Saúde e Assistência Social

“Esta obra é fruto do envolvimento comunitário”

Estrutura será administrada pela Associação Hospitalar Marques de Souza e terá capacidade para 26 hóspedes

Na presença de autoridades regionais e comunidade em geral a Associação Hospitalar Marques de Souza fez a entrega do Lar geriátrico Dona Dora. A casa está instalada na antiga residência dos médicos, localizada ao lado da farmácia e do hospital.

A estrutura tem capacidade para atender 26 hóspedes e tem  690,05 metros quadrados. São oito suítes, todas adaptadas às normas e exigências da Secretaria Estadual da Saúde. A estrutura conta ainda com sala de convivência, de oficinas terapêuticas, de jogos, refeitório, espaço de recreação e jardim.

O projeto foi iniciado em 2018. O atendimento será prestado por profissionais de saúde de diversas áreas como médicos, enfermeiras, cuidadores, nutricionistas e técnicas em enfermagem.

Para o presidente Marco Aurélio Lima Trindade, a vocação da entidade é cuidar de pessoas. “Verificamos que o município não tinha uma estrutura dessas e por isso investimos na área. Este projeto foi realizado com ajuda da comunidade e do poder público. É uma obra feita a muitas mãos, numa demonstração de que podemos trabalhar em conjunto para o bem-estar de todos”.

Segundo o administrador da instituição, Joel Zanella, os recursos oriundos do lar serão aplicados no equilíbrio das finanças do hospital. “É um espaço de excelência com toda a estrutura clínica e de acompanhamento, com localização estratégica.”

Momento histórico

Para o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social, Lairton Heineck (Republicanos), a concretização do projeto é um momento histórico. No município possui mais de 1,3 mil idosos com idade acima de 65 anos e este número vai dobrar na próxima década, segundo estatísticas estaduais e nacionais.

“A palavra geriatria passará a fazer parte da vida, saúde e assistência dos pequenos municípios. Em parceria com o hospital e com aprovação da Câmara de Vereadores destinamos R$ 200 mil e ainda todo aporte com serviços de horas máquinas para tornar este sonho realidade. Esta obra somente foi possível pelo envolvimento comunitário, característico da nossa cidade e região em prol do hospital”, destaca Heineck.

O prefeito Fábio Mertz (PP) reforçou a importância de oferecer aos que têm necessidades, um espaço moderno e com profissionais treinados para dar toda assistência, com segurança, bem-estar e foco na garantia de qualidade de vida na melhor idade.

A estrutura

Enfermagem 24h

Atividades recreativas

Localização privilegiada (próximo ao hospital e farmácia)

Leitos com banheiro

Climatização

Monitoramento 24h

Piso porcelanato e antiderrapante nas áreas exigidas

Médico

Nutricionista

Sala de jogos

Chamada de emergência

Contato com a natureza

Hospedagem integral, temporária, reabilitação pós-cirúrgica, recuperação de traumas e recuperação pós-alta hospitalar

Jantar e sorteio de prêmios

Para o próximo sábado, dia 8, está programado um jantar beneficente para a instituição no Salão da União Centenária. Na noite serão sorteados os 29 prêmios da rifa beneficente, entre eles uma moto Honda CG 160. Os cartões estão sendo vendidos apenas de forma antecipada. Mais informações pelos telefones (51) 3705-1080 ou (51) 9.8608-0949.

Quem foi Dona Dora

Dona Dora nasceu no dia 13 de outubro de 1903. Para gerenciar e administrar o hospital chegou em Marques de Souza em 1945, vindo de Mata, cuja função exerceu até 1976, com muita competência e dedicação.

As dificuldades eram muitas, enfrentou todas com coragem, superando diversas crises financeiras e se hoje a instituição permanece em funcionamento, muito deve a ela. Solteira, residia na casa de saúde e tinha como companhia seu cachorrinho fox e um papagaio.

Encontrava na pescaria do rio Forqueta, jogo de cartas com amigos e viagens em família a forma de se descontrair. Faleceu em 7 de maio de 1993, sendo sepultada no Cemitério Evangélico de Marques de Souza.

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação