Escola recebe laboratório de informática.

Espaço ajuda a qualificar processo de aprendizagem dos alunos na Carlos Gomes

Marques de Souza – Foi instalado recentemente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes um laboratório de informática com 15 computadores. O investimento com a montagem e preparação da sala, parte elétrica, bancada, internet e um ar condicionado de 18.000 BTU chegou próximo a R$ 100 mil.

Conforme o secretário da Educação, Jurandir Brenner, o espaço é utilizado por alunos do 1º ao 9º Ano. “Podemos dizer que vivemos em um mundo digital, quanto mais oportunidades de acesso e de aprendizado os alunos tiverem, em maiores condições de igualdade eles estarão para enfrentar futuros desafios fora da escola, onde a competição por espaço acontece.”

Para o prefeito Fábio Mertz (PP) a tecnologia está fazendo parte da educação de forma remota e presencial, considerada essencial nos dias atuais. “Servirá aos alunos e professores desenvolverem as atividades pedagógicas, não só da disciplina de informática, mas de todas as outras.”

De acordo com Mertz, o laboratório era um pedido antigo da comunidade escolar. “Temos um espaço todo mobiliado e confortável para garantir um ensino de mais qualidade.”

Mais conhecimento

Segundo a diretora Emanuele Scherer, é um investimento importante, sendo cada vez mais necessário usar a tecnologia em sala de aula para desenvolver melhor o conhecimento dos alunos. Cita que a maioria das famílias têm acesso à internet por meio do celular, no entanto, o computador passa a ser um grande aliado no aprendizado.

“Através de uma internet de qualidade e infraestrutura completa eles podem adquirir mais conhecimento, criar, construir e compartilhar nas suas redes sociais e com os colegas. Por meio do laboratório eles terão autonomia para fazer pesquisas, vídeos, documentários, artigos e matérias dos mais diversos assuntos.”

“Melhor que o celular”

Um dos primeiros alunos a utilizar o espaço foi Luis Felipe Richter, de Linha Perau, 14, matriculado no 9º Ano. Ele não possui computador em casa e as tarefas são executadas na tela do celular.

“É uma grande oportunidade para aprender, pois a tela é maior e fica melhor de trabalhar do que no celular. Além disso, temos o acompanhamento do professor para esclarecer qualquer dúvida.”

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação