referências no ramo de tijolos e materiais de construção civil.

“Foi um começo difícil e árduo. Sem muita tecnologia e com muito esforço braçal. Assumimos o compromisso de cuidar dos avós e por isso, após cinco anos de trabalho como marceneiro em Lajeado, eu voltei para cá. Hoje tenho a certeza da decisão acertada ao ver meus filhos na administração e o sucesso o qual alcançamos, sempre com muito respeito, dedicação e qualidade dos produtos”, destaca Vendelino.

A produção de tijolos na época chegava a 100 mil unidades, vendido tudo para a região. Hoje, com duas olarias, uma no Distrito e outra em Tamanduá, são mais de 1 milhão de unidades fabricadas. A variedade também aumentou e são seis modelos diferentes.

Toda produção segue para abastecer as lojas localizadas em Marques de Souza, Canudos do Vale, Santa Clara do Sul e Lajeado, além de clientes espalhados no Vale do Taquari, Rio Pardo e região Metropolitana.

Nas lojas o cliente encontra mais de 3,6 mil itens, desde o material bruto ao acabamento, além de toda linha de produtos agrícolas, jardinagem, elétrico, hidráulico e ferramentas. “Temos tudo, do alicerce ao telhado”, destaca um dos filhos responsáveis pelo gerenciamento do negócio, Júnior Compagnoni.  

 

Novos investimentos

São gerados em torno de 60 empregos diretos e a expectativa é de crescimento. Num planejamento estratégico, traçado pelo grupo, a ideia é abrir uma loja por ano em uma cidade polo do Vale do Taquari.

“Somos reconhecidos pelo atendimento familiar, qualidade dos produtos, transparência na negociação e entrega pontual, sem falar das boas condições de pagamento.”

As olarias também devem receber novos investimentos, a exemplo da filial em Tamanduá. “A prefeitura está construindo um pontilhão para facilitar o transporte de matéria-prima e dos tijolos prontos, pedido este encaminhado há vários anos. Isso traz mais segurança e nos motiva a crescer.”

Elogia o projeto da atual administração em mostrar e evidenciar os empreendedores, seus serviços e produtos. “Valoriza quem aposta no desenvolvimento do município. Hoje 50% do faturamento e dos empregos gerados, provêm daqui.”

 

Case de sucesso

Para o prefeito Fábio Mertz (PP), a empresa é um modelo de sucesso a ser seguido, assim como as demais existentes no município. “Temos o compromisso e o dever de incentivar quem empreende, gera emprego e faz a economia crescer. Essa é a grande missão assumida por nossa gestão.”

Leia mais

Cavalgada da integração e cicloturismo pautam reunião do G-8

Nesta quinta-feira, dia 7, ocorreu mais uma reunião do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8. Desta vez, os prefeitos estão reunidos na prefeitura de Progresso.

Na pauta esteve em discussão o projeto de cicloturismo, desenvolvido desde 2021. O roteiro de aproximadamente 150 km passará por seis municípios da região e já está 90% concluído, restando apenas alguns detalhes como a data de lançamento.

Além disso, também foi discutido durante o encontro a possibilidade de ser organizada uma cavalgada da integração no G-8. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

“É uma forma de integrar as comunidades e manter vivas as tradições e cultura gaúcha”, destaca o prefeito Fábio Mertz (PP).

 

Foto Misael Kotz/Assessoria da Prefeitura de Progresso

Leia mais

Reunião debate adaptações em projeto de duplicação

O prefeito Fábio Mertz (PP) esteve reunido com o coordenador de Engenharia da CCR ViaSul, engenheiro Fábio Hirsch e demais diretores da concessionária responsável pela duplicação da BR-386. Entre os assuntos tratados durante a reunião na manhã de hoje, em Porto Alegre, estão as adaptações no projeto original.

“Entre os pontos discutidos estão melhorias no nosso trevo de acesso e ao longo da rodovia, dentro dos limites do município. Fomos muito bem recebidos e todas as nossas sugestões serão analisadas com calma e estamos confiantes em sua aprovação.”

Mertz afirma que a cidade vive um divisor de águas, tanto pela magnitude da obra como pelo fato da administração poder participar desse diálogo com a empresa executora das obras.

“A duplicação possibilitará um desenvolvimento econômico e social inédito nos próximos anos. Temos a certeza de novos investimentos e com isso conseguiremos gerar mais emprego e renda para todos.”

 

Para saber

Até 2030, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão.

Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.

Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.

“Até fevereiro do ano que vem devem ser entregues os primeiros 20 quilômetros de duplicação, entre Lajeado e Marques de Souza, de um total de 166 quilômetros de pista simples”, destaca Hirsch.

 

Foto Divulgação/CCR ViaSul

Leia mais

Empreendedora investe no ramo agropecuário.

O crescimento do ramo de serviços é cada vez maior no município. Com incentivos concedidos pela atual administração, novos empreendimentos surgem e geram renda e empregos.

Um dos exemplos disso é a agropecuária Agro Nativa, da empresária Vera Wommer. Ela decidiu empreender no ramo agropecuário há dois meses e está contente com a escolha.

“A boa gestão por parte da prefeitura, os incentivos concedidos e o respeito com quem decide investir nos encoraja a seguir e melhorar cada vez mais. Aqui todos são valorizados, sejam eles donos de grandes empreendimentos, médios ou mesmo pequenos. Estou muito satisfeita e a expectativa é de crescimento.”

Vera trabalhou em Lajeado na área comercial e no ramo imobiliário por mais de 22 anos. Após isso voltou para a terra natal para cuidar da irmã por 10 anos. “Após a sua morte entendi que seria a hora de voltar para o comércio, área onde sempre me identifiquei. Resolvi abrir uma agropecuária porque meu sobrinho Marco Aurélio está nesse ramo desde 1999 e obteve bons resultados.”

Na loja é possível encontrar uma ampla e completa linha de produtos pet, além de farelos e rações para todas as raças, sejam eles gatos, peixes, gado leiteiro, corte, suínos, aves entre outros. “Vamos no futuro incrementar com a venda de medicamentos.” 

Mais renda e emprego

O prefeito Fábio Mertz (PP) visitou o empreendimento e destacou a importância da duplicação da BR-386 para fortalecer o setor de serviços e industrial da cidade. “Muitas oportunidades vão surgir, pois teremos uma maior circulação de pessoas e veículos. Já sentimos os reflexos positivos. Buscamos atrair novas empresas e consequentemente gerar mais empregos e renda para todos.”

Leia mais

Empreendimento familiar completa 70 anos de história

Empresa atua no ramo de metalúrgica, serralheria, vidraçaria, esquadrias de alumínio, de ferro, estruturas metálicas e grades de ferro, além de serviços de terraplenagem

Criada em 1952 pelo agricultor Selfreno Dalferd, natural de Três Saltos, em Travesseiro, a funilaria se tornou uma referência no Vale do Taquari. Administrada hoje pelo genro Ari José Girardi, a esposa Ingrid Dalferd Girardi e a neta Dani Cristina Girardi, mantém como diferencial a qualidade e o bom atendimento.

“Meu sogro começou de forma rústica no galpão da propriedade. Fabricava as peças e passava de casa em casa para vender a mercadoria. Foram tempos difíceis, mas a persistência e o serviço bem feito foram primordiais para o negócio prosperar,”, destaca Ari.

Entre os produtos fabricados na época destaca calhas, telas trançadas tachos, baldes, coroas fúnebres, formas pão, funis, lamparinas, chuveiros, espelheiras, ervateiras, bacias, lava pés, banheiras, caixões, prensas de banha, centrífugas de mel, canos de fogão, portas e janelas de ferro e chapa.

Em 14 de janeiro de 1997 surgiu a Metalúrgica Girardi, instalada em Picada Flor, às margens da BR-386. Com o avanço da tecnologia e o amplo conhecimento na área fez com que o mix de produtos fosse ampliado com o passar dos anos, sempre de olho na demanda do mercado e na necessidade dos clientes.

Hoje, entre os produtos fabricados estão calhas, tachos, prensas de banha, centrífugas de mel, canos de fogão, portas e janelas de ferro, artigo para fogão, agroindústrias, corrimão, tachos, prensas de banha, chapas entre outros.

A empresa também atua no ramo da serralheria e vidraçaria (vidros comuns e temperados). “Fabricamos esquadrias de alumínio, esquadrias de ferro, estruturas metálicas (telhados e toldos) e grades de ferro. O segredo está na diversificação, conhecimento, agilidade, preço justo e profissionais qualificados para executar cada tipo de serviço ou produto”, afirma Dani.

Além de Marques de Souza, atende clientes em Travesseiro, Pouso Novo, Fontoura Xavier, São José do Herval, Coqueiro Baixo, Lajeado, Forquetinha e Canudos do Vale.

Para a filha do fundador, a sócia proprietária Ingrid Dolores, a empresa conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência no ramo metalúrgico. “Priorizamos a qualidade do material e manter boas parcerias para oferecer um produto diferenciado.  Hoje a maior parte dos nossos clientes vem por meio de indicação de quem ficou satisfeito com o nosso serviço.” Atualmente são sete pessoas empregadas.

 

Serviços de terraplenagem

A Terraplenagem foi oferecida para Girardi ao acaso e passou a ser estudado para analisar a viabilidade financeira e a demanda pelo serviço na região. “Envolvia altos valores e um novo ramo que não tínhamos conhecimento algum. Decidimos investir e hoje temos a certeza que foi um projeto importante para conseguirmos fortalecer nossa atuação e dar estabilidade financeira.”

Com maquinário próprio são executadas obras de terraplenagem para aviários, chiqueiros, construção civil entre outros, além do transporte de material com caminhões caçamba.

 

Duplicação e asfalto

O fato da empresa estar localizada de frente para uma das rodovias mais importantes do Brasil faz Girardi projetar bons negócios no futuro quando a obra estiver concluída.

“Será um divisor de águas para nós e a cidade. Com a chegada de novos moradores, teremos mais construções e com isso nossos serviços serão mais solicitados. Ainda teremos uma maior urbanização do trecho com a abertura de loteamentos e a venda de novos terrenos.”

O prefeito Fábio Mertz (PP) visitou o empreendimento e anunciou a pavimentação da rua lateral que liga até o centro. “Teremos uma entrada mais segura e de fácil acesso. É uma obra que beneficia à todos os moradores e inclusive a empresa, a qual terá uma opção para receber clientes e despachar a mercadoria produzida.”

As obras devem iniciar ainda este ano e serão executadas com recursos próprios.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Reunião na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

O prefeito Fábio Mertz (PP), esteve reunido com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, em São Paulo. A reunião, intermediada pelo deputado estadual Sérgio Turra (PP), teve o objetivo de apresentar as potencialidades do município e os investimentos feitos na área de proteína animal.

“Buscamos novas oportunidades de investimentos, sejam elas no meio rural com foco no aumento da produção ou na área industrial. Destacamos a infraestrutura disponível em Marques de Souza a partir dos incentivos criados e da duplicação da BR-386. Nossa meta é gerar mais renda e emprego.”

O setor primário responde por 82,3% da arrecadação total. Já o valor adicionado em R$ 161.148.757,00 em 2021. Juntas, as cadeias de suínos e aves reúnem 82 produtores e movimentam R$ 155,8 milhões por ano.

Leia mais