Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoAdministração - 21/10/2025
Caminhada reforça a importância de atitudes seguras no trânsito
Aproximadamente 300 pessoas, entre estudantes, autoridades locais e membros da comunidade, participaram da 2ª Caminhada do Trânsito, promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito.
O trajeto entre a Rua Coberta e o supermercado STR foi marcado por mensagens de conscientização, com cartazes e placas que chamavam a atenção para a importância de um comportamento mais seguro e responsável nas vias.
Segundo a coordenadora Daniela Wiland, a iniciativa deste ano teve como tema "Desacelere", com o objetivo de alertar a população sobre práticas que podem salvar vidas, como uso correto do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade, atenção total ao dirigir e a proibição do uso de celular e consumo de álcool ao volante.
“Essas ações tem um peso muito importante na educação das crianças. Elas aprendem desde cedo sobre as leis, placas de sinalização, o uso do semáforo mas principalmente sobre a atenção e o cuidado a vida.”
Durante o evento, também foi apresentado o mascote Marquezito, personagem criado especialmente para as ações educativas no município. De forma divertida e didática, ele irá ajudar a reforçar valores de segurança no trânsito, especialmente entre as crianças.
Atenção e respeito
O Sargento Carlos Diovane Veber reforçou que “é essencial que os condutores estejam sempre atentos à sinalização e compreendam que o respeito e a consciência de cada um são fundamentais para construirmos um trânsito mais seguro.”
A moradora Marlene Althaus pediu mais empatia e respeito. “Muitos ainda ignoram as leis de trânsito e acabam provocando acidentes e até mortes. Se cada um fizer sua parte, respeitar motoristas e pedestres, poderemos evitar tragédias e salvar vidas.”
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação