Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoAdministração - 02/09/2026
Réguas físicas reforçam monitoramento do Rio Forqueta em situações de emergência
A Defesa Civil do município acompanhou a instalação de réguas físicas para monitoramento do nível do Rio Forqueta, no Camping da Pedra, em Picada May.
O trabalho foi realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem como objetivo ampliar os recursos disponíveis para acompanhar as variações do rio, especialmente em períodos de elevação rápida do nível da água.
A instalação e a aferição dos equipamentos contaram com a participação de uma equipe técnica formada por hidrólogo, engenheiro e topógrafo. O trabalho é coordenado pela professora Nilza Maria dos Reis Castro, que atua na área de recursos hídricos, com ênfase em hidrologia, irrigação e drenagem. A execução ocorreu sem custos ao município.
Ferramenta importante
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Ricardo Kich, a escolha do Camping da Pedra leva em consideração o fácil acesso ao local e a presença de pessoas que podem auxiliar na transmissão das informações mesmo em situações de bloqueio de vias.
Para ele, as réguas físicas funcionam como uma ferramenta importante principalmente em cenários extremos, quando sistemas digitais podem ficar indisponíveis devido à queda de energia elétrica ou de internet.
“Em uma situação de emergência, precisamos ter alternativas confiáveis para acompanhar o comportamento do rio. A régua física permite uma leitura direta do nível da água e pode ser fundamental para transmitir informações à Defesa Civil e auxiliar na tomada de decisões quando outros meios de comunicação não estiverem funcionando.”
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

