Obras - 30/05/2025

Governador garante apoio para reconstruir a ponte baixa

O governador do Estado, Eduardo Leite, entrou em contato com o prefeito Fábio Mertz, para assegurar apoio na reconstrução da ponte baixa que interliga Marques de Souza e Travesseiro. A estrutura, construída com esforço conjunto das duas comunidades após a enchente de maio de 2024, foi novamente danificada pelas fortes chuvas da última semana.

Leite reconheceu a mobilização exemplar das comunidades e colocou o Estado à disposição para colaborar com a reestruturação da travessia. “Vimos que a ponte, que de forma admirável a comunidade se mobilizou para que fosse refeita, acabou sendo afetada pelas chuvas recentes. Quero colocar o Estado à disposição para que possamos colaborar na reestruturação dessa ponte”, afirmou Leite, por meio de mensagem encaminhada ao prefeito.

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) também está mobilizada para prestar auxílio técnico e financeiro. “Vamos trabalhar juntos para poder restabelecer esta ponte que a comunidade, de uma forma tão bonita, estava se mobilizando para reinaugurar agora em junho. Contem conosco para essa reconstrução”, completou o governador.

Na tarde de ontem, o prefeito Fábio Mertz recebeu ainda a visita de Clair Kuhn, secretário-executivo do Conselho do Plano Rio Grande, reforçando o apoio do Estado no processo de reconstrução.

Nesta sexta-feira pela manhã, as equipes das Secretarias de Obras de Marques de Souza e Travesseiro iniciaram os trabalhos de reconstrução dos acessos e das cabeceiras da ponte, após a baixa do nível do rio Forqueta. “Buscar apoio é fundamental neste momento. Precisamos unir esforços novamente para reconstruir essa importante ligação entre os municípios. A ponte é mais do que uma estrutura: ela representa a força e união das nossas comunidades”, afirma Mertz.

Para saber

A ponte danificada havia sido erguida com recursos arrecadados pela associação que uniu os dois municípios, com apoio expressivo do Sicredi Integração RS/MG e do programa Reconstrói-RS, organizado pelo Instituto Ling, Federasul e Instituto Cultural Floresta. A construção foi iniciada em novembro de 2024, com 120 metros de extensão e 4,5 metros de largura, e a inauguração estava prevista para o dia 14 de junho.

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Notícias Relacionadas

01/10/2026

Após liberar a ponte, equipes intensificam recuperação das estradas

Leia mais
29/09/2026

Equipes de prontidão para iniciar reconstrução de cabeceira

Leia mais
25/09/2026

Novas pavimentações recebem sinalização e reforçam a segurança viária

Leia mais
25/09/2026

Roçadeira hidráulica amplia eficiência nos serviços

Leia mais
25/09/2026

Após, enxurrada, equipes iniciam recuperação de estradas

Leia mais
16/09/2026

Avenida Benjamin Dorr recebe ampliação das calçadas

Leia mais
15/09/2026

Construção dos pilares marca nova fase da ponte sobre o Rio Forqueta

Leia mais
11/09/2026

Novo asfalto transforma a mobilidade e traz mais segurança

Leia mais
11/09/2026

Linha Atalho recebe redutores de velocidade

Leia mais
11/09/2026

Obra de asfalto será sinalizada e receberá pintura do trecho

Leia mais
10/09/2026

Secretaria substitui lâmpadas e garante maior segurança

Leia mais
03/09/2026

Empresa aplica piche na Avenida Herbert Arthur Biehl

Leia mais
01/09/2026

Linha Atalho recebe nova etapa da pavimentação asfáltica

Leia mais
27/08/2026

Pavimentação de Picada May vai facilitar produção e transformar rotina das famílias

Leia mais
26/08/2026

Obras da nova ponte sobre o Rio Forqueta são retomadas

Leia mais
17/08/2026

Área central recebe melhorias na sinalização de trânsito

Leia mais
14/08/2026

Equipes trabalham na reconstrução da ponte baixa após rio destruir cabeceira

Leia mais
14/08/2026

Construtora adia em dois meses prazo para entrega de ponte do Rio Forqueta

Leia mais
14/08/2026

Secretaria substitui lâmpadas e garante maior segurança

Leia mais
14/08/2026

“A liberação permite restabelecer a passagem”

Leia mais