Educação

Projeto destaca talentos esportivos

Mais de 70 alunos, entre o 6º e 9º Ano participam de aulas de natação, atletismo, basquete e ginástica

A Secretaria da Educação em parceria com a Universidade do Vale do Taquari – Univates, de Lajeado, desenvolve o Programa Talentos Esportivos. São atendidos em torno de 70 alunos, do 6º ao 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes.

Conforme o secretário Jurandir Brenner, uma vez por semana eles se deslocam até a universidade para a prática de modalidades esportivas: ginástica, natação, atletismo e basquete.

“Eles têm à disposição uma estrutura modelo, com padrão internacional e com isso a chance de se aperfeiçoar, treinar e ter a oportunidade de no futuro ser um atleta profissional. O projeto permite oferecer atividades diferentes das normais executadas na sala de aula.”

O prefeito Fábio Mertz (PP) frisa a importância do esporte para a saúde. “E com essa parceria podemos descobrir novos talentos e quem sabe no futuro termos atletas profissionais de renome internacional.”

 

Orientação técnica

Realizadas na forma de rodízio e com orientação de profissionais especializados de cada área, as atividades proporcionam aos estudantes experiências em cada uma das quatro modalidades contempladas pelo projeto a cada semana.

De acordo com um dos coordenadores, Miguel Lucian e o professor Junior Simonetti, além das atividades físicas, a iniciativa também aborda orientação para alimentação saudável, trabalhada em palestras mensais com os alunos, ministradas por uma nutricionista especialista. 

Os acadêmicos dos cursos de Educação Física, licenciatura e bacharelado, acompanhados por profissionais, também foram envolvidos nas atividades como uma maneira de aproximar o contexto da graduação com as práticas do mercado de trabalho.

“A gente desenvolve avaliações e acompanhamento dos estudantes, além de fornecer relatórios e feedback ao município sobre a evolução dos jovens na prática esportiva.”

O projeto prevê acompanhamento diferenciado aos estudantes que demonstraram evolução e aptidões à prática esportiva acima da média.

 

Oportunidade

Para a estudante Martina Musskopf é a oportunidade de aperfeiçoar sua habilidade nas modalidades de atletismo, corrida, salto em distância e arremesso de peso. “Aqui temos toda assistência técnica, estrutura para treinar e conseguir no futuro a chance de competir profissionalmente.”

Luis Felipe Richter destaca os benefícios para a saúde e o espaço para conseguir aprimorar seus treinos. “É uma atividade diferente e com excelentes professores para nos orientar. Sozinhos nunca teríamos a chance de estar num complexo destes.”

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Educação

Turno Inverso realiza gincana

Durante três semanas os alunos matriculados no projeto do Turno Inverno participaram da primeira edição da gincana. Segundo a coordenadora, professora Sandra Scherer, todos os objetivos foram alcançados.

“Conseguimos despertar o espírito de liderança, a integração, a socialização e assim qualificar o ensino. Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Envolvemos, além dos professores, os pais e toda a comunidade.”

As turmas, do 1º ao 4º Ano, foram divididas em quatro equipes. O encerramento ocorreu no CTG Caminhos da Serra com a Festa Junina. Além da revelação da grande campeã, ainda foi escolhido o líder, o mascote e a equipe destaque.

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o secretário da Educação Jurandir Brenner prestigiaram o encerramento. “Ver a alegria deles nos dá a certeza da escolha certa em criar este projeto. Estamos ajudando a formar pessoas mais responsáveis para o futuro.”

 

Colocação

1 – Fênix

2 – Quebrada

3 – Minions 

4 - Caminhão Arqueado

 

Foto Divulgação

Leia mais