Cultura - 17/08/2026

Orgulho gaúcho marca a chegada da Chama Crioula

A 77ª Geração e Distribuição da Chama Crioula foi realizada na sexta-feira e sábado, em Rio Pardo, reunindo representantes das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul e de três regiões de Santa Catarina.

A programação marcou oficialmente o início das atividades dos Festejos Farroupilhas de 2026, com a geração e distribuição da centelha.

No município, ela foi buscada pelos cavaleiros do CTG Caminhos da Serra, que percorreram mais de 120 quilômetros. Na chegada, foram recebidos pelo prefeito Fábio Mertz, pelo vice-prefeito Lairton Heineck, secretários municipais, integrantes da patronagem do CTG e pela comunidade.

Amor pela tradição

Para o prefeito Fábio Mertz, receber a Chama Crioula representa um momento de grande significado. “É daqueles momentos que tocam o coração e enchem a gente de orgulho. Ela carrega muito mais do que uma chama: carrega a história dos nossos antepassados, a força das nossas raízes e o amor por uma tradição que seguimos mantendo viva.”

O vice-prefeito Lairton Heineck agradeceu a todos que fizeram parte dessa jornada. “Nos sentimos honrados em receber esse símbolo tão forte da identidade e do sentimento gaúcho. Cada quilômetro percorrido pelos cavaleiros representa respeito à nossa história e amor pelo tradicionalismo.”

O coordenador do Departamento de Cavalgadas, Juliano Arnhold, destacou que a chegada da centelha reforça o papel da cultura tradicionalista na identidade do município.

“Chegamos trazendo uma mensagem de união, pertencimento e valorização da nossa cultura. É muito bonito ver nossos cavaleiros assumindo essa responsabilidade e levando o nome de Marques de Souza e do CTG Caminhos da Serra por onde passam.”

Missão cumprida

O patrão do CTG Caminhos da Serra, Irineu da Silva e o 2º Patrão, Airton Luiz de Souza, também agradeceram a todos que participaram da cavalgada e contribuíram para que a chama chegasse ao seu destino.

“Essa caminhada representa muito para o nosso CTG. Mais do que trazer este fogo, os cavaleiros levam consigo o compromisso de preservar aquilo que recebemos de nossos antepassados e transmitir esse sentimento às próximas gerações. É um orgulho muito grande cumprir essa missão.”

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Notícias Relacionadas

07/09/2026

CTG Caminhos da Serra prepara eventos para celebrar tradições gaúchas

Leia mais
02/09/2026

Septemberfest celebra a união e a boa gastronomia

Leia mais
02/09/2026

CTG Caminhos da Serra sedia abertura da Cavalgada Região dos Vales

Leia mais
01/09/2026

Congregação Cristo prepara culto gauchesco

Leia mais
27/08/2026

Tradição e fé marcam festa de São Roque

Leia mais
27/08/2026

Almoço comunitário do Clube de Mães Sempre Alerta

Leia mais
26/08/2026

Cultura, música e poesia marcam o XX Encontro Costeiro do Rio Taquari

Leia mais
26/08/2026

Cultura italiana é celebrada neste sábado com filó

Leia mais
24/08/2026

Marques de Souza celebra a maior edição de sua história

Leia mais
21/08/2026

Vestindo a História reúne história e trajetória de soberanas

Leia mais
21/08/2026

10ª OrquiArte transforma Marques de Souza em vitrine regional neste fim de semana

Leia mais
20/08/2026

Princesa Yasmin de Souza leva convite aos municípios

Leia mais
20/08/2026

Feira de Artesanato reúne talentos e peças exclusivas

Leia mais
19/08/2026

Governador é convidado para prestigiar abertura de feira

Leia mais
19/08/2026

Manhã Cultural reúne arte, tradição e identidade

Leia mais
18/08/2026

Estruturas começam a ser montadas para receber os visitantes

Leia mais
18/08/2026

Cavaleiros levam a força da tradição na condução da Chama Crioula

Leia mais
18/08/2026

Encontro celebra os 140 anos da Sociedade de Canto Apollo

Leia mais
17/08/2026

Encontro de Soberanas celebra integração entre municípios

Leia mais
17/08/2026

Biblioteca Pública Municipal Guertrud Scherer ganha nova sede

Leia mais