Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoCultura - 10/11/2025
Schön ist die Jugend festeja 25 anos de história
O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Schön ist die Jugend celebrou, no sábado à noite, 25 anos de história, cultura e tradição germânica. O jubileu foi marcado por momentos de emoção, dança, música e gastronomia típica, reforçando o orgulho e o legado cultural do município.
As comemorações iniciaram pela manhã, com um desfile temático pelas ruas centrais da cidade. À noite, o público prestigiou o jantar típico, seguido de apresentações folclóricas de 11 grupos convidados e um animado baile com a Banda Os Hermanos.
Um dos destaques da noite foi a estreia dos novos trajes folclóricos das categorias Infantojuvenil (origem dos trajes – Baviera) e Juvenil (origem dos trajes – Hannover), símbolo da continuidade e renovação da tradição.
A integrante Venilda Sgarabotto, uma das mais antigas do grupo, expressou sua emoção. “Adoro dançar. É uma felicidade estar presente e pertencer a esta história tão bonita. Fico orgulhosa em ver os mais jovens valorizarem e levarem adiante esta tradição.”
Trabalho voluntário
A presidente Magale Edela Stacke destacou o sentimento de gratidão e o trabalho voluntário que sustentam o grupo. “Tudo é feito com amor e carinho, de forma voluntária e com o envolvimento das famílias. Essa união é o que mantém o Schön ist die Jugend vivo e forte.”
O coordenador Jéferson Luís Schaeffer lembrou que as atividades iniciaram ainda na década de 1980, sendo o grupo formalizado no ano 2000. “Essa trajetória é feita por muitas mãos voluntárias. Mantemos a cultura viva por meio de eventos, encontros e ensaios. Representamos o município com orgulho e agradecemos a todos que tornaram este momento possível e inesquecível.”
O prefeito Fábio Mertz ressaltou a importância do grupo para a identidade local. “O grupo representa a cultura, a tradição e a história da colonização do nosso município. Onde eles passam, levam um pouco de Marques de Souza — a hospitalidade, a alegria e a união. Temos muito orgulho de tê-los ativos e inspirando novas gerações.”
A jovem integrante Sophia Valentina Gisch completou. “Fazer parte é conhecer novas culturas, ter mais amigos, conhecer lugares e manter vivo tudo o que os nossos antepassados trouxeram para cá.”
Grupos presentes
Centro Cultura Morgenstern (Colinas), GDFA Meine Freunde (Bom Princípio), Associação Artístico-Cultural Teutônia (Teutônia), Lustige Harmonietanzgruppe (Harmonia), GDFA Sankt Petrus (São Pedro da Serra), GDFA Vollerschwung (Maratá), GDFA Freundtanzgruppe (Roca Sales), GDFA Tanzen Macht Freunde (Lajeado), GDFA Sankt Wendel (São Vendelino), Grupo Folclórico Alemão Frohsinn (Forqueta, Arroio do Meio) e Westfälische Tanzgruppe (Westfália).
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

