Saúde e Assistência Social

Município supera meta de vacinação

Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social abre Posto no dia 8 de outubro  

Os pais ou responsáveis com crianças, cuja idade é inferior a cinco anos, têm até o dia 30 para tomar a dose de reforço contra a Poliomielite. Conforme a responsável pela aplicação das doses, Maristela Fleck, a meta era aplicar 146 vacinas.

“Até o momento já vacinamos 159 crianças. A vacina da Poliomielite, dose extra, é exclusiva a menores de 5 anos e obrigatória a todos.”

Além da aplicação no Posto, estão sendo feitas visitas nas escolas do município para fazer a avaliação das carteirinhas para atualizar quando do atraso ou falta de alguma dose. Na terça-feira, dia 27, na parte da tarde, será visitada a Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino José Frainer, em Linha Atalho.

 

Sem cura

O surgimento de um caso nos Estados Unidos, no Condado de Rockland, no subúrbio da cidade colocou as autoridades de saúde em alerta.

“A poliomielite não tem cura. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas”, afirma o secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck.

No Brasil, a doença é considerada erradicada desde 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a vacinação no país, não há circulação do vírus desde 1990.

 

Multivacinação

Esta campanha busca atualizar as cadernetas aos menores de 15 anos, e deixar em dia a imunização contra outras possíveis doenças, aplicando entre elas vacinas do HPV, Meningo ACWY (meningite), Febre Amarela e Antitetânica (tétano). As duas principais: Meningo ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos até junho/2023; HPV de 9 a 14 anos, agora na mesma faixa etária para meninas e meninos.

A Tetra Viral, Febre Amarela e a Tríplice Viral são aplicadas sempre às sextas-feiras, das 8h às 16h.

 

Covid-19

As doses são aplicadas nas quartas-feiras para adolescentes com idade acima de 12 anos e adultos acima de 18 anos. Já para crianças com idade entre 3 e 11 anos será feito um mutirão no dia 8 de outubro, na Unidade Básica de Saúde do Centro, entre às 8h e 11h30min. Mais informações pelo telefone (51) 3705-1051.

 

Foto Divulgação