Obras - 25/06/2025

MP pede laudo técnico para atestar segurança da ponte baixa no Forqueta

Duas audiências com o Ministério Público (MP) foram feitas na última semana para tratar da situação da ponte baixa sobre o Rio Forqueta, que liga os municípios de Marques de Souza e Travesseiro.


A estrutura, construída com recursos privados, foi atingida por duas enchentes e teve parte do seu tabuleiro comprometido antes mesmo da inauguração, prevista inicialmente para 14 de junho.


A informação sobre a atuação do Ministério Público foi divulgada na tarde deste sábado, 28, pelo prefeito de Travesseiro, Gilmar Luiz Southier. O caso é acompanhado pelo promotor Sérgio da Fonseca Diefenbach.


Segundo Southier, o MP solicitou um laudo técnico de segurança para avaliar as condições da ponte e viabilidade da liberação do tráfego de veículos pesados. “Foi solicitado um laudo de segurança. A ponte foi atingida por duas fortes cheias e estamos fazendo essa avaliação”, explicou.


O trecho mais afetado da estrutura foi de aproximadamente 30 metros, que cederam após a elevação do nível do Rio Forqueta durante o temporal do dia 29 de maio.


Para saber

 

Parte da ponte havia sido concluída com investimento de R$ 2,6 milhões, provenientes de doações feitas pelo Sicredi Integração RS/MG, programa Reconstrói RS do Instituto Ling e contribuições da comunidade. A execução da obra ficou a cargo da Construtora SMB, sob coordenação da Associação Amigos de Travesseiro e Marques de Souza criada em maio de 2024 para liderar a iniciativa.


Em nota publicada na sexta-feira, 27, nas redes sociais, a associação responsável afirmou que procurou o Ministério Público para intermediar a situação e viabilizar uma solução conjunta com os governos municipais e a construtora.


Como medida preventiva, foram instalados limitadores de altura nos acessos da ponte, permitindo apenas o tráfego de veículos leves até que a avaliação técnica seja concluída.


Uma nova audiência entre as partes está marcada para a próxima semana.

 

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação