Caminhada alerta para um trânsito mais seguro

Inserção do tema no meio pedagógico busca ter motoristas e pedestres mais conscientes no futuro

Com destaque para o tema da Semana Nacional do Trânsito - Juntos salvamos vidas - o Departamento de Trânsito em conjunto com a Brigada Militar, Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, Escola Estadual Ensino Médio Ana Néri e Escolas de Educação Infantil Pequenos Passos e Brilho de Infância, realizaram uma caminhada pela Rua Getúlio Vargas.

De acordo com a coordenadora Daniela Wiland, o objetivo é fazer com que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizem a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito.

“Precisamos manter um compromisso constante com a segurança de todos, prevenindo acidentes, bem como promover projetos de educação e estímulo à conscientização e ao comportamento seguro de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas.”

Meio pedagógico

Para o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), foi um momento único para despertar a conscientização sobre o trânsito, no qual todos estão diariamente envolvidos. “Inserir o tema no meio pedagógico e realizar ações como estas, irá refletir num futuro com motoristas e pedestres mais conscientes.”

De acordo com o presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), João Jung, cada um é responsável pelas próprias atitudes no cotidiano e pela segurança de todos.

“Proteger a própria vida e a dos demais ao nosso redor é fundamental. Quando respeitamos as leis, as regras de circulação, os limites de velocidade, não utilizamos o celular na direção ou dirigimos um veículo sob efeito de álcool, adotamos o compromisso de cada vez mais preservar vidas.”

Para saber

Semana Nacional de Trânsito - Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, promove por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança dos envolvidos.

Fotos Prefeitura de Marques de Souza