Saúde e Assistência Social

Marques de Souza flexibiliza o uso da máscara.

O município publicou nesta sexta-feira, o DECRETO Nº 1984, DE 18 DE MARÇO DE 2022 que retira parcialmente a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra o coronavírus em ambientes abertos públicos e privados.

Conforme o secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, a decisão leva em conta o número de casos ativos de COVID-19 no município, os quais estão reduzindo de forma consistente desde o dia 1º de fevereiro e a imunização com segunda dose da população adulta a qual já chega a 90%.

“E também o baixo número de pacientes hospitalizados ou em observação por COVID-19. Mas, é preciso manter todos os cuidados e em caso de contágio, ficar isolado e caso for necessário, procurar atendimento médico.”

A partir do decreto ficou facultativo o uso de máscara de proteção individual em ruas, praças, indústrias, comércios, bares, restaurantes, etc. Nas escolas, a opção do uso de máscara pelas crianças ficará a critério dos pais ou responsáveis. “A sua utilização ainda continuará a ser obrigatória nos serviços de saúde e transporte público.”

Em caso de sintomas respiratórios, a Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas utilizem máscara de proteção e que busquem atendimento médico.

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Barreira alerta sobre violência contra a mulher.

A Brigada Militar, juntamente com as agentes de saúde, realizaram uma barreira policial de conscientização sobre violência doméstica, Lei Maria da Penha e ocorrências de feminicídio.

O secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck destaca a necessidade de encorajar e sensibilizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de risco e os mecanismos de denúncia existentes.

"Com essas ações, queremos mostrar a importância de as mulheres terem direitos e políticas públicas e que elas podem contar com as instituições municipais para terem o acesso ao que precisam nas diversas áreas de atuação, seja em cidadania, saúde, educação, cultura e política, por exemplo", destacou.

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Município recebeu o apoio do CEVS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde(CEVS), representado pelos agentes Elson Rezende da Silva e Elismar Taschetto estiveram no município acompanhando a equipe municipal em ações de controle e combate a Dengue.

O secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, reforça a importância de toda população auxiliar no combate e assim impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da dengue.

“É importante evitar água parada em pratos e vasos de plantas, pneus, tampinhas e qualquer recipiente que possa acumular água parada. Também prestar atenção aos bebedouros de animais domésticos e aves, cuja água deve ser sempre substituída com frequência.”

 

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Sábado tem Dia D da Vacinação no Posto do Centro

A secretaria de Saúde promove neste sábado, dia 30, o Dia D da Vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários. No dia também será feita a aplicação de vacinas para o Sarampo e Covid adulto e infantil.

A ação ocorre no Posto de Saúde Central das 8h às 11h30min, sem fechar ao meio-dia. É necessário ter em mãos a carteira de vacinação e o documento.

Amanhã, dia 29, as vacinas contra Covid (crianças de 5 a 11 anos), gripe e sarampo (crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias), serão aplicadas no Posto de Saúde do Centro até às 15h.

 

Farmácia

A Farmácia localizada na Unidade Básica de Saúde terá atendimento alterado nesta sexta-feira, dia 29. A mudança ocorre em função da necessidade de fazer a atualização do estoque de medicamentos e remédios. Por isso, o funcionamento será até às 10h da manhã.

O atendimento clínico também sofre alteração em função da reunião de equipe, sempre realizada na última sexta-feira do mês. O expediente encerra às 15h.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Cras desenvolve Projeto Saberes

O Centro de Referência da Assistência Social desenvolve diversas oficinas com os grupos atendidos, entre os integrantes do Bolsa Família. Segundo a coordenadora Liane Nardino, com elas a equipe desenvolve o projeto Saberes.

“Realizamos trabalhos manuais para despertar a criatividade, a socialização, a interação e melhorar a sua comunicação. São momentos de aprendizado e lazer.” Participam das atividades todas as famílias cadastradas no município. 

 

Foto Divulgação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Conselheiros Tutelares debatem Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

As conselheiras Michele Busch, Roselaine Wiland da Costa , Caroline Los e Sara Primom participaram de um encontro regional para debater estratégias voltadas ao combate da violência infantil, na Prefeitura de Lajeado.

Segundo elas, o evento foi importante para definir estratégias de como evitar estas situações, formas de denunciar e identificar possíveis casos e oferecer ajuda aos envolvidos. Os trabalhos foram coordenados pelo promotor do Ministério Público, Sérgio Diefenbach e pela delegada Márcia Bernini.

Os municípios representados foram  Lajeado, Marques De Souza, Cruzeiro Do Sul, Sério, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Canudos Do Vale, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Arroio Do Meio, Teutônia e Estrela.

 

Foto Divulgação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, as conselheiras tutelares Michele Busch, Roselaine Wiland da Costa , Caroline Los e Sara Primom realizaram visitas para buscar engajar a comunidade na luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual.

Em visita ao prefeito Fábio Mertz (PP), ressaltaram que todos tem como dever garantir para as crianças e os adolescentes o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida. “Os pais e responsáveis devem ficar alertas aos possíveis sinais de abuso e evitar expor as crianças e adolescentes ao risco. Em  qualquer suspeita é preciso fazer a denúncia”, enfatizam. O número do disque direitos humanos é 100. 

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Prefeito participa de inauguração de UTI

A nova ala com 10 leitos pediátricos representou um investimento no valor de R$ 3,3 milhões

Secretário de Saúde e Assistência Social e prefeito em exercício, Lairton Heineck (Republicanos), participou ontem, na presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária da Saúde, Arita Bergmann, da inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica Lázaro José Dresch Kamphorst, no Hospital Bruno Born, em Lajeado.

Feita com recursos estaduais da primeira fase do programa Avançar na Saúde, a nova ala com 10 leitos de UTI pediátricos representou um investimento no valor de R$ 3,3 milhões.

A UTI pediátrica começará a prestar serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na próxima segunda-feira, dia 13. Essa será a única UTI dedicada ao atendimento de crianças do Vale do Taquari.

A unidade recebeu o nome em homenagem ao menino Lázaro José Dresch Kamphorst, que foi internado no hospital desde o nascimento até os quatro anos, quando faleceu.

Diretor Administrativo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel comemora a conquista e destaca a importância do serviço para a região.

“O fechamento da UTI Pediátrica, no ano passado, causou grande apreensão e nos deixou em uma situação delicada. Felizmente, com o apoio do governo estadual, da Secretaria da Saúde e da administração municipal, conseguimos contornar a situação e, em dezembro, dar início às obras da nova ala”, relembra.

Destaca que a partir da reabertura o hospital volta a oferecer, para estes pacientes, um serviço fundamental e de extrema qualidade, com ambientes novos, equipamentos de última geração e equipe capacitada para o atendimento médico pediátrico intensivo.

 

Momento histórico

Para Heineck, a entrega é um momento histórico para a saúde do Vale do Taquari. “A dificuldade de disponibilidade de leitos de UTI pediátrica é enorme em todo o Estado, e agora, celebramos a entrega de 10 leitos, com um atendimento humanizado, pensado em cada detalhe e sob coordenação de profissionais altamente qualificados. É gratificante!.”

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Visitas levam música, alegria e autoestima

O Programa “Cras em minha casa” leva alegria, muita música e eleva a autoestima de pessoas idosas e com deficiência. Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Liane Parise Nardino, as visitas são acompanhadas pelo professor Glauco Rodrigues.

“Levamos uma palavra de conforto, relembramos momentos de antigamente e tudo regado a muita música e boas risadas. São encontros maravilhosos.”

Os encontros presenciais na sede da entidade também foram retomados e ocorrem quinzenalmente  acompanhados pela assistente social, professor de música e oficineira Dejanira Bianchetti.

São atendidos grupos de idosos, integrantes do Bolsa Família, PCD's, crianças e adolescentes. O trabalho também é desenvolvido nas comunidades do interior.

 

Foto Divulgação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Arraial do CRAS integra grupos

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu um grande arraial na tarde de ontem no Salão da Oase. Segundo a coordenadora Liane Parise Nardino, foi um encontro muito bonito, com muita dança, música com o professor Glauco Rodrigues, pescaria e muita comida típica.

“Foi contagiante ver a alegria de todos. São momentos marcantes que ficam na memória e ajudam a aumentar a autoestima e a promover a integração.” O evento foi organizado em parceria com a Secretaria da Saúde e Assistência Social.

 

Oficinas

Os encontros presenciais ocorrem na sede e comunidades do interior sempre acompanhados de assistente social, professor de música e a oficineira Dejanira Bianchetti.

São atendidos grupos de idosos, integrantes do Bolsa Família, PCD's, crianças e adolescentes. 

Leia mais