Saúde e Assistência Social

Nota técnica de alerta para o covid-19!

NOTA INFORMATIVA COVID-19

A NOTA TÉCNICA Nº 16/2022-CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS de 12 de novembro de 2022 trouxe um alerta acerca do aumento do número de casos de COVID-19 e circulação de novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron, com ênfase nas sublinhagens BQ.1*, BA.5.3.1.

Em relação ao município de Marques de Souza, está sendo registrado um aumento da demanda por atendimentos nas unidades de saúde por pacientes com sintomas de síndromes gripais. Até o presente momento, há o registro de 08(oito) casos ativos de Covid-19 no município. Dos quais, 01(Um) paciente, idoso, encontra-se internado no Hospital Marques de Souza, com quadro de estado de saúde estável. Quanto aos demais casos, todos estão com sintomas leves, típicos de ¨resfriado¨, realizando o tratamento em casa.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 no município iniciou em 20 de janeiro de 2021. Até a presente data, foram aplicadas 11.037 doses no município. Desde o período de maior gravidade da pandemia de Covid-19 até o presente momento, foram realizados inúmeros investimentos na rede de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, na rede Hospitalar, na aquisição de insumos e na contratação e capacitação de profissionais da saúde.

As orientações técnicas, protocolos e informações são atribuições exclusivas do Comitê de Operações de Emergência municipal e da Secretaria da Saúde, que serão feitas através de Nota Oficial, divulgada nos canais oficiais do município, baseadas nas orientações da comunidade científica e dos órgãos estaduais e federais responsáveis pela Vigilância em Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Repreendemos, com veemência, a circulação de qualquer boato ou notícia falsa em relação à vacinação, cancelamento de aulas, cancelamento de eventos e aos casos de Covid-19 no município. Iremos continuar fazendo o nosso trabalho, com transparência, coragem e determinação, pela preservação do acesso ao trabalho, à educação, à saúde e pela preservação da vida.

Diante do exposto, a Secretaria de Saúde de Marques de Souza recomenda como medidas para prevenção e controle da COVID-19:

a) Reforçar a importância das vacinas atuais da campanha de vacinação contra a COVID-19, incluindo as doses de reforço;

b) A intensificação das ações de vacinação contra a COVID-19 para o alcance da população, em todas as faixas etárias, com doses em atraso, visando à completitude do esquema vacinal;

c) A importância do uso de máscaras de proteção para a população mais vulnerável (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela COVID-19, como: locais fechados e mal ventilados e/ou com aglomeração;

d) O uso de máscaras de proteção em ambientes fechados com baixa ventilação e/ou risco de aglomeração e transporte coletivo;

e) O uso de máscara de proteção nos estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde (unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, pronto atendimento, farmácias e drogarias; laboratórios; centros de diagnóstico, entre outros);

f) O uso de máscara para os cuidadores;

g) O uso de máscaras para indivíduos com síndrome gripal;

h) O uso de máscara para contactantes de casos confirmados, bem como o monitoramento do surgimento de sinais e sintomas;

i) para Instituições de Longa Permanências de Idosos(Lar de Idosos), dada a vulnerabilidade dessa população, reforçamos que: as visitas sejam suspensas ou realizadas ao ar livre sempre que possível, mantenham-se os ambientes arejados e limpos possibilitando a circulação e troca de ar, realizem higiene de mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, funcionários e visitantes utilizem máscara durante a permanência na instituição, preferencialmente PFF2, de modo a proteger os idosos que residem no local.

j) a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Atenciosamente,

Lairton Heineck

Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social

Marques de Souza, 09 de dezembro de 2022.