Saúde e Assistência Social

Prefeito participa de inauguração de UTI

A nova ala com 10 leitos pediátricos representou um investimento no valor de R$ 3,3 milhões

Secretário de Saúde e Assistência Social e prefeito em exercício, Lairton Heineck (Republicanos), participou ontem, na presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária da Saúde, Arita Bergmann, da inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica Lázaro José Dresch Kamphorst, no Hospital Bruno Born, em Lajeado.

Feita com recursos estaduais da primeira fase do programa Avançar na Saúde, a nova ala com 10 leitos de UTI pediátricos representou um investimento no valor de R$ 3,3 milhões.

A UTI pediátrica começará a prestar serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na próxima segunda-feira, dia 13. Essa será a única UTI dedicada ao atendimento de crianças do Vale do Taquari.

A unidade recebeu o nome em homenagem ao menino Lázaro José Dresch Kamphorst, que foi internado no hospital desde o nascimento até os quatro anos, quando faleceu.

Diretor Administrativo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel comemora a conquista e destaca a importância do serviço para a região.

“O fechamento da UTI Pediátrica, no ano passado, causou grande apreensão e nos deixou em uma situação delicada. Felizmente, com o apoio do governo estadual, da Secretaria da Saúde e da administração municipal, conseguimos contornar a situação e, em dezembro, dar início às obras da nova ala”, relembra.

Destaca que a partir da reabertura o hospital volta a oferecer, para estes pacientes, um serviço fundamental e de extrema qualidade, com ambientes novos, equipamentos de última geração e equipe capacitada para o atendimento médico pediátrico intensivo.

Momento histórico

Para Heineck, a entrega é um momento histórico para a saúde do Vale do Taquari. “A dificuldade de disponibilidade de leitos de UTI pediátrica é enorme em todo o Estado, e agora, celebramos a entrega de 10 leitos, com um atendimento humanizado, pensado em cada detalhe e sob coordenação de profissionais altamente qualificados. É gratificante!.”

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação