Equipe participa de seminário do PIM

O vice-prefeito e Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, juntamente com a coordenadora Marciane Matuella Heineck e a enfermeira Fabíola Fontana Favaretto, participaram do seminário Primeira Infância Melhor (PIM), realizado em Colinas.

Entre os objetivos está a implantação de políticas públicas para as crianças de até cinco anos, com foco no desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano. A ação tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.

Segundo Heineck, investir na primeira infância é crucial para garantir um desenvolvimento saudável e pleno das crianças. Durante os primeiros anos de vida, ocorrem importantes marcos no desenvolvimento emocional, cognitivo, psicomotor e de linguagem, que são fundamentais para o crescimento e aprendizado ao longo da vida.

 

Para saber

O encontro foi coordenado por Claudia Vidigal, Mestre em Psicologia pela PUC-SP e Pós-graduada em Administração para o Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha há 20 anos na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, principalmente colaborando com organizações da sociedade civil.

Foi Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério de Direitos Humanos e também presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CONANDA. É fundadora do Instituto Fazendo História e atual representante da Fundação Bernard van Leer, de onde lidera a iniciativa Urban95 no Brasil.

 

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

 

Leia mais

Vice-prefeito participa de entrega de emenda

Lairton Heineck esteve presente em solenidade de entrega de uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para a Associação Hospitalar Marques de Souza. Segundo ele, este é mais um recurso conquistado em Brasília com apoio dos vereadores e deputados parceiros, como é o caso do Elvino José Bohn Gass (PT).

“Este montante será de grande valia para manter e qualificar ainda mais a infraestrutura e os serviços de atendimento. Essa contribuição será fundamental para reformar as alas e quartos de internação. A ação do deputado demonstra um compromisso com a saúde da comunidade e contribui significativamente para o bem-estar e a eficiência do hospital. A verba será utilizada de forma responsável, visando sempre o benefício daqueles que necessitam dos serviços de saúde oferecidos pela instituição.”

Ainda participaram do ato o presidente Marco Aurélio Lima Trindade, o gerente administrativo Joel Francisco Zanella, o assessor parlamentar e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Müller entre outras autoridades e convidados.

 

Foto Edson Seidel e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

“A prevenção é fundamental para evitar a disseminação do vírus”

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e a prevenção é fundamental para evitar a disseminação do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda uma série de cuidados e medidas que podem ser adotadas para reduzir os riscos de infestação e proliferação do mosquito transmissor.

Segundo o secretário Lairton Heineck, além das medidas básicas, como eliminar recipientes que acumulam água parada e manter caixas d'água fechadas, é importante conscientizar a população sobre a importância de manter seus ambientes limpos e livres de possíveis criadouros do mosquito.

“A limpeza regular de calhas, a correta destinação do lixo e a colaboração de todos os moradores são essenciais para controlar a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, o uso de repelentes, telas de proteção em janelas e portas, e a manutenção de piscinas limpas e tratadas são medidas complementares que auxiliam na prevenção da dengue.”

Uma das ações desenvolvidas foi o recolhimento de pneus no Distrito de Tamanduá. Conforme o agente de epidemias Marcelo Grohe, todos precisam entender a gravidade da situação e fazer sua parte. “Embora não seja nossa obrigação dar um destino correto aos pneus, por exemplo, entendemos ser importante e fundamental auxiliar para evitar a proliferação e quem sabe até o contágio pela doença.”

 

Leia mais

Distrito de Tamanduá recebe Posto de Saúde reformado

“Para mim era um transtorno ir para a Unidade Básica do Centro. Dependia de ônibus e sempre demorava. Agora conseguirei fazer minhas consultas e a retirada de remédios do lado de casa novamente”, comemora Sueli Kohlrausch.

A opinião é compartilhada pelos vizinhos Osvaldo e Marlene Henicka. Eles aproveitaram a oportunidade para fazer os exames preventivos e consultar. “Temos ótimos profissionais e uma infraestrutura muito boa, o que nos traz segurança e agilidade na hora da necessidade de atendimento”, afirmam.

A Unidade Básica de Saúde do Distrito de Tamanduá foi reinaugurada na manhã deste sábado. O prédio passou por reformas no telhado e na parte interna. Segundo o vice-prefeito e Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, as obras são uma medida essencial para melhorar a infraestrutura e a qualidade de atendimento.

“Feliz também em poder compartilhar este momento com os moradores e usuários. Este é nosso objetivo: qualificar o atendimento com ambiente moderno e profissionais capacitados.” O valor aplicado chegou a R$ 124 mil com recursos próprios. O prédio ainda é sede da Agência dos Correios.

Para marcar o ato de reinauguração, foi organizada uma feira de saúde com a oferta de exames gratuitos e aplicação de vacinas. A UBS a partir da próxima semana também terá atendimento médico duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras.

Atendimento eficiente

O prefeito Fábio Mertz salienta a importância da população ter um atendimento qualificado e eficiente. “A infraestrutura reflete diretamente na qualidade de vida da comunidade, promove o bem-estar e previne doenças. Portanto, é dever do governo municipal assegurar um atendimento digno e acessível a todos, por isso colocamos a saúde como uma prioridade da gestão."

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Equipe alerta para proliferação do mosquito Aedes aegypti

A Administração Municipal, por meio da Vigilância Sanitária, setor vinculado à Secretaria de Saúde, prepara novas ações para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e ‎Zika Vírus).

Além das atividades já desenvolvidas de forma permanente, equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias trabalham com iniciativas de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito.

Conforme o agente de epidemias Marcelo Grohe, o aumento de casos em municípios vizinhos e a proliferação dos insetos em vários pontos de Marques de Souza traz preocupação. “É fundamental que cada um de nós faça a sua parte para combater esse vetor e prevenir a propagação da doença.”

Entre as orientações a mais importante é a eliminação de locais de acúmulo de água. “Vasculhe sua casa e quintal em busca de recipientes como pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros. Mantenha-os sempre limpos e secos.”

Outra orientação é o uso de repelente e roupas adequadas. Proteja-se contra as picadas do mosquito utilizando repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, principalmente durante o amanhecer e entardecer, orienta.

Colaboração

Conforme o prefeito em exercício, Lairton Heineck, em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dor nos olhos, manchas vermelhas na pele e dores musculares, é preciso buscar ajuda médica.

“Vamos unir forças para manter nossa cidade livre da dengue. A colaboração é essencial para proteger a saúde de todos.”

Leia mais

Cerimônia de posse das novas conselheiras

As cinco conselheiras tutelares tomaram posse em uma cerimônia na presença de autoridades municipais e assim iniciarem seus mandatos durante o quadriênio 2024/2028. Cristiane Melissa Krumenauer, Eliane Barbieri Fernandes, Alini da Costa Agostini, Juliane Aline Doertzbacher e Sara Andiele Primo Primon assumem como titulares, firmando o compromisso de zelar pelos direitos fundamentais da criança e do adolescente, conforme estabelecido pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Além das cinco eleitas como titulares, duas suplentes foram definidas para o cargo: Aline Schaeffer de Lima e Michele Marlete Busch, prontos para assumir em caso de necessidade.

“Este momento marca não apenas a posse dos conselheiros, mas o compromisso renovado da comunidade em assegurar o bem-estar, a integridade e a proteção dos jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para o crescimento e desenvolvimento de cada criança e adolescente. Não existe nada mais gratificante do que voltar a ver o sorriso e o brilho no olho de quem teve seus direitos violados”, conclui o prefeito Fábio Mertz e o vice-prefeito Lairton Heineck.

Ainda participaram da posse o Secretário Municipal de Administração, Ricardo Kich, Secretário Municipal de Obras, Marcelo Stoll, Secretário Municipal de Agricultura, Diego Bazzo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Liane Parise Nardino e representantes Rosale Rosa, Helena Carniel, Márcia Noll, pastor Dilson Krahn, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da comunidade.

 

Para saber

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Informações ou denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 9.9450-9961 (WhatsApp).

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Aplicação de BTI busca combater borrachudos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Estadual de Combate ao Simulídeo (Borrachudo), iniciou a aplicação de BTI em córregos e arroios, tanto no Centro como no interior.

Segundo o agente de Endemias, Marcelo Grohe, o combate ao mosquito borrachudo é de extrema importância para a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem em áreas onde esse inseto é comum. Embora o borrachudo não transmita doenças como o Aedes aegypti, ele pode causar incômodo e desconforto significativos.

“As suas picadas podem causar irritação na pele, alergias e até mesmo infecções secundárias se coçadas excessivamente.”

A presença do mosquito borrachudo pode limitar as atividades ao ar livre, como caminhadas, pescarias e passeios em áreas rurais. Além do produto, o Secretário Municipal de Saúde, Lairton Heineck, recomenda utilizar repelentes específicos, vestir roupas de manga longa e calças compridas quando possível e instalar telas de proteção nas janelas e portas.

Segundo ele, é fundamental aplicar o BTI em locais com água corrente como riachos ou arroios. "Desde 2016 não tínhamos um programa de combate e controle no município. O apoio da comunidade e a ajuda de aplicadores é fundamental para o sucesso das ações de controle.”

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Curso amplia qualificação para cuidadores de idosos

Secretaria da Saúde em parceria com o Senac Lajeado entregou o diploma para 15 alunas

O curso cuidador de idoso é uma formação que tem se tornado cada vez mais valorizada e necessária, diante do envelhecimento da população e da crescente demanda por profissionais capacitados para cuidar dos idosos. 

Segundo o vice-prefeito e Secretário da Saúde, Lairton Heineck (Republicanos), a primeira turma recebeu o diploma esta semana. Ao todo 15 alunas se inscreveram para participar da formação que visa capacitar profissionais para cuidar de idosos, tanto em casa quanto em instituições especializadas.

Para Heineck, a ideia surgiu devido ao aumento do número de pessoas idosas e a falta de profissionais qualificados para auxiliar. “A população cresce cada dia mais. O município conta com mais de 1,8 mil idosos acima dos 65 anos. Este projeto é fundamental para garantir uma formação de qualidade e ampliar as oportunidades de trabalho.”

Durante o curso, aprendem técnicas de cuidado, como higiene pessoal, alimentação, medicação, acompanhamento de atividades físicas e de lazer, entre outras. A capacitação foi realizada em parceria com o Senac Lajeado, sob coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Em breve, o município deve anunciar uma nova parceria com o Senac Lajeado e iniciar a formação da segunda turma.

 

Responsabilidade

Iliane Stumm foi uma das primeiras a fazer a inscrição. “Cuido de pessoas idosas no hospital há três anos e sempre buscava uma qualificação para ter mais conhecimento. No curso aprendemos muita coisa, como por exemplo, a fornecer a comida correta, oxigênio, sonda, medir a pressão, o pulso entre outros procedimentos importantes para cuidar com responsabilidade.”

 

As formandas

 

Maria Clair Garcia

Aqueles Zenatti

Elaine Giovanella

Claudete Pereira Souza

Lovarda Maria Both

Cleidiane Maria Lazzaron

Ângela Regina da Fonseca

Inês Cardoso

Treiceli Oliveira

Denise Seidel Rother

Vanderleia da Silva Santos

Luisa Barbieri

Iliane Stumm

Eliane Dhein

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Doação de roupas beneficia famílias carentes

A Secretaria Municipal da Assistência Social em parceria com a Defesa Civil, organizou uma ação de distribuição de roupas e agasalhos na Praça Recanto Livre, no Centro. O objetivo foi beneficiar as famílias mais carentes para enfrentar os dias mais frios e de chuva.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) também recebe doações (roupas masculinas e femininas de todos os tamanhos e faixas etárias, sapatos, roupas de cama, fronha, travesseiros e cobertores).

Os interessados em auxiliar podem fazer a entrega diariamente, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min, na Rua Carlos Jaeger, número 591, no Centro. Informações pelo telefone (51) 3705-1145.  

Além do CRAS, existem pontos de coleta nas escolas municipais, prefeitura, Posto de Saúde e Supermercado do STR.

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Posto de Saúde fechado para troca de telhado

A Unidade Básica de Saúde, do Distrito de Tamanduá está em obras. Entre as melhorias em andamento está a troca do telhado, cuja estrutura estava bem comprometida. O investimento chega a R$ 124 mil, com recursos próprios.

“Iremos qualificar, otimizar e readequar os serviços da atenção primária, investindo na infraestrutura, equipamentos, recursos humanos e serviços. Vamos oferecer um atendimento qualificado e digno. Bem como melhores condições aos nossos colaboradores, diretos e indiretos”, destaca.

Enquanto as obras prosseguem, o atendimento é feito na Sede. Informações pelo telefone (51) 3705-1051.

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Conferência discute políticas públicas de assistência social

O salão da OASE sediou recentemente a Conferência Municipal de Assistência Social. Com cerca de 70 participantes inscritos, nesta edição teve como tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos” e envolveu cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e por fim, Benefício e Transferência de Renda.

De acordo com a presidente do Conselho, Ana Caroline Schneider, as propostas discutidas e aprovadas buscam o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Foi uma ocasião propícia para compartilhar experiências, discutir propostas e elaborar estratégias que contribuam para a evolução dos projetos.”

O Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, entende que este é um momento fundamental para avaliar a efetividade das políticas e estabelecer direcionamentos para o SUAS.

“As conferências são espaços privilegiados de diálogo e participação, nos quais é possível ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções conjuntas. É uma oportunidade valiosa para fortalecer e aprimorar as políticas de assistência social em nosso município.”

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Distribuição de roupas e agasalhos

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) organiza para quinta-feira, dia 6, uma distribuição de roupas e agasalhos na Praça Recanto Livre, no Centro. Na parte da manhã, o grupo atende ao público das 9h às 11h30min e de tarde, das 13h às 16h.

A população também pode fazer doações de roupas de inverno, cobertores, roupas de cama e calçados em bom estado de conservação.

 

Foto divulgação e Texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Arraial da vacina imuniza público de todas as faixas etárias

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizou na manhã deste sábado o Arraial da Vacina. Segundo o Secretário Lairton Heineck (Republicanos), o objetivo da ação foi possibilitar para o público em geral se imunizar contra a gripe, Covid 19 e atualização da caderneta com aplicação de doses de rotina para todas as faixas.

“As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos. Ficamos felizes com tantas pessoas que procuraram nossa equipe.”

Além de comes e bebes tradicionais de São João, ainda foram colocados à disposição das crianças brinquedos infláveis. As doses ainda podem ser aplicadas no Posto de Saúde.

O local está aberto das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. No ato da vacina é imprescindível portar o cartão de vacinação e documento de identidade. Informações pelo telefone (51) 3705-1051.

 

Doses disponíveis

Vacina contra a gripe: acima de 6 meses de idade;

Vacina bivalente: adultos (acima de 18 anos) que tenham realizado pelo menos duas doses da monovalente (última dose feita há mais de 4 meses);

Vacina Covid para crianças: a partir dos 6 meses de idade e adolescentes que não realizaram, ou estão em atraso com alguma dose;

Estarão disponíveis doses de vacinas de rotina para todas as faixas etárias

 

Fotos Divulgação e Texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

CRAS realiza festa junina de integração

O Centro de Referência de Assistência Social realizou a festa junina para integrar os grupos atendidos. Segundo uma das organizadoras , Daniela Wiland, o CRAS e a equipe busca sempre proporcionar momentos e atividades diferenciadas. “Melhora a qualidade de vida, a autoestima e a socialização entre os participantes e a comunidade.”

As atividades foram acompanhadas pelo orientador social Glauco Rodrigues, a psicóloga Betina Kasper, as assistentes sociais Ana Caroline Schneider e Eva Maria Jardim e a coordenadora Liane Nardino Parise. “Nossa equipe preparou tudo com muito carinho. Juntos transformamos este momento inesquecível e único.”

Conforme o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social Lairton Heineck (Republicanos), a ação envolveu famílias, crianças, jovens, adultos e idosos. 

“Tivemos muitas brincadeiras, dança, música e deliciosas comidas típicas. São ações simples, mas que trazem inúmeros benefícios como o desenvolvimento de habilidades, provoca alegria, estreita vínculos, promove autoconfiança e segurança.”

Confira mais imagens no álbum: https://www.facebook.com/media/set?set=a.743657917769362&type=3

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Deputado entrega oficialmente dois carros

O deputado estadual Sérgio Perez (Republicanos),  esteve reunido na tarde de hoje com o prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito e Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck (Republicanos) para fazer a entrega oficial de um Onix Sedan e uma Spin.

Estes veículos serão utilizados no deslocamento de profissionais e pacientes que necessitam de atendimento em outras cidades. O investimento total chega a R$ 250,7 mil.

“A prioridade é qualificar cada vez mais o atendimento na saúde. Com estes veículos conseguimos oferecer mais segurança e agilidade no deslocamento dos pacientes aos seus pontos de atendimento fora do município. Queremos agradecer ao deputado pelo empenho e auxílio”, destacam Mertz e Heineck.

O deputado acolheu novas reivindicações da comunidade durante o encontro em que também foram debatidas ações de enfrentamento à estiagem, além de medidas para aliviar transtornos e demandas resultantes das obras de duplicação da BR-386.

Na condição de membro da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, Peres se colocou à disposição para a realização de uma audiência pública para tratar das demandas do município, principalmente na questão do trevo de acesso à cidade e vias marginais.

Prestigiaram a entrega o Secretário Municipal de Obras, Marcelo Stoll, o Secretário Municipal da Agricultura, Diego Bazzo, a Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thiele, o Secretário Municipal da Administração, Ricardo Kich, a presidente da Câmara de Vereadores Sandra Scherer, o vereador Osmar Finatto (Republicanos), Lorival Paulo Fleck (PP), Rudi Heid (PTB), Rubens Heineck (Republicanos), Roberto Kremer (PTB) e Amenófis Stacke (Republicanos), além de servidores e lideranças comunitárias.

 

Foto Prefeitura de Marques de Souza

Leia mais

Em um ano, programa distribuiu mais de 8 mil medicamentos

O espaço funciona junto à Unidade Básica de Saúde Dr. Juca, no Centro, onde é possível fazer o descarte correto

Instituído em dezembro de 2021, o programa Farmácia Solidária completou um ano de funcionamento e desde então distribuiu 8,2 mil unidades.

Conforme o Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck (Republicanos), o objetivo é atender a população com a distribuição gratuita de medicamentos, estimular o descarte correto dos comprimidos e embalagens e diminuir a automedicação.

“Criamos um espaço junto à farmácia, onde é possível fazer o descarte com as farmacêuticas, ou caixas coletoras. Também é possível fazer a retirada dos medicamentos.”

Em um ano de funcionamento mais de 20 mil itens foram recebidos. A Farmácia Solidária possui 312 produtos cadastrados e atende hoje 118 pacientes. Num período de 12 meses mais de 8 mil medicações foram distribuídas aos pacientes e cerca de 5,2 mil foram descartadas.

Toda a medicação recebida na farmácia passa por uma triagem. O trabalho é coordenado pela farmacêutica Larissa Conte. São consultadas datas de validade, qualidade dos comprimidos e embalagens e após é feita a destinação das unidades nas prateleiras. A entrega aos pacientes ocorre apenas mediante receita médica.

Conforme Heineck, o programa auxilia muitas famílias que não encontram algum medicamento na rede privada e nem pública. “Muitas vezes quem precisa não consegue adquirir a medicação, não só por falta de recursos financeiros, mas porque o produto está em falta no mercado. Com a Farmácia Solidária, muitas vezes, conseguimos disponibilizar estes medicamentos em falta nas farmácias e que ficariam guardados até vencer. E ainda evitamos que a pessoa fique sem o remédio para seu tratamento.”

 

Inspiração

A Farmácia Solidária está em funcionamento desde dezembro de 2021. O projeto é inspirado em uma ação desenvolvida no município de Farroupilha, que deu origem a uma a lei 15.339/2019 de autoria da então deputada estadual Fran Somensi (Republicanos)

Em Marques de Souza o projeto foi apresentado pela Câmara de Vereadores, aprovado e sancionado como lei municipal. O espaço funciona junto à Unidade Básica de Saúde Dr. Juca, no centro, onde é possível fazer o descarte correto de medicamentos.

 

Como funciona

Todos os medicamentos recebidos passam por triagem e análise técnica, para ver se estão preservados corretamente, dentro da validade e próprios para o consumo. Após esta primeira análise, serão separados e disponibilizados para quem precisa. Como todo medicamento, a retirada acontece somente com prescrição médica, devidamente válida.

No local, também são aceitos remédios vencidos ou que estragaram devido ações da umidade, por exemplo. Estes terão como destino o descarte correto.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Secretaria de Saúde recebe dois carros novos

O total aplicado chega a R$ 250,7 mil. Investimento traz mais conforto e agilidade no transporte de pacientes

Garantir mais agilidade e conforto no atendimento. Esse é o propósito da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social ao comprar mais dois carros novos, um Onix Sedan 2022 e uma Spin 2022.

O total aplicado chega a R$ 250,7 mil. Os recursos foram repassados pelo Deputado Estadual Sérgio Perez (Republicanos), recursos do governo federal e contrapartida da administração municipal.

A entrega foi realizada pelo prefeito Fábio Mertz (PP), vice-prefeito e secretário Lairton Heineck (Republicanos), presidente da Câmara de Vereadores Rudi Heid (PTB), Secretário da Administração Ricardo Kich e o servidor João Jung.

“A prioridade é qualificar cada vez mais o serviço. Estes veículos serão utilizados no deslocamento de profissionais e pacientes que necessitam de atendimento em outras cidades. Vamos garantir conforto e segurança”, afirma Heineck.  

Para Mertz, "estes investimentos são possíveis graças ao cuidado com o dinheiro público. Os pacientes, além de terem mais segurança e conforto, conseguem fazer um deslocamento com agilidade ao ponto de atendimento.”

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Oficina evidência alimentação saudável

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Emater organizou uma oficina sobre boas práticas, alimentação saudável e segurança alimentar aos beneficiários dos serviços. O evento ocorreu no Salão da Oase.

Os trabalhos foram coordenados pelo nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto Lucas Gerhardt com o acompanhamento da coordenadora do CRAS Liane Parise Nardino e as assistentes sociais Eva Maria Jardim e Ana Carline Schneider.

Na parte da manhã ocorreu palestra sobre alimentação saudável, boas práticas e segurança alimentar ministradas pelas técnicas da Emater. Ao meio dia foi servido almoço e a seguir as participantes produziram várias receitas tendo como base produtos naturais e nutritivos.

“Encerramos com a degustação e a presença do prefeito Fábio Mertz (PP), o qual ressaltou a importância de cuidar da saúde por meio dos alimentos ingeridos. Reforçou a importância do trabalho e projeto em andamento e desenvolvidos em prol da população, com foco na qualidade de vida e bem-estar.”

 

Fotos Divulgação

Leia mais

Grupos confeccionam enfeites natalinos

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) encerrou as atividades de artesanato com a confecção de artigos e enfeites natalinos. Segundo a coordenadora Liane Nardino Parise, participaram das atividades o grupo de idosas Azaléias e participantes do PCD’s.

“Tivemos um ano cheio de encontros e projetos maravilhosos sempre com foco na autoestima, na integração e bem-estar de todos os envolvidos. Estes momentos todos guardarão na memória para sempre.”

Todos os projetos foram supervisionados pela assistente social Ana Caroline Schneider e desenvolvidos pela oficineira Dejanira Bianchetti.

 

Foto Divulgação

Leia mais

Nota técnica de alerta para o covid-19!

NOTA INFORMATIVA COVID-19

 A NOTA TÉCNICA Nº 16/2022-CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS de 12 de novembro de 2022 trouxe um alerta acerca do aumento do número de casos de COVID-19 e circulação de novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron, com ênfase nas sublinhagens BQ.1*, BA.5.3.1.

Em relação ao município de Marques de Souza, está sendo registrado um aumento da demanda por atendimentos nas unidades de saúde por pacientes com sintomas de síndromes gripais. Até o presente momento, há o registro de 08(oito) casos ativos de Covid-19 no município. Dos quais, 01(Um) paciente, idoso, encontra-se internado no Hospital Marques de Souza, com quadro de estado de saúde estável. Quanto aos demais casos, todos estão com sintomas leves, típicos de ¨resfriado¨, realizando o tratamento em casa.

 A Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 no município iniciou em 20 de janeiro de 2021. Até a presente data, foram aplicadas 11.037 doses no município. Desde o período de maior gravidade da pandemia de Covid-19 até o presente momento, foram realizados inúmeros investimentos na rede de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, na rede Hospitalar, na aquisição de insumos e na contratação e capacitação de profissionais da saúde.

          As orientações técnicas, protocolos e informações são atribuições exclusivas do Comitê de Operações de Emergência municipal e da Secretaria da Saúde, que serão feitas através de Nota Oficial, divulgada nos canais oficiais do município, baseadas nas orientações da comunidade científica e dos órgãos estaduais e federais responsáveis pela Vigilância em Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Repreendemos, com veemência, a circulação de qualquer boato ou notícia falsa em relação à vacinação, cancelamento de aulas, cancelamento de eventos e aos casos de Covid-19 no município. Iremos continuar fazendo o nosso trabalho, com transparência, coragem e determinação, pela preservação do acesso ao trabalho, à educação, à saúde e pela preservação da vida.

          Diante do exposto, a Secretaria de Saúde de Marques de Souza recomenda como medidas para prevenção e controle da COVID-19:

 

a) Reforçar a importância das vacinas atuais da campanha de vacinação contra a COVID-19, incluindo as doses de reforço;

b) A intensificação das ações de vacinação contra a COVID-19 para o alcance da população, em todas as faixas etárias, com doses em atraso, visando à completitude do esquema vacinal;

c) A importância do uso de máscaras de proteção para a população mais vulnerável (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela COVID-19, como: locais fechados e mal ventilados e/ou com aglomeração;

d) O uso de máscaras de proteção em ambientes fechados com baixa ventilação e/ou risco de aglomeração e transporte coletivo;

e) O uso de máscara de proteção nos estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde (unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, pronto atendimento, farmácias e drogarias; laboratórios; centros de diagnóstico, entre outros);

f) O uso de máscara para os cuidadores;

g) O uso de máscaras para indivíduos com síndrome gripal;

h) O uso de máscara para contactantes de casos confirmados, bem como o monitoramento do surgimento de sinais e sintomas;

i) para Instituições de Longa Permanências de Idosos(Lar de Idosos), dada a vulnerabilidade dessa população, reforçamos que: as visitas sejam suspensas ou realizadas ao ar livre sempre que possível, mantenham-se os ambientes arejados e limpos possibilitando a circulação e troca de ar, realizem higiene de mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, funcionários e visitantes utilizem máscara durante a permanência na instituição, preferencialmente PFF2, de modo a proteger os idosos que residem no local.

j) a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Lairton Heineck

Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social

 

Marques de Souza, 09 de dezembro de 2022.

 

Leia mais

Vacina contra a covid-19 para crianças

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social começou a vacinar as crianças com idade entre 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias com comorbidades. Os pais ou responsáveis interessados em aplicar a dose devem fazer o agendamento pelo telefone (51) 9.99268759.

É preciso apresentar um atestado médico para comprovar a comorbidade. Já as crianças com idade abaixo de 12 anos também devem agendar a aplicação por telefone.

Leia mais

O mais importante é sua saúde e bem-estar

Encontro abordou a importância da prevenção como forma de evitar o câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizou um encontro para as mulheres no Salão da OASE. A programação, alusiva ao Outubro Rosa, teve palestra com a médica ginecologista e obstetra Ritajaína de Lima Freitas, animação musical com o professor Glauco Rodrigues e sorteio de brindes doados pela Cooperativa Certel.

“Precisamos conhecer nosso corpo, nos tocar e cuidar da nossa saúde. Quanto antes a mulher descobrir o câncer, maior a chance de cura”, destacou Ritajaína. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em subdesenvolvidos.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, é o mais frequente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas no Sul (74,30 mulheres em 100 mil) e no Sudeste. A estimativa é de 66.280 novos no Brasil para 2022. A médica ainda falou do câncer de colo de útero e ovário.

Confira mais imagens do evento:
 

Fatores de risco

Ritajaína destacou os fatores de risco como obesidade após a menopausa, tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, sedentarismo, entre outros. “Devem ser examinadas por um profissional experiente e fazer o rastreamento com Mamografia anualmente todas as mulheres a partir dos 40 anos até 69 anos. Caso tenham algum familiar (mãe ou irmã) com a doença, é preciso consultar 10 anos antes da idade no diagnóstico, cada caso deve ser avaliado individualmente. Em torno de 95% dos casos, quando descobertos precocemente, tem cura.”

Para o secretário Lairton Heineck, o momento foi de conscientização. “Garantimos que nenhuma mulher ficará sem atendimento. O cuidado e acolhimento são o primeiro passo para o tratamento eficaz.” Os exames podem ser marcados pessoalmente na Unidade Básica de Saúde ou pelos telefones (51) 3705-1051 ou (51) 9.9921-8759 (WhatsApp).

 

“Todo cuidado é pouco”

Dirce Schneider descobriu o câncer de mama faz sete anos e desde então está em tratamento. Apesar de estar controlado, destaca a importância do diagnóstico precoce e do cuidado diário. “Foi um susto muito grande. Hoje estou em boa recuperação. Cada mulher precisa se conhecer, se tocar e caso sinta alguma alteração, procurar apoio médico imediatamente. Somente a prevenção ajuda a evitar a doença e caso a tenhamos, quanto mais cedo fizermos o tratamento, antes estaremos curadas.”

 

Faça o autoexame

Debaixo do braço direito e esquerdo;

Toda a mama;

Por cima da mama;

Deite-se e toque-se;

Explore realizando círculos.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Município inicia programa para controle de Borrachudos

Aplicação de BTI busca reduzir proliferação dos insetos e desconforto para moradores

Quando é calor, são comuns também os inconvenientes mosquitos borrachudos que rodeiam as localidades cortadas por rios, córregos ou riachos. Ano após ano, quando não controlados, atrapalham a vida de todos que “se obrigam” a conviver com eles.

Pensando em facilitar o dia a dia da população a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) elaboram um plano de trabalho para aderir ao programa de aplicação do inseticida biológico Bacillus thuringiensis israelensis (BTI) que dificulta a proliferação de larvas do mosquito.

“Uma limpeza correta dos rios, evitando dejetos de animais, por exemplo, aliada a preservação da mata ciliar, junto com a correta aplicação do BTI, é a receita mais eficaz para o combate dos mosquitos. Precisamos da colaboração de todos”, destaca o vice-prefeito e secretário Lairton Heineck (Republicanos).

O produto foi aplicado pela última vez em 2016. Conforme o técnico agrícola Michel Batistti e o agente de epidemias Marcelo Grohe, o BTI é um produto específico para a larva do mosquito borrachudo, que se desenvolve apenas em água corrente.

“Ele não mata o mosquito adulto, por isso sua utilização em outros locais que não tenham água corrente não fará diferença nenhuma no combate ao mosquito. O produto também não mata peixes ou outros animais aquáticos ou pragas de lavoura”, explicam.

 

Como evitar o borrachudo

- Mantenha a pocilga e o estábulo longe dos rios ou riachos para que eles não fiquem contaminados com os dejetos;

- Evite o desmatamento e replante trechos destruídos, preservando os inimigos naturais do borrachudo e para impedir o deslocamento dos borrachudos;

- Só utilize agrotóxicos com orientação técnica e evite, ao máximo, a contaminação de riachos;

- Evite a pesca e a caça e não mate os predadores dos borrachudos;

- Verifique a situação de esgotamento sanitário da sua residência para evitar a proliferação do inseto.

 

Sobre o mosquito

O mosquito borrachudo é um inseto da família dos simulídeos, mas que não tem nada a ver com o pernilongo. Os borrachudos gostam de voar durante o dia, com sol quente e ainda bem pequenos. A fêmea é quem dá a picada e se alimenta do sangue de mamíferos. A região da pele atingida incha porque quando o inseto pica injeta uma substância que provoca uma reação alérgica na pele.

A fêmea adulta deposita os ovos em folhas e galhos submersos em água corrente dos riachos. Os ovos viram larvas e pupas, e depois de 25 dias o borrachudo adulto sai de dentro da água. Quando a fêmea é fertilizada, procura um mamífero para picar, porque o desenvolvimento dos ovos que ela carrega depende da proteína do sangue, que pode ser o de um ser humano.

Ao contrário do mosquito da dengue, por exemplo, o borrachudo não gosta de água parada, e quanto mais sujeira houver, melhor para ele. As larvas se alimentam de matéria orgânica, por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Marques de Souza recebe o selo de “Município Amigo da Vacina”

Cidade superou em mais de 20% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde

A Administração Municipal foi reconhecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul com o selo de “Município Amigo da Vacina”. A homenagem se dá devido ao esforço e empenho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social em imunizar  crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias.

Conforme a responsável pela aplicação das doses, Maristela Fleck, a meta era aplicar 146 vacinas e já alcançamos 168. “Isso representa 20,6% acima da média estipulada pelo Ministério da Saúde. Nós enquanto trabalhadores da saúde ficamos imensamente gratos pelo reconhecimento. E devemos esse selo ao intenso trabalho em equipe que realizamos e vamos manter até o dia 22 quando a vacinação será encerrada.”

Conforme os dados mais recentes, 313 dos 497 municípios do Estado estão abaixo do percentual definido pelo Ministério da Saúde. Outro ponto que provoca alerta é a queda vacinal nos últimos anos: 53% dos municípios gaúchos alcançaram a meta em 2016. Em 2022, apenas 34% chegaram à cobertura esperada contra a pólio até o momento.

 

Esforço conjunto  

Para o secretário Lairton Heineck, o resultado alcançado é fruto do trabalho conjunto entre os agentes da saúde, educação e população em geral. “Juntos buscamos sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia. A vacina é a forma que temos de proteger nossas crianças, por isso não medimos esforços para facilitar o acesso às doses.”

 

Doses aplicadas

Poliomielite

Meta – 146

Aplicadas - 168 (115,6% - 20,6% acima da média)

 

Covid-19

1ª dose – 3.710

2ª dose – 3.584

3ª dose ou 1º reforço – 2.770

4ª dose ou 2º reforço – 805

Dose única – 102

Dose adicional – 03

 

Atendimento

O Posto de Saúde está aberto diariamente, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h para aplicação das doses contra a poliomielite. Já para as doses de covid-19 as crianças entre 3 e 11 anos precisam agendar a aplicação pelo telefone (51) 3705.1051. Quem tiver acima desta idade pode fazer a vacina sempre às quartas-feiras, na Unidade de Saúde Central, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h.

 

Todo cuidado é pouco

A poliomielite é uma doença causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, e normalmente atinge crianças com menos de quatro anos. Os sintomas são semelhantes aos de infecções respiratórias (febre e dor de garganta) e gastrointestinais  (náusea, vômito e prisão de ventre). Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, capaz de causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

“Esta obra é fruto do envolvimento comunitário”

Estrutura será administrada pela Associação Hospitalar Marques de Souza e terá capacidade para 26 hóspedes

Na presença de autoridades regionais e comunidade em geral a Associação Hospitalar Marques de Souza fez a entrega do Lar geriátrico Dona Dora. A casa está instalada na antiga residência dos médicos, localizada ao lado da farmácia e do hospital.

A estrutura tem capacidade para atender 26 hóspedes e tem  690,05 metros quadrados. São oito suítes, todas adaptadas às normas e exigências da Secretaria Estadual da Saúde. A estrutura conta ainda com sala de convivência, de oficinas terapêuticas, de jogos, refeitório, espaço de recreação e jardim.

O projeto foi iniciado em 2018. O atendimento será prestado por profissionais de saúde de diversas áreas como médicos, enfermeiras, cuidadores, nutricionistas e técnicas em enfermagem.

Para o presidente Marco Aurélio Lima Trindade, a vocação da entidade é cuidar de pessoas. “Verificamos que o município não tinha uma estrutura dessas e por isso investimos na área. Este projeto foi realizado com ajuda da comunidade e do poder público. É uma obra feita a muitas mãos, numa demonstração de que podemos trabalhar em conjunto para o bem-estar de todos”.

Segundo o administrador da instituição, Joel Zanella, os recursos oriundos do lar serão aplicados no equilíbrio das finanças do hospital. “É um espaço de excelência com toda a estrutura clínica e de acompanhamento, com localização estratégica.”

 

Momento histórico

Para o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social, Lairton Heineck (Republicanos), a concretização do projeto é um momento histórico. No município possui mais de 1,3 mil idosos com idade acima de 65 anos e este número vai dobrar na próxima década, segundo estatísticas estaduais e nacionais.

“A palavra geriatria passará a fazer parte da vida, saúde e assistência dos pequenos municípios. Em parceria com o hospital e com aprovação da Câmara de Vereadores destinamos R$ 200 mil e ainda todo aporte com serviços de horas máquinas para tornar este sonho realidade. Esta obra somente foi possível pelo envolvimento comunitário, característico da nossa cidade e região em prol do hospital”, destaca Heineck.

O prefeito Fábio Mertz (PP) reforçou a importância de oferecer aos que têm necessidades, um espaço moderno e com profissionais treinados para dar toda assistência, com segurança, bem-estar e foco na garantia de qualidade de vida na melhor idade.

 

A estrutura

Enfermagem 24h

Atividades recreativas

Localização privilegiada (próximo ao hospital e farmácia)

Leitos com banheiro

Climatização

Monitoramento 24h

Piso porcelanato e antiderrapante nas áreas exigidas

Médico

Nutricionista

Sala de jogos

Chamada de emergência

Internet

Contato com a natureza

Hospedagem integral, temporária, reabilitação pós-cirúrgica, recuperação de traumas e recuperação pós-alta hospitalar  

 

Jantar e sorteio de prêmios

Para o próximo sábado, dia 8, está programado um jantar beneficente para a instituição no Salão da União Centenária. Na noite serão sorteados os 29 prêmios da rifa beneficente, entre eles uma moto Honda CG 160. Os cartões estão sendo vendidos apenas de forma antecipada. Mais informações pelos telefones (51) 3705-1080 ou (51) 9.8608-0949.

 

Quem foi Dona Dora

Dona Dora nasceu no dia 13 de outubro de 1903. Para gerenciar e administrar o hospital chegou em Marques de Souza em 1945, vindo de Mata, cuja função exerceu até 1976, com muita competência e dedicação.

As dificuldades eram muitas, enfrentou todas com coragem, superando diversas crises financeiras e se hoje a instituição permanece em funcionamento, muito deve a ela. Solteira, residia na casa de saúde e tinha como companhia seu cachorrinho fox e um papagaio.

Encontrava na pescaria do rio Forqueta, jogo de cartas com amigos e viagens em família a forma de se descontrair. Faleceu em 7 de maio de 1993, sendo sepultada no Cemitério Evangélico de Marques de Souza.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Município supera meta de vacinação

Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social abre Posto no dia 8 de outubro  

Os pais ou responsáveis com crianças, cuja idade é inferior a cinco anos, têm até o dia 30 para tomar a dose de reforço contra a Poliomielite. Conforme a responsável pela aplicação das doses, Maristela Fleck, a meta era aplicar 146 vacinas.

“Até o momento já vacinamos 159 crianças. A vacina da Poliomielite, dose extra, é exclusiva a menores de 5 anos e obrigatória a todos.”

Além da aplicação no Posto, estão sendo feitas visitas nas escolas do município para fazer a avaliação das carteirinhas para atualizar quando do atraso ou falta de alguma dose. Na terça-feira, dia 27, na parte da tarde, será visitada a Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino José Frainer, em Linha Atalho.

 

Sem cura

O surgimento de um caso nos Estados Unidos, no Condado de Rockland, no subúrbio da cidade colocou as autoridades de saúde em alerta.

“A poliomielite não tem cura. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas”, afirma o secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck.

No Brasil, a doença é considerada erradicada desde 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a vacinação no país, não há circulação do vírus desde 1990.

 

Multivacinação

Esta campanha busca atualizar as cadernetas aos menores de 15 anos, e deixar em dia a imunização contra outras possíveis doenças, aplicando entre elas vacinas do HPV, Meningo ACWY (meningite), Febre Amarela e Antitetânica (tétano). As duas principais: Meningo ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos até junho/2023; HPV de 9 a 14 anos, agora na mesma faixa etária para meninas e meninos.

A Tetra Viral, Febre Amarela e a Tríplice Viral são aplicadas sempre às sextas-feiras, das 8h às 16h.

 

Covid-19

As doses são aplicadas nas quartas-feiras para adolescentes com idade acima de 12 anos e adultos acima de 18 anos. Já para crianças com idade entre 3 e 11 anos será feito um mutirão no dia 8 de outubro, na Unidade Básica de Saúde do Centro, entre às 8h e 11h30min. Mais informações pelo telefone (51) 3705-1051.

 

Foto Divulgação

Leia mais

CRAS realiza integração em Bela Vista do Fão

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realiza encontros mensais com pessoas idosas. Em Bela Vista do Fão o tema desde ano foi alusivo aos festejos farroupilhas com muita música, dança e comida típica.

As reuniões são organizadas pela coordenadora Liane Nardino Parise, a assistente social Ana Caroline Schneider e o professor de música Glauco Rodrigues. “Tivemos a presença de cavaleiros, alunos da Escola Estadual Frei Antônio que realizaram apresentação de danças e depois servimos um lanche. Foram momentos de muita alegria para mantermos vivas as tradições, a cultura e costumes gauchescos”, destaca Liane.

Leia mais

Vice-prefeito e secretário está em Brasília

Lairton Heineck (Republicanos), vice-prefeito e secretário da Saúde e Assistência Social, está na capital federal para acompanhar projetos em andamento em diversas áreas do município, com agendas específicas no Ministério da Saúde.

Também esteve em audiência com Danylo Vilaça, responsável pelo Departamento de Estratégia da Saúde da Família (DESF) e na Secretaria de Atenção Primária da Saúde (SAPS).

“Buscamos a habilitação em novos programas, resolver uma inconsistência de dados do E-SUS, além do credenciamento e habilitação de saúde bucal e Programa de Estratégia de Saúde da Família.”

 

Foto Divulgação

Leia mais

Mutirão de cirurgia eletiva quer reduzir filas

Em torno de 80 pacientes serão atendidos nos próximos meses pela Secretaria da Saúde e Assistência Social

Para atender uma demanda antiga no município e reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, a Secretaria da Saúde e Assistência Social anunciou um mutirão de procedimentos.

Conforme o secretário Lairton Heineck, o atendimento aos pacientes será através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa – VRT), sendo os procedimentos realizados na Associação Hospitalar Marques de Souza, Hospital Ouro Branco de Teutônia e no Hospital de Estrela.  

“Temos pacientes na fila desde 2017. A meta é atender cinco pessoas por mês. Sabemos do sofrimento, da dor e muitas vezes da angústia na espera por uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde e por isso queremos auxiliar. Tudo será pago com recursos de emendas parlamentares e recursos próprios."

Serão realizadas cirurgia de hérnia, lipoma e vesícula. Os pacientes serão chamados por ordem crescente para realização de exames e consultas preparatórias.

As pessoas que serão contempladas serão contatadas pela secretaria e não há a necessidade de irem ao posto. “Em casos de urgência, estes são encaminhados para o Hospital Bruno Born, de Lajeado, com o qual também temos convênio.”

Segundo Heineck, o número de pessoas com esta necessidade aumentou muito em função da pandemia, quando as instituições conveniadas pararam de atender, formando uma fila de espera maior que hoje chega a 80 pessoas.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Arraial do CRAS integra grupos

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu um grande arraial na tarde de ontem no Salão da Oase. Segundo a coordenadora Liane Parise Nardino, foi um encontro muito bonito, com muita dança, música com o professor Glauco Rodrigues, pescaria e muita comida típica.

“Foi contagiante ver a alegria de todos. São momentos marcantes que ficam na memória e ajudam a aumentar a autoestima e a promover a integração.” O evento foi organizado em parceria com a Secretaria da Saúde e Assistência Social.

 

Oficinas

Os encontros presenciais ocorrem na sede e comunidades do interior sempre acompanhados de assistente social, professor de música e a oficineira Dejanira Bianchetti.

São atendidos grupos de idosos, integrantes do Bolsa Família, PCD's, crianças e adolescentes. 

Leia mais

Visitas levam música, alegria e autoestima

O Programa “Cras em minha casa” leva alegria, muita música e eleva a autoestima de pessoas idosas e com deficiência. Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Liane Parise Nardino, as visitas são acompanhadas pelo professor Glauco Rodrigues.

“Levamos uma palavra de conforto, relembramos momentos de antigamente e tudo regado a muita música e boas risadas. São encontros maravilhosos.”

Os encontros presenciais na sede da entidade também foram retomados e ocorrem quinzenalmente  acompanhados pela assistente social, professor de música e oficineira Dejanira Bianchetti.

São atendidos grupos de idosos, integrantes do Bolsa Família, PCD's, crianças e adolescentes. O trabalho também é desenvolvido nas comunidades do interior.

 

Foto Divulgação

Leia mais

Prefeito participa de inauguração de UTI

A nova ala com 10 leitos pediátricos representou um investimento no valor de R$ 3,3 milhões

Secretário de Saúde e Assistência Social e prefeito em exercício, Lairton Heineck (Republicanos), participou ontem, na presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária da Saúde, Arita Bergmann, da inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica Lázaro José Dresch Kamphorst, no Hospital Bruno Born, em Lajeado.

Feita com recursos estaduais da primeira fase do programa Avançar na Saúde, a nova ala com 10 leitos de UTI pediátricos representou um investimento no valor de R$ 3,3 milhões.

A UTI pediátrica começará a prestar serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na próxima segunda-feira, dia 13. Essa será a única UTI dedicada ao atendimento de crianças do Vale do Taquari.

A unidade recebeu o nome em homenagem ao menino Lázaro José Dresch Kamphorst, que foi internado no hospital desde o nascimento até os quatro anos, quando faleceu.

Diretor Administrativo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel comemora a conquista e destaca a importância do serviço para a região.

“O fechamento da UTI Pediátrica, no ano passado, causou grande apreensão e nos deixou em uma situação delicada. Felizmente, com o apoio do governo estadual, da Secretaria da Saúde e da administração municipal, conseguimos contornar a situação e, em dezembro, dar início às obras da nova ala”, relembra.

Destaca que a partir da reabertura o hospital volta a oferecer, para estes pacientes, um serviço fundamental e de extrema qualidade, com ambientes novos, equipamentos de última geração e equipe capacitada para o atendimento médico pediátrico intensivo.

 

Momento histórico

Para Heineck, a entrega é um momento histórico para a saúde do Vale do Taquari. “A dificuldade de disponibilidade de leitos de UTI pediátrica é enorme em todo o Estado, e agora, celebramos a entrega de 10 leitos, com um atendimento humanizado, pensado em cada detalhe e sob coordenação de profissionais altamente qualificados. É gratificante!.”

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, as conselheiras tutelares Michele Busch, Roselaine Wiland da Costa , Caroline Los e Sara Primom realizaram visitas para buscar engajar a comunidade na luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual.

Em visita ao prefeito Fábio Mertz (PP), ressaltaram que todos tem como dever garantir para as crianças e os adolescentes o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida. “Os pais e responsáveis devem ficar alertas aos possíveis sinais de abuso e evitar expor as crianças e adolescentes ao risco. Em  qualquer suspeita é preciso fazer a denúncia”, enfatizam. O número do disque direitos humanos é 100. 

Leia mais

Conselheiros Tutelares debatem Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

As conselheiras Michele Busch, Roselaine Wiland da Costa , Caroline Los e Sara Primom participaram de um encontro regional para debater estratégias voltadas ao combate da violência infantil, na Prefeitura de Lajeado.

Segundo elas, o evento foi importante para definir estratégias de como evitar estas situações, formas de denunciar e identificar possíveis casos e oferecer ajuda aos envolvidos. Os trabalhos foram coordenados pelo promotor do Ministério Público, Sérgio Diefenbach e pela delegada Márcia Bernini.

Os municípios representados foram  Lajeado, Marques De Souza, Cruzeiro Do Sul, Sério, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Canudos Do Vale, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Arroio Do Meio, Teutônia e Estrela.

 

Foto Divulgação

Leia mais

Cras desenvolve Projeto Saberes

O Centro de Referência da Assistência Social desenvolve diversas oficinas com os grupos atendidos, entre os integrantes do Bolsa Família. Segundo a coordenadora Liane Nardino, com elas a equipe desenvolve o projeto Saberes.

“Realizamos trabalhos manuais para despertar a criatividade, a socialização, a interação e melhorar a sua comunicação. São momentos de aprendizado e lazer.” Participam das atividades todas as famílias cadastradas no município. 

 

Foto Divulgação

Leia mais

Sábado tem Dia D da Vacinação no Posto do Centro

A secretaria de Saúde promove neste sábado, dia 30, o Dia D da Vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários. No dia também será feita a aplicação de vacinas para o Sarampo e Covid adulto e infantil.

A ação ocorre no Posto de Saúde Central das 8h às 11h30min, sem fechar ao meio-dia. É necessário ter em mãos a carteira de vacinação e o documento.

Amanhã, dia 29, as vacinas contra Covid (crianças de 5 a 11 anos), gripe e sarampo (crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias), serão aplicadas no Posto de Saúde do Centro até às 15h.

 

Farmácia

A Farmácia localizada na Unidade Básica de Saúde terá atendimento alterado nesta sexta-feira, dia 29. A mudança ocorre em função da necessidade de fazer a atualização do estoque de medicamentos e remédios. Por isso, o funcionamento será até às 10h da manhã.

O atendimento clínico também sofre alteração em função da reunião de equipe, sempre realizada na última sexta-feira do mês. O expediente encerra às 15h.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Município recebeu o apoio do CEVS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde(CEVS), representado pelos agentes Elson Rezende da Silva e Elismar Taschetto estiveram no município acompanhando a equipe municipal em ações de controle e combate a Dengue.

O secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, reforça a importância de toda população auxiliar no combate e assim impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da dengue.

“É importante evitar água parada em pratos e vasos de plantas, pneus, tampinhas e qualquer recipiente que possa acumular água parada. Também prestar atenção aos bebedouros de animais domésticos e aves, cuja água deve ser sempre substituída com frequência.”

 

Leia mais

Barreira alerta sobre violência contra a mulher.

A Brigada Militar, juntamente com as agentes de saúde, realizaram uma barreira policial de conscientização sobre violência doméstica, Lei Maria da Penha e ocorrências de feminicídio.

O secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck destaca a necessidade de encorajar e sensibilizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de risco e os mecanismos de denúncia existentes.

"Com essas ações, queremos mostrar a importância de as mulheres terem direitos e políticas públicas e que elas podem contar com as instituições municipais para terem o acesso ao que precisam nas diversas áreas de atuação, seja em cidadania, saúde, educação, cultura e política, por exemplo", destacou.

Leia mais

Marques de Souza flexibiliza o uso da máscara.

O município publicou nesta sexta-feira, o DECRETO Nº 1984, DE 18 DE MARÇO DE 2022 que retira parcialmente a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra o coronavírus em ambientes abertos públicos e privados.

Conforme o secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, a decisão leva em conta o número de casos ativos de COVID-19 no município, os quais estão reduzindo de forma consistente desde o dia 1º de fevereiro e a imunização com segunda dose da população adulta a qual já chega a 90%.

“E também o baixo número de pacientes hospitalizados ou em observação por COVID-19. Mas, é preciso manter todos os cuidados e em caso de contágio, ficar isolado e caso for necessário, procurar atendimento médico.”

A partir do decreto ficou facultativo o uso de máscara de proteção individual em ruas, praças, indústrias, comércios, bares, restaurantes, etc. Nas escolas, a opção do uso de máscara pelas crianças ficará a critério dos pais ou responsáveis. “A sua utilização ainda continuará a ser obrigatória nos serviços de saúde e transporte público.”

Em caso de sintomas respiratórios, a Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas utilizem máscara de proteção e que busquem atendimento médico.

Leia mais