Saúde e Assistência Social

Equipe alerta para proliferação do mosquito Aedes aegypti

A Administração Municipal, por meio da Vigilância Sanitária, setor vinculado à Secretaria de Saúde, prepara novas ações para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e ‎Zika Vírus).

Além das atividades já desenvolvidas de forma permanente, equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias trabalham com iniciativas de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito.

Conforme o agente de epidemias Marcelo Grohe, o aumento de casos em municípios vizinhos e a proliferação dos insetos em vários pontos de Marques de Souza traz preocupação. “É fundamental que cada um de nós faça a sua parte para combater esse vetor e prevenir a propagação da doença.”

Entre as orientações a mais importante é a eliminação de locais de acúmulo de água. “Vasculhe sua casa e quintal em busca de recipientes como pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros. Mantenha-os sempre limpos e secos.”

Outra orientação é o uso de repelente e roupas adequadas. Proteja-se contra as picadas do mosquito utilizando repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, principalmente durante o amanhecer e entardecer, orienta.

Colaboração

Conforme o prefeito em exercício, Lairton Heineck, em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dor nos olhos, manchas vermelhas na pele e dores musculares, é preciso buscar ajuda médica.

“Vamos unir forças para manter nossa cidade livre da dengue. A colaboração é essencial para proteger a saúde de todos.”