Alunos implantam pomar comunitário no parque municipal

Projeto estimula hábitos saudáveis e busca aproximar as pessoas da natureza

Para tornar a estrutura mais arborizada, os alunos do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes fizeram o plantio de mais de 30 mudas frutíferas no parque municipal, compradas e doadas pela Secretaria da Educação.

O projeto idealizado pelos professores Cátia Fontana e Gabriel Nicolini, iniciou em maio com apoio da Secretaria da Educação, Obras, Agricultura e Emater. Segundo Cátia, pretende-se dar continuidade nos próximos anos, sempre cuidando das árvores já existentes e anualmente fazendo o plantio de novas mudas.

Todo trabalho foi acompanhado pelo Técnico Agrícola Michel Batistti e os extensionistas Lilian Fuchs e Diovane Cardoso. Segundo  Michel, o objetivo é que a população que estiver frequentando o espaço para suas atividades de lazer ou esporte  possam  consumir as frutas no local.

Papel da escola

Para Cátia e Gabriel, a presença de árvores comprovadamente transmite às pessoas a sensação de bem-estar, através da produção de oxigênio, da diminuição da temperatura, do aumento da umidade e deslocamento dos ventos.

Além disso, as plantas transmitem ao homem o sentimento de proximidade com a natureza, diminuindo a ansiedade e o estresse da rotina moderna, auxiliando, assim, na saúde física e mental das pessoas.

“A necessidade do ser humano por estes locais de recreação e descanso torna imprescindível o aumento do número de áreas vegetadas, possibilitando a expansão da função ecológica, do convívio social e da qualidade de vida da população.”

Para Cátia, é papel da escola promover hábitos saudáveis e estimular atividades de lazer ao ar livre.

Hábitos saudáveis

Segundo o prefeito Fábio Mertz (PP), a administração tem a preocupação constante de criar espaços que promovam o bem-estar, o contato com a natureza. “Com este projeto teremos no futuro um grande pomar comunitário.”

As espécies plantadas foram definidas pelos responsáveis técnicos, que também orientaram sobre o preparo do espaço, plantio, espaçamento, adubação, manejo e cuidado contra as pragas.

Entre as variedades plantadas estão pessegueiros, bergamoteiras, limoeiros, laranjeiras, abacateiro, mangueiras e jabuticabeiras. “Levou-se em consideração também termos plantas dando frutos em todas as épocas do ano”, finaliza Cátia.

Fotos Divulgação