Saúde e Assistência Social

Curso amplia qualificação para cuidadores de idosos

Secretaria da Saúde em parceria com o Senac Lajeado entregou o diploma para 15 alunas

O curso cuidador de idoso é uma formação que tem se tornado cada vez mais valorizada e necessária, diante do envelhecimento da população e da crescente demanda por profissionais capacitados para cuidar dos idosos. 

Segundo o vice-prefeito e Secretário da Saúde, Lairton Heineck (Republicanos), a primeira turma recebeu o diploma esta semana. Ao todo 15 alunas se inscreveram para participar da formação que visa capacitar profissionais para cuidar de idosos, tanto em casa quanto em instituições especializadas.

Para Heineck, a ideia surgiu devido ao aumento do número de pessoas idosas e a falta de profissionais qualificados para auxiliar. “A população cresce cada dia mais. O município conta com mais de 1,8 mil idosos acima dos 65 anos. Este projeto é fundamental para garantir uma formação de qualidade e ampliar as oportunidades de trabalho.”

Durante o curso, aprendem técnicas de cuidado, como higiene pessoal, alimentação, medicação, acompanhamento de atividades físicas e de lazer, entre outras. A capacitação foi realizada em parceria com o Senac Lajeado, sob coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Em breve, o município deve anunciar uma nova parceria com o Senac Lajeado e iniciar a formação da segunda turma.

 

Responsabilidade

Iliane Stumm foi uma das primeiras a fazer a inscrição. “Cuido de pessoas idosas no hospital há três anos e sempre buscava uma qualificação para ter mais conhecimento. No curso aprendemos muita coisa, como por exemplo, a fornecer a comida correta, oxigênio, sonda, medir a pressão, o pulso entre outros procedimentos importantes para cuidar com responsabilidade.”

 

As formandas

 

Maria Clair Garcia

Aqueles Zenatti

Elaine Giovanella

Claudete Pereira Souza

Lovarda Maria Both

Cleidiane Maria Lazzaron

Ângela Regina da Fonseca

Inês Cardoso

Treiceli Oliveira

Denise Seidel Rother

Vanderleia da Silva Santos

Luisa Barbieri

Iliane Stumm

Eliane Dhein

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação