Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoMeio Ambiente - 23/10/2025
Projetos de restauração ecológica avançam nas margens do Rio Forqueta
Iniciaram as implementações de dois projetos para a recuperação da cobertura vegetal na margem do Rio Forqueta e nas proximidades do Parque Municipal e da ponte.
A professora Elisete Maria de Freitas, da Univates, destaca ações importantes de restauração ecológica, coordenadas pela universidade. “Foram distribuídas sementes de plantas para cobertura do solo e instaladas geomantas, preparando o terreno para o plantio das mudas de árvores nativas. Um dos projetos tem foco na execução de técnicas de restauração, enquanto o outro acompanha o retorno da biodiversidade ao local”, destacou.
O primeiro projeto, intitulado "Técnicas de engenharia natural e restauração ecológica em área degradada na margem do Rio Forqueta, Marques de Souza", é financiado pela CEEE Equatorial por meio da política pública de Reposição Florestal Obrigatória (RFO) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema-RS).
Já o segundo projeto, denominado "Efeitos das técnicas de restauração ecológica e engenharia natural na promoção da cobertura vegetal e na diversidade da fauna e da flora na margem do rio Forqueta", conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), por meio do Edital 06/2024 – Programa de Pesquisa e Desenvolvimento voltado a Desastres Climáticos.
Será instalada no local uma placa informativa indicando os projetos em andamento e os órgãos parceiros envolvidos. Neste sábado, dia 25, será realizado um grande mutirão comunitário para finalizar o plantio das árvores, que terão papel fundamental na proteção da margem do rio contra erosões e enchentes futuras.
A Administração Municipal reforça o pedido à comunidade para que colabore com a preservação da área, evitando mexer nas mudas e não descartando lixo no local. A participação e o cuidado de todos são essenciais para o sucesso dessas iniciativas ambientais.
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

