Meio Ambiente - 21/07/2025

Caiaqueiros promovem reflorestamento nas margens do Rio Forqueta

O grupo Manos da Pesca prepara a terceira edição do projeto “Reme Essa Ideia”, que será realizado nos dias 16 e 17 de agosto. A iniciativa combina aventura, consciência ambiental e integração comunitária em um percurso de 27 quilômetros pelo Rio Forqueta, com diversas ações voltadas à preservação da natureza.

A jornada inicia no Camping da Pedra, em Picada May, interior de Marques de Souza, com destino final no Camping do Germano, em Linha Perau, e uma parada estratégica no Camping do Irio, em Travesseiro. Ao longo do trajeto, os participantes irão realizar o plantio de mudas nativas nas margens do rio, em parceria com o grupo Movimento Pró Matas Ciliares da Univates.

A ação já conta com o apoio da Prefeitura de Marques de Souza, Univates, Ximango, Loja Pinhal, Pesca do Vale, ECO Pesca, portal 365 Vezes do Vale e Grupo A Hora, além de pescadores independentes e criadores de conteúdo ligados à pesca esportiva.

Mais que uma remada

Criado em 2022, o Manos da Pesca é um grupo de caiaqueiros que promove expedições com foco na valorização dos recursos naturais do Vale do Taquari. Segundo o idealizador do projeto, João Paulo Aires, a proposta vai além da aventura.

“O projeto Reme Essa Ideia nasceu com o propósito de unir pessoas em torno da preservação ambiental, do esporte e da valorização dos nossos rios. Nesta terceira edição, ampliamos nossas ações com o reflorestamento das margens, limpeza do leito e o fortalecimento do turismo aquático na região”, afirma Aires.

Atualmente, o grupo está em processo de formalização como associação e busca novos apoiadores e patrocinadores para estruturar ainda mais as edições futuras e dar continuidade ao impacto positivo que vem promovendo.

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação