Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Lista de espera por vagas dos educandários Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoSaúde - 21/08/2025
Reconhecimento estadual destaca esforço na vacinação
Ontem o município foi reconhecido com o selo Município Amigo da Vacina, concedido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A iniciativa tem como objetivo incentivar o aumento da cobertura vacinal no Estado.
Neste ano, 415 municípios receberam a certificação por terem alcançado as metas de 2024 referentes às vacinas pentavalente, tríplice viral e contra o HPV. Em comparação ao ano anterior, houve crescimento no número de crianças e adolescentes vacinados.
A cerimônia ocorreu no auditório do MPRS, em Porto Alegre, com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, da subprocuradora-geral de Justiça, Isabel Barrios, representando o procurador-geral Alexandre Saltz, e da promotora de Justiça Cristiane Corrales.
O certificado foi entregue à secretária municipal de Saúde, Ana Paula Stacke Mertz, e à responsável pela Sala de Vacinas, Maristela Fleck, vacinadora há 28 anos. Para Ana Paula, a conquista reforça o compromisso da cidade com a saúde preventiva. “Esse reconhecimento nos enche de orgulho e nos motiva a continuar trabalhando para ampliar ainda mais a cobertura vacinal, garantindo proteção e qualidade de vida para todos”.
Vacina é segura
Maristela destacou a importância da conscientização da população. “Embora os resultados sejam positivos, ainda podemos avançar. Precisamos que as famílias compreendam que a vacina é segura, eficaz e fundamental para proteger nossas crianças e adolescentes. Vacinar é cuidar e é também permitir que eles cresçam felizes”.
Criado em 2022, o selo Município Amigo da Vacina valoriza o trabalho das equipes municipais de saúde e classifica os municípios em três categorias: ouro, prata e bronze, conforme o alcance das metas em cada imunizante. Nesta segunda edição, 139 municípios conquistaram o selo ouro, 153 o prata e 123 o bronze.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação