Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Lista de espera por vagas dos educandários Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoCultura - 30/07/2025
Grupo de danças promove ação para novo traje
O Grupo de Danças Schön ist die Jugend, promove amanhã, dia 2, mais uma edição do Galeto Assado, ação de arrecadação de fundos para a confecção de novos trajes folclóricos. O objetivo é atender às categorias de base: Infantil (4 a 6 anos), Infantojuvenil (7 a 11 anos) e Juvenil (12 a 15 anos). A meta é vender 250 cartões.
A ação integra um conjunto de iniciativas definido em reunião de diretoria. Desde então, o grupo já organizou galinhadas, rifas, encontros e contou com apoio da Administração Municipal. Em 2025, além do galeto, também estão previstas uma rifa e o IX Encontro de Grupos de Danças, que ocorre em 8 de novembro.
Fortalecer a cultura
De acordo com o presidente do grupo, Jéferson Luís Schaeffer, os trajes representam a identidade do grupo e do município. “Renovar o figurino reforça o sentimento de pertencimento e dá nova motivação aos dançarinos.” Os trajes serão inspirados em regiões históricas da Alemanha, cujas referências só serão reveladas no evento de novembro.
Diferente de outras ocasiões, quando a troca de traje era feita por categoria, desta vez todas as três categorias de base serão contempladas. O planejamento e a arrecadação são organizados há quatro anos, para garantir recursos suficientes para a produção dos novos figurinos.
Envolvimento da comunidade
A mobilização dos dançarinos e suas famílias indica otimismo para o cumprimento da meta. Os cartões podem ser adquiridos com integrantes do grupo, e informações como horário e local de retirada do galeto estão disponíveis nas redes sociais do Schön ist die Jugend.
Quem quiser colaborar, mas não puder comprar o galeto, pode contribuir de outras formas. “Estamos buscando apoio para a rifa e também para o encontro de novembro, tanto em forma de doações quanto patrocínios.”
Atuação constante
Com cerca de 70 integrantes, o grupo está dividido nas categorias Infantil, Infantojuvenil, Juvenil, Casais e Terceira Idade. Os ensaios são semanais e ministrados de forma voluntária por Schaeffer. Juntas, as cinco categorias realizam cerca de 40 apresentações por ano, tanto em eventos locais quanto regionais.
O grupo organiza ainda eventos próprios, como o VIII Encontro de Grupos de Danças (realizado em 2024) e o X Encontro da Terceira Idade (em 2023).
Com cerca de 70 integrantes, o grupo está dividido nas categorias Infantil, Infantojuvenil, Juvenil, Casais e Terceira Idade.
Como participar
O ingresso de novos dançarinos é simples. Basta entrar em contato com algum integrante e comparecer a um ensaio da categoria correspondente à faixa etária. “Não é necessário ter experiência. O aprendizado é coletivo e ocorre durante os encontros”, informa Schaeffer.
Preservação das tradições
Criado oficialmente em 2000, o Schön ist die Jugend surgiu a partir de um grupo de dança formado por senhoras em 1983, coordenadas por Irma Goellner. Em 1996, esse grupo passou pela coordenação de Iliane Stumm com a denominação de “Quatro Estações.” A formação atual consolidou-se a partir de 1999, com ensaios voltados também a crianças e adolescentes.
Para Schaeffer, manter vivas a tradição germânica por meio da dança é essencial. “Faz parte da cultura local. A dança proporciona integração, intercâmbio, aprendizado e alegria. É uma forma saudável de manter nossa história viva e ativa na comunidade.”
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação