Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoSaúde - 21/01/2026
Prevenção e ação rápida em casos de acidentes com animais peçonhentos
Animais peçonhentos fazem parte da natureza e, embora desempenhem um papel importante no equilíbrio ambiental, exigem atenção redobrada, especialmente em períodos de calor e alta umidade.
Nessa época, é mais comum o aparecimento de cobras, aranhas e escorpiões, o que aumenta o risco de acidentes, principalmente em áreas de vegetação, entulhos, lavouras e arredores de residências.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Stacke Mertz, a melhor forma de evitar acidentes é manter terrenos limpos, usar calçados e luvas ao manusear materiais no campo ou no pátio, e sempre observar onde se pisa ou apoia as mãos.
Em caso de acidente, a orientação é procurar imediatamente a Associação Hospitalar Marques de Souza. A partir dali a vítima será encaminhada ao Hospital Bruno Born, em Lajeado, ou ao Hospital Santa Terezinha, em Encantado, onde há disponibilidade do soro antiofídico.
Destaca a importância de buscar atendimento imediato. “É fundamental que a pessoa vá o quanto antes até o hospital e sempre que puder, levar o animal junto para facilitar a identificação. Aguardar por socorro, em muitos casos, pode agravar o quadro. O tempo de resposta é essencial para a eficácia do tratamento.”
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

