Brigada Militar ganha arma de condução elétrica e pistolas

Novos equipamentos ajudam a fortalecer a segurança na comunidade

Marques de Souza - Com recursos repassados pela rede de Supermercados STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado) para o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), o qual permite compensação de ICMS, foram adquiridas e repassadas para a Brigada Militar quatro novas pistolas calibre 9mm e uma Spark (arma de condução elétrica).

A entrega foi oficializada na tarde de ontem na Câmara de Vereadores. Segundo o presidente do STR de Lajeado, Lauro Baum, o PISEG possibilita destinar até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para serem aplicados na compra de itens como veículos, armamentos, munições, capacetes, coletes balísticos, rádios comunicadores, equipamentos de rastreamento, de informática, bloqueadores de celular, câmeras e centrais de videomonitoramento.

“Além disso, destinamos mais um percentual do imposto para auxiliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).”

O comandante do 22° Batalhão de Polícia Ostensiva de Lajeado, Tenente Coronel Alessandro Augusto Bernardes dos Santos, destaca a importância das doações para fortalecer a segurança regional e equipar ainda mais a Brigada Militar. “Com esta ajuda conseguimos reduzir os índices de criminalidade.”

Cidade mais segura

O prefeito Fábio Mertz (PP) aproveitou o momento para parabenizar a corporação pelo excelente trabalho realizado no município e região. “Somos parceiros da nossa Brigada Militar. Precisamos nos unir para ter uma cidade cada vez mais segura.”

De acordo com o comandante da Brigada Militar de Marques de Souza, Márcio José da Silva Canto, a doação de armas está avaliada em mais de R$ 12 mil. “É um auxílio importante para conseguirmos realizar um trabalho cada vez melhor e assim assegurar que toda comunidade está bem protegida.”

Ainda participaram do ato de entrega do armamento o presidente da Câmara de Vereadores Rudi Heid (PTB), o vereador Rubem Heineck (Republicanos) e representando a comunidade, Edvino Class.

Saiba mais

Até o dia 2 de março deste ano, o total recolhido desde o início do lançamento do PISEG, em outubro de 2019, soma R$ 56.417.469,50. Com parte do valor, já foram encaminhadas as aquisições de 133 viaturas, 1.467 armamentos, 37 itens de comunicação e 281 equipamentos de proteção individual (EPIs), como coletes balísticos e capacetes.