Audiência discute alterações no projeto de duplicação

Uma comitiva composta pelo prefeito Fábio Mertz (PP), o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), o procurador jurídico Evandro Muliterno de Quadros e o engenheiro civil, Samir Batisti estiverem reunidos com o coordenador da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Região Sul, em Florianópolis.

O titular Gilmar Cardoso recebeu as demandas e pedidos tanto da Administração Municipal como de empresários, moradores e usuários da via, principalmente em torno do trevo de acesso, discutidos em audiência na Câmara de Vereadores na última semana.

“Buscamos soluções, principalmente, para as alças das vias de acesso, diferente do que foi executado no projeto original. Temos agora que protocolar as nossas intenções para posterior análise da ANTT em Brasília. Após estas mudanças serão repassadas e discutidas com a CCR Viasul para estudar a viabilidade. Foram nos passados os caminhos. Tivemos uma luz no fim do túnel e pedimos um pouco de paciência aos envolvidos. Estamos atentos e alertas a tudo que pode acontecer. Quem mais quer a solução somos nós e todos que passam por lá diariamente e temos urgência nisso”, destacam Mertz e Heineck.

Uma nova audiência com vereadores e a comunidade deve ser agendada para apresentar os avanços e discutir as próximas ações.

Para saber

No trecho entre Marques de Souza e Lajeado são 20,3 quilômetros para duplicação e faltam ainda 6 quilômetros, que correspondem ao alargamento no município de Forquetinha. Entre Estrela e Lajeado, são 5,1 quilômetros para a construção da terceira pista em cada sentido.

As obras foram iniciadas no dia 1º de julho de 2021. A expectativa era que o trecho entre Marques de Souza e Lajeado ficasse pronto até o final do primeiro semestre deste ano, porém a CCR não conseguirá cumprir o prazo previsto em contrato.

A concessionária pretende duplicar, até 2030, 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios.

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação